Recommended Posts

Publicado

boas tardes pessoal tenho umas questões que gostava que me esclarecessem se possível.

Leio com alguma frequência os inamovíveis mas não deixo de ter algumas questões, porque no fim fico algo baralhado

Por enquanto não pretendo arrancar com um projecto destes, mas um dia quem sabe!!! ainda não tenho meios económicos para sustentar algo tão "grandioso" como uma aqua de água salgada! (as verdades têm que ser ditas e alem disso sou estudante)

Apenas gostava que me dissessem qual o material necessário e se possivel marcas de equipamementos que cumpram a máxima "qualidade/preço/fiabilidade", para um pequeno nano-reef de 60-35-35, e que tenha sucesso a nivel de qualidade para os corais moles, duros, e 1 ou 2 peixes (osto muito dos cardinais).

Sei que com este tipo de comprimentos não dá practicamente para nada, mas nos próximos tempo é o que se arranja! e vejo por aqui alguns nanos muito engraçados e com "sucesso".

Espero algum feedback por parte dos experts e que me possam ajudar nas minhas dúvidas :lol:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

após mais um pouco de pequiza vi este post do administrador Duarte Conceição:

Duarte Conceição

Administrador

Colocada: Ter Abr 18, 2006 9:43 am Assunto:

Olá Daniel tudo bem?

Podes ver alguns setups na área dos nano-reef's e tirar de lá algumas ideias.

Mas de uma forma sintética necessitas de :

- Escumador - há quem advogue que em nanos não se deve utilizar mas para isso terás de ser muito certinho nas TPA's semanais. Eu acho que um escumador poderá ajudar na correção de alguns erros normais quando nos iniciamos nestas lides

- Circulação - 2 powerheads de 500 - 600 l/h

- Iluminação - Uma boa escolha são as power compacts. As calhas da Jebo tem uma boa relação qualidade / preço e uma estética agradável. Também podes ir para os DIY....

- Substracto - Areia de coral ou Aragonite

- Rocha Viva - De qualidade e a cheirar a mar uns 8-10 kg dependendo do tamanho dos calhaus

- Termostato, Densímetro e uns testes mais básicos (NO3, kH e pH).

- Paciência e muuuita calma.

ora umas questões: quanto ficará as bombas? num aquário de 50/60 litros é necessário mesmo 2? ou pode ser uma mais "forte"? parece-me que por causa das correntes será melhor 2!

Vejo nas fotos que põem holofotes (HQI), fiquei na dúvida se seria melhor uma calha ou um holofote, uma que que é apenas para um aquário de 50/60 litros

Quantas horas de luz artificial devem ser projectadas para o aquário? qual o horário ideal?

penso que por agora é tudo

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Ora vamos lá por fazes.

Quando perguntas em quanto te ficarão as bombas, penso que te referes ao preço.. bom mais ou menos uns 90€. Duas claro! Para fazeres um mecanismo de contra conrrente e provocares o máximo de turbulência possível. Apenas uma "mais forte" vai provocar zonas mortas de corrente e por consequente deposição de detritos.

Para um aquario desse tamanho apenas um projector chega, podes e fazer uma calhar mais pequena e meter la a lampada HQI com uma t5 actínica.

As horas de luz.... bem como tu estás a simular o ambiente natural de onde vêm as especies, 12horas seriam o ideal, para a simulação ser o mais parecido com o seu ambiente.

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:
ora umas questões: quanto ficará as bombas? num aquário de 50/60 litros é necessário mesmo 2? ou pode ser uma mais "forte"? parece-me que por causa das correntes será melhor 2!

Vejo nas fotos que põem holofotes (HQI), fiquei na dúvida se seria melhor uma calha ou um holofote, uma que que é apenas para um aquário de 50/60 litros

Quantas horas de luz artificial devem ser projectadas para o aquário? qual o horário ideal?

Bombas - aposta em 2 precisamente para fazeres o efeito de contra corrente. Devem ficar na ordem dos 30-40 €.

Para um aquário de 50/60 litros não deverás utilizar HQI uma vez que provocará um brutal aquecimento, pelo que a solução ideal a meu ver serão as calhas PC's - PowerCompacts.

Quanto ao fotoperíodo, qualquer coisa entre 8-10 H servirá.

Cumps

DC

Publicado:

Olá bom dia :)

Relativamente ás bombas duas será o ideal por forma a haver circulação de água no aquário e evitar "zonas mortas" onde se possa acumular residuos. Qto aos preços... é como tudo, depende das marcas e de onde as comprares, mas cuidado que o muito barato costuma sair mais caro no fim.

