Sam LopeZ Publicado Maio 2, 2006 Publicado Maio 2, 2006 Boas pessoal. Sou novo no fórum mas tou a gostar de podermos ter um fórum tão bom neste nosso pequeno país. A minha dúvida é sobre a capacidade de absorção do carvão activado em relação a certas matérias. Tenho procurado na net mas ainda não encontrei, em especial sobre aquelas que preciso: Magnésio (Mg++), cálcio (Ca) e Bicarbonato de Sódio (NaHCO3). O meu problema é que pretendia usar o carvão no meu aquario de ciclideos africanos e não sei a que ponto ele pode prejudicar as minhas adiçoes dessas substâncias (que uso p/ aumentar kH GH), e consequentemente baixar esses valores, ou impactos no ph. Agradecendo sugestôes de quem possa ajudar nessa questão, =) Abraço Sam LopeZ Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Luís Fortunato Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Olá. Simples... quanto a esses elementos químicos, não necessitas de preocupar. Agora uma chamada de atenção. Controla os fosfatos. É já para não dizerem/dizeres que depois o Cálcio e Magnésio desaparecem e é devido ao Carvão Activado. Não... em presença de Fosfatos altos, formam-se Fosfato de Cálcio (ossos) e Fosfato de Magnésio (mais insolúvel que o de Cálcio). Ainda para mais, quanto maior o pH, menos dissolvidos estão os minerais (geralmente). Já agora, para que precisas do carvão activado? Na minha opinião, acho que devias substituir o carvão por cerâmicas porosas de modo a ganhares na filtração biológica e/ou mecânica. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Sam LopeZ Publicado: Maio 2, 2006 Autor Publicado: Maio 2, 2006 Desde já obrigado pela informação. Exelente ter uma boa ajuda e tão rápida. =) De facto o carvao não era para ser usado de forma permanente, apenas alguns períodos quinzenais. Uso-o em aquários onde não tenho plantas pois ajuda a remover odores e colorações da água, para além de prevenir (ou melhor, remover) introduções acidentais de qualquer desinfectante ou odor que pode por vezes estar na atmosfera. Tipo perfumes ou produtos de limpeza da casa. Pelo menos acredito que ajude. E já agora, achas que não poderá ter vantagem num aqua de ciclideos? Por exemplo, o carbono tem alguma (pequeníssima) capacidade de absorver amônia e nitratos, nao poderia ajudar para poder fazer trocas menos frequentes de água mantendo uma qualidade de água aceitável? Sam Lopez Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Luís Fortunato Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Olá. De facto o carvao não era para ser usado de forma permanente, apenas alguns períodos quinzenais. Uso-o em aquários onde não tenho plantas pois ajuda a remover odores e colorações da água, para além de prevenir (ou melhor, remover) introduções acidentais de qualquer desinfectante ou odor que pode por vezes estar na atmosfera. Tipo perfumes ou produtos de limpeza da casa.Pelo menos acredito que ajude. Quanto a isso, não me oponho a nada. Concordo plenamente contigo. Mas agora deixo-te um conselho no ar... Afasta esses e quaisquer produtos do género do aquário :D Quanto ao "cheiro" dos perfumes e desinfectantes ir para dentro de água... Na minha opinião, se a gente os cheira é porque são relativamente voláteis, e mesmo que se dissolvam ligeiramente na água, o seu tempo de permanência não deve ser prolongado... E já agora, achas que não poderá ter vantagem num aqua de ciclideos? O carvão serve para tirar somente moléculas que contenham ligações apolares Entre estas, incluiem-se vários remédios, moléculas que dão "cor" à água como os taninos (há vários, não pensem que é só um) e o cloro (livre na água, molécula Cl2). Moléculas polares e iões esqueçam... não são retidos pelo carvão... Amónia, Nitritos, Nitratos, Sulfatos, Cloretos, Potássio, Sódio, Cálcio, Magnésio, etc... nenhum deles é adsorvido pelo CA. Por exemplo, o carbono tem alguma (pequeníssima) capacidade de absorver amônia e nitratos, não (palavra corrigida) poderia ajudar para poder fazer trocas menos frequentes de água mantendo uma qualidade de água aceitável? Já respondi... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Sam LopeZ Publicado: Maio 2, 2006 Autor Publicado: Maio 2, 2006 É que no aqua de cíclideos está-se a tornar mesmu xato as constantes trocas de água.. Abraço Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Sam LopeZ Publicado: Maio 2, 2006 Autor Publicado: Maio 2, 2006 Certíssimo e tks =) Mais razão não te poderia dar. Quanto a absorver amônia, realmente pensava que pequenas quantidades pudessem ser retidas. Obrigado mais uma vez pelo tempo. Espero brevemente conseguir uma ninhada de Labidochromis nesse mesmo aquario. =] Abraço Sam Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Esgalha Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 descobre se há plantas flutuantes que aguentem PH alto... smepre ajudam a filtrar a matéria orgânica Citar
Luís Fortunato Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Olá de novo. descobre se há plantas flutuantes que aguentem PH alto... smepre ajudam a filtrar a matéria orgânica Para isso usa o carvão... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Sam LopeZ Publicado: Maio 3, 2006 Autor Publicado: Maio 3, 2006 Ivan, isso significa que o carvão pode absorver, por exemplo, Fosfatos? De que tipo de matéria orgânica falas? Esgalha obrigado. Realmente sendo flutuantes é mais dificil serem todas comidas. Ainda assim o problema prende-se com os altos níveis de PH kH e GH que se calhar a maioria das espécies não suportam. E não só, é que na zona onde vivo (Torres Vedras) é dificil encontrar uma boa loja de aquariofilia, e será dificil encontrar essas plantas. Também não gosto muito de fazer compras pela net.. Mas vou seguir a sugestão, procurar uma planta resistente aos meus níveis e talvez encontre algo quando passar por Lisboa. =) Ajudaria certamente bastante a controlar Nitratos. Uma alternativa seria plantar nas rochas, junto à superficie, plantas palustres. Mas mais uma vez será dificil plantas que suportem os parâmetros... Abraço a todos Sam Lopez Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Luís Fortunato Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Olá. isso significa que o carvão pode absorver, por exemplo, Fosfatos?De que tipo de matéria orgânica falas? Já estava à espera de uma pergunta desse tipo... :D Matéria orgânica são compostos de carbono (excepto os carbonatos e conjugados). Não são os compostos "criados" por seres vivos... senão a água era material orgânico Na respiração é um dos produtos finais :D O CO2 idém... Os fosfatos, nitratos, amónia, etc... (os que mencionei anteriormente) são todos eles inorgânicos. Não pertencem aos orgânicos. E regra geral, todos os que são inorgânicos, são extremamente polares. Ou seja, existem quase sempre sobre a forma de ião: Cloreto (Cl-), Sulfato (SO4(2-)), Nitrito (NO2-), Sódio (Na+), Cálcio (Ca(2+)), Magnésio (Mg(2+)), etc... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Sam LopeZ Publicado: Maio 3, 2006 Autor Publicado: Maio 3, 2006 Boas Tá perfeito. =) Li o suficiente para pôr de parte a ideia do carvão como solução do meu problema. (Estudaste química?) (lol) Obrigado desde já pela contribuição. Vou passar a usar o carvão só mesmo em emergências. Abraço Sam Lopez Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
jopapeca Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 .... (Estudaste química?) (lol) .... :D O Luis é mesmo o 'nosso' quimico de serviço Citar Um abraço Paulo Campos
Recommended Posts