Medeiros66 Publicado Maio 2, 2006 Publicado Maio 2, 2006 Olá. Estou montando um pequeno aquário - 15l - de água doce com filtro biológico. A minha pergunta é: a que altura (profundidade) deve ficar a pequena pedra difusora dentro do tubo vertical que vem do "fundo" até à superfície? Obrigado José Medeiros Citar
João Magalhães Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Para que é o aquário? tipo de peixes? Esse tipo de filtros já está ultrapassado e praticamente não se usa devido à sua fraca eficiência. O volume do aquário também não é famoso. Esse tipo de aquários actualmente só é usado para killis. A melhor solução para obteres a água mais ou menos limpa e com o ciclo de azoto a funcionar, é um filtro de cascata. Se é para manteres peixes de água quente aconselho-te a pensares num aquário maior, no minimo 60Litros. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Medeiros66 Publicado: Maio 2, 2006 Autor Publicado: Maio 2, 2006 Obrigado. São "apenas" 2 orandas e, pelo que li, estes 15l mal dão para 1. No entanto, sei também de muitos casos que os têm aguentado com sucesso. Para me iniciar, e também porque foi uma oferta ao meu miudo, avancei para plantas artificiais e depois se verá. Apesar de serem de água fria, comprei um termostato para manter aquilo a cerca de 22 ºC e um kit de testes (pH, GH, KH, amínia e nitritos). Agora é que o ciclo de niotrificação está no início, pois só o montei no sábado. Perante isto, acha que este sistema de "arejamento" é pouco? Obgd. José Eduardo Medeiros Citar
jose antonio Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Boas A resposta ao tua pergunta, é que a pedra deve ficar o mais proximo do fundo que puderes por. Cumps Jose Antonio Citar
Just_me Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Apenas um pequeno off topic Quando não se sabe qual é a resposta...como é que se pode saber que é simples? :D Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Medeiros66 Publicado: Maio 3, 2006 Autor Publicado: Maio 3, 2006 Olá É por uma questão de lógica e raciocínio: várias hipóteses poder-se-iam colocar, todas elas com a mesma simplicidade - a) indicação da altura mais correcta (como o fizeram); b) opinar que não há medida definida e que, portanto, ficaria ao critério de cada um, etc... Tudo o que viesse para além da resposta à minha pergunta seria (e foi!) um acréscimo e mais valia que, obviamente, ajuda o iniciado a balizar os seus conhecimentos e opções perante as práticas mais frequantes no espaço luso da aquariofilia - mas não era solicitado. Uma vez mais, obrigado a todos quantos ajudaram. José Eduardo Medeiros Citar
Just_me Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Podia variar com a oxigenação pretendida, com a carga de peixes, com a temperatura da agua, etc... mas não penses que estou a gozar, apenas achei divertido. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Bruno Nogueira Publicado: Maio 3, 2006 Publicado: Maio 3, 2006 Podia variar com a oxigenação pretendida, com a carga de peixes, com a temperatura da agua, etc... Não compliques... Citar Bruno Nogueira
Medeiros66 Publicado: Maio 4, 2006 Autor Publicado: Maio 4, 2006 Na verdade, o que tenho é 1 Oranda branco cada de véu e um "olhos de telescópio" (ambos Carassius sp., como sabem) e estou satisfeito porque, contrariamente ao que aconteceu com os dois primeiros, estes ainda gozam de boa saúde. O dois primeiros oferecidos devem ter "stressado" com o transporte e as mudanças iniciais: ao fim da 1ª semana estavam já mais lentos, mais à superfície, depois quase a boiar a 45º (quase de lado) mas inda nadando. Pouco se alimentavam, as barbatanas foram-se degradando e apareceram algumas pontuações brancas muito heterogéneas que eu não diagnosticaria como ictios (talvez fungos ou outra doença bacteriana). O facto é que morreram, apesar de me ter esforçado por manter a água com parâmetros minimamente aceitáveis (tarde de mais!). Será que eles já vieram doentes da loja? Terá sido todo o conjunto de condições que referi? E que doença seria? Isto poder-me-ia ajudar a compreender e evitar eventuasi enfermidades futuras. (cansado de escrever e cansados de ler Até. Citar
Recommended Posts