Recommended Posts

Publicado

Boas ppl, tou intrigado com uma coisa que me aconteceu e me deixou bastante triste, aqui a 3 dias o meu casal de agassizis finalmente parecia se começar a dar bem, andavam juntos, e não se largavam. depois de muito tempo às turras la pareciam tar felizes. Ontem fiquei muito feliz ao ver uma placa de xisto cheia de ovos e a femea a tomar conta deles, afastando mesmo o macho, o que para mim foi uma surpresa (tava habituado aos krib que ambos os progenitores tomam conta). Hoje quando acordei ja não havia senão 1 ovo e ela la andava a mordiscar, parecia a principio que o estava a querer levar dali, e agora a noite não ta la nada. será que cairam nas pedras ? A questão que tenho e esta, uma vez postos os ovos numa parede será possivel que ela os tenha transportado para outro local mais seguro ? Eu tinha a ideia de que uma vez que os ovos estavam "colados" a uma superficie ela não os podia tirar de la sem os rebentar.

Publicado:

Olá.

É normal os pais comerem os ovos nas primeiras posturas devido a:

- ovos fungados/não fertilizados

- falta de experiência em cuidar dos ovos

- outros peixes existentes no aquário que possam comer os ovos

- assustarem-se com alguma coisa e comerem os ovos

Quando tive o meu casal de A. agassizii, tive cerca de 20 posturas num espaço de 5 meses e nenhuma delas teve frutos, apesar de meia dúzia de vezes ter assistido à postura e à tentativa de fertilização por parte do macho. Tal deveu-se a duas razões:

- água muito dura ( mais provável)

- macho infértil ( pouco provável)

Dá tempo aos pais, privacidade, muita comida e, sem conhecer a origem dos teus apistos, dá-lhes água relativamente mole ( na ordem dos 6º gH ou inferior). Quando notares que a fêmea está cheia de novo, faz uma boa TPA que lhes vai permitir " despoletar" a vontade de criar.