Recommended Posts

Publicado

ola a todos, eu gostava muito de ter um reef.mas a pergunta e a seguinte,o meu marido compro-me um aquario 80*35*45,com um movel,um filtro fluval204,um termostato de 100w,e ja trazia uma calha com duas lampedas.Bem agora e o seguinte:com este material e possivel,ter um reef?

o que e preciso mudar?

o que e preciso comprar? preciso muito da vossa preciosa ajuda.:(.

obrigado a todos.ha e pela vossa expriençia qual o peixinho que posso por?

Publicado:

Olá Carla.

 

Possível é ... mas prepara-te para deixares de utilizar algum desse material e investir umas lecas em outro :(

 

Do sistema actual só utilizava o aquário, móvel e o termostato.

 

Filtro - irá concorrer com a rocha viva no processo de desnitrificação, como tal não é aconselhável (se pesquisares um pouco encontrarás esta questão debatida n vezes e de forma mais profunda)

 

Calha - o mais provável é serem lâmpadas T8, o que tornarão muito dificil manteres corais ....

 

Assim necessitas de :

 

Escumador - Qualquer um dimensionado para aquários de 250 lt (normalmente, com raras excepções, dão sempre para metade do que os fabricantes recomendam que é o caso do teu +- 120 lt)

 

Bombas de Circulação - 2 bombas de 1200 l/h p.ex.

 

Iluminação - Calha com lâmpadas powercompact ou T5 para corais mais exigentes

 

Mecanismo de reposição de águia evaporada que permita a adição de kalkwasser

 

Rocha viva de qualidade - leve, porosa e a cheirar a maresia

 

Substrato - Aragonite, Areia de Coral ....

 

Testes - pH, kH, NO3 e densímetro para medires a salinidade

 

Se alguns destes termos te parecerem estranhos é uma questão de pesquisares no fórum e ler a introdução aos aquários de água salgada muito bem feita pelo Rui Ferreira de Almeida.

 

Cumps

DC

Publicado:

e lá coisas leves pra carteira...lol,,,e melhor ir comprando devagar,,devagarzinho.....entretanto foi vendo nos usados ,,,,achas boas ideia?qual e diferença t8 e t5? e o tamanho,ou a potencia?de qualquer maneira o meu muito obrigado pela tua preciosa ajuda.

Publicado:

Olá Carla.

 

Acho que deves ir com calma, lendo umas coisas e largando uns euros de quando em vez :?: . Nos usados aparecem por vezes bons negócios!

 

Não sou minimamente especialista em questões de iluminação pelo que opto por te deixar aqui uma passagem do artigo "Iniciação aos aquários de água salgada" escrito pelo Rui Ferreira de Almeida

 

ILUMINAÇÃO

 

- Intensidade luminosa – medida em lumens

- Potência – Medida em wats. Utilizemos como referência um W por litro de água para aquários de recife com corais duros . Claro que isto depende da altura do aquário . Aquários muito altos( superiores a 60 cm de altura) exigem mais iluminação (para atravessar a coluna de água )

- Temperatura de côr- medida em graus kelvin – diz-nos se a cor da luz é amarela, branca ou azulada . Quanto maior o nº de Kelvins mais azul é a luz .

Luz amarela ,mais próxima da luz solar – aproximadamente 6500 K;

Luz branca , quando a luz solar entra na água vai ficando progressivamente mais branca – 10000 K

Luz branca azulada – 14000 K

Luz azul intenso – actínica 20000 K

 

Exemplo- Aquário de 200 litros ,isto é de 120x40x50 cm

 

- fluorescentes T8 –

Poderão servir para aquários só de peixes ou aquários inferiores a 40 cm de altura apenas com corais moles. Imaginem quantas lâmpadas necessitaríamos para o nosso exemplo- cerca de 6 de 115 cm ou seja de 34 W para atingir a tal referência de 1 W por litro. Não cabiam em 40 cm de largura do aquário.

 

- fluorescentes T5

Servem para aquários de recife até 60 cm de altura. Comparativamente às T8 têm cerca do dobro da potência em W para o mesmo comprimento. Por exemplo uma T8 de 150 cm tem 40 W enquanto uma T5 com o mesmo comprimento tem 80W. Logo precisaríamos de metade das lâmpadas para obter a mesma potência.

 

- Power compact ( Pl )

Para efeitos práticos são semelhantes, em termos de utilização , às T5 .Aliás simplificando, são T5 dobradas em U. São aquelas lâmpadas que conhecem os como economizadoras de energia.

 

- HQI

São as chamadas lâmpadas de Iodetos metálicos. Existem com 70, 150, 250, 400, 1000 W. As mais utilizadas são as de 150 W e em aquários mais altos e com corais duros SPS usamos as de 250 e até de 400 W. Com HQI conseguimos obter a maior concentração em termos de potência e intensidade luminosa . No nosso exemplo do aquário com 200 litros bastariam 2 lâmpadas de 150 W para termos um aquário para todo o tipo de corais. Estas lâmpadas colocam-se a cerca de 30 cm da superfície da água.

 

Se quiseres aprofundar ainda mais as questões da iluminação sugiro-te os artigos do Rui Alves - que já agora e passe a pub faz umas belas calhas!

 

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/artigos.htm

 

Cumps

DC

Publicado:

Esqueci-me de referir no post do material que será ainda necessário um aparelho de osmose inversa para a água de reposição e eventualmente para as TPA's.

 

Cumps

DC