ricardo gomes Publicado Maio 2, 2006 Publicado Maio 2, 2006 boas... é um aquario de 56 litros... todo já pronto mas não sei se esta lampada é suficiente para as plantas... Aquapor Compac Mod. Ins - 095a Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
xlifes Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Olá Ricardo Não consegui encontrar referencia a esse modelo na net. Quantos watts tem a lampada? Isso acaba por ser o mais importante. Para um aquário bem plantado usa-se a regra de, no minimo, 1w/L, o que no teu caso significaria que necessitavas de pelo menos 50w Espero ter ajudado Citar Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Sam LopeZ Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Para um aquário bem plantado usa-se a regra de, no minimo, 1w/L, o que no teu caso significaria que necessitavas de pelo menos 50w A propósito da medida "standardizada" de watts/litro, vi um artigo de um aquarófilo brasileiro acerca do fluxo luminoso das lâmpadas, e como ele media era lumens/litro. Ele fez uma tabela que mostrava que uma lâmpada florescente compacta, produzia um fluxo luminoso menor que uma tubular. =) Seria se calhar melhor ter atençao au fluxo luminoso da lâmpada e não à potência consumida. Claro que nem sempre é fácil saber o fluxo luminoso de uma dada lâmpada, principalmente se não vier inscrito na caixa da mesma e não fôr uma marca conhecida. Além disso Ricardo, há que ter atenção se a lâmpada que utilizas é incandescente, flurescente, etc.. Uma fluorescente, traduz-se normalmente em "mais luz" do que uma lâmpada normal, para a mesma potência. E NÃO te esqueças de verificar qual a potência máxima que o reflector da luz suporta caso estejas a pensar troca-la, e adquirir um novo se o que tens não der para a lâmpada que querias. (Em alguns reflectores da Aquapor vejo umas etiquetas a dizer por exemplo "15 W MAX"). Se só pensas ter umas plantinhas para alegrar o aquário, não precisas muito de te preocupar em trocar a luz (a não ser que seja uma incandescente normal, como em muitos kits pequenos da Aquapor), pois elas não precisam. Se quiseres observar um crescimento vigoroso, manter especies mais dificeis e/ou ter um aquário muito plantado, então provavelmente precisarás de outra lâmpada, ou mesmo pensar na hipótese de pôr 2. Mas apenas deves colocar muita luz se tiveres preparado para lidar com a manutenção de um aquário plantado e fertilizar as plantas. Pois se não o fizeres, ou se o aquário tiver poucas plantas para muita luz, essa luz poderá começar a ser consumida pelas algas. *Por isso acho que deves ler um pouco e pesquisar num ou outro site antes de te decidires o que quer que seja. xlifes, peço desculpa (e ao autor também) mas não me lembro sequer da página onde vi o artigo, nem do seu autor. Mas assim que souber, comunico... Abraço Sam Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
ricardo gomes Publicado: Maio 3, 2006 Autor Publicado: Maio 3, 2006 bem hoje estive a ver e tem uma etiqueta que diz... 230v ~ 50 hz e por debaixo mostra 15w é uma lampada flourescente... bom eu queria mesmo inserir era um tronco com musgo de java... ou então lemna... mas esta ultima será a flutuar é claro.. Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Sam LopeZ Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Boas Ricardo O musgo de java não necessita de muita luz. Há até quem diga que se dá mal com muita luz. Abraço Sam Lopez Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
ricardo gomes Publicado: Maio 3, 2006 Autor Publicado: Maio 3, 2006 bem... eu vou esperimentar se vir que está a necessitar mudo se vir que se dá bem... deixo continuar... queria fazer do musgo esconderijo para platys ... vou hoje comprar um tronco... e inserir o musgo.. Citar http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Sam LopeZ Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Boas Ja encontrei o artigo, não estava assim tão longe =) O artigo é de Marco Cipolla e está precisamente no Aquariofilia Online: http://www.aquariofilia.online.pt/default....go&id_artigo=13 Abraço Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Just_me Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 o texto é bastante fraco, e muito superficial. basta reparar que nem aparece nenhuma referencia á relação dos lumens com o espectro da lampada. ou, afirmações destas... O primeiro deles é a temperatura de cor. Devemos escolher aquelas lâmpadas que tenham a temperatura de cor o mais próximo possível da luz solar (5800 K), com um Índice de Reprodução de Cor (IRC) em torno de 100, pois assim não estaremos introduzindo cores que não existem no nosso aquário. isto é uma afirmação tipica de senso comum, que é totalmente errada. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Sam LopeZ Publicado: Maio 4, 2006 Publicado: Maio 4, 2006 Just_me, mas acho que dá para ter uma ideia de que não nos podemos basear apenas na relação w/L... De facto o artigo está pouco desenvolvido, maseu não sou "técnico de luz" e serviu-me para deixar de prestar tanta atenção aos watts. Se souberes de alguma referência ou artigo que possa ajudar nisso ficaria agradecido. Abraço Sam Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
DanLaz Publicado: Maio 11, 2006 Publicado: Maio 11, 2006 Eis aqui bons artigos sobre iliminação http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php Abraco daniel Citar
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.