Para iluminação podes usar HQI, T5 e Power Compact depende do que pretendes meter no aquário, sendo que, HQI permite-te ter todo o tipo de corais, T5 corais moles e alguns duros menos exigentes (se bem que há uma certa discussão sobre se as T5 n fazem o mesmo serviço que as HQI em relação a todos os corais, mas pronto, fica para outra altura este ponto hehehehe) e depois tens as Power Compact que dá para teres corais moles. Como os peixes até com uma vela dá para criar (exagero mas tb calha sempre bem :twisted: ) tens que ver é que corais queres manter e o quanto queres ser amigo da EDP.

Qto ao horário ideal... acho que cada um te dará um horário mas em media penso q podes apontar para 8h minimo e 14h max... depende das luzes que tiveres e da conjugação que fazes. Aqui talvez alguem te possa dar uma opinião mas pro que a minha. :oops::oops::lol:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Publicado:

muito obrigado pelas respostas :twisted:

pretendo comprar boas bombas em 2ª mão... 2 então parece que o é o melhor...

Fiquei na dúvida.. o Duarte Conceição diz que as Hqi vai provocar um grande aquecimento:

Para um aquário de 50/60 litros não deverás utilizar HQI uma vez que provocará um brutal aquecimento, pelo que a solução ideal a meu ver serão as calhas PC's - PowerCompacts.

Compreendo perfeitamente as suas palavras, mas por outro lado dá para manter todo o tipo de corais como diz o Carlos77, e as PC's apenas dá para manter moles e alguns duros:

Para iluminação podes usar HQI, T5 e Power Compact depende do que pretendes meter no aquário, sendo que, HQI permite-te ter todo o tipo de corais, T5 corais moles e alguns duros menos exigentes (se bem que há uma certa discussão sobre se as T5 n fazem o mesmo serviço que as HQI em relação a todos os corais, mas pronto, fica para outra altura este ponto)

gostava de saber, na vossa humilde opinião, que para uma pessoa sem experiência nenhuma em aquários de água salgada, se seria melhor eu pôr mais corais moles e menos duros, ou o contrário! (na vossa experiência, claro :oops: )

Como já disse os meios monetários são um pouco o meu "entrave", mas devido á beleza deste tipo de aquários penso que os meus pais poderão contribuir um pouco (lol), e gostava que me dissessem o preço aproximado de rocha viva e rocha morta (tanto em 1ª como em 2ª mão) e dos escumadores. Apenas para eu poder fazer algumas contas e ter uma ideia em que preços podem variar, já agora se quiserem, agradecia imenso que me sugerissem alguma marca/modelo em especial que cumpra mais a máxima "fiabilidade/preço".

Muito obrigado a todos que até agora têm demonstrado algum interesse em ajudar-me, e paciência demonstrada! é por estas e por outras que o aquariofilia.net é um local de referência par amim todas as noites :oops:

quanto ao tempo de iluminação, disponho de um contador bi-horário, pelo que devido á potência da iluminação claro que as vou ligar apenas á noite, e o aquário vai ficar na sala, um lugar bem iluminado durante a manhã/tarde.

Publicado:

Olá Zack.

Talvez esteja a ser mal interpretado :oops: As HQI's provocam um brutal aquecimento num aquário com 50 litros. E para as teres a mais de 30-40 cm da superfície acho que não vale a pena. A dispersão do cone de iluminação é brutal!

Para uma pessoa sem experiência e num nano penso que poderás manter sem problemas todo o tipo de corais moles. Normalmente o bicho dos duros só começa a bater mais tarde :oops:

Não sei se viste o meu antigo aquário em

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10042

Mas ficas aqui com uma foto do que mantinha debaixo de PC's num aquário com o volume idêntico ao que pretendes montar.

geral.jpg

geral.jpg

Tinha um escumador de pedra difusora - Berlin Airlift 60 que me custou 30 € usado.

Quanto aos preços da RV - variam entre os 15-20 € / Kg e a morta entre os 5-10 € Kg

Agora se calhar não era má ideia repensares um pouco a situação ... porque não fazer o aquário um pouco maior? Assim podias optar por ter T5 e ou HQI e manter todos os corais que mais cedo ou mais tarde irás querer :twisted:

Cumps

DC

Publicado:

Duarte, desde já um muito obrigado por me direccionares para o teu aquário! realmente o teu é muito parecido com o meu, até á fauna que tens era EXACTAMENTE os que "quero", Cardinal de Bangai e "nemos" :twisted: (vocês já devem odiar o peixe :twisted: )

Pela tua experiência no nano, penso que duas bombas de 600L/h será mesmo a solução ideal, certo?

Tenho mais uma questão, é mesmo necessário o Reactor de Cálcio e o Reactor de kalkwasser?

pretendo usar mesmo água vinda do oceano, e moro na linha de Sintra, o lugar mais perto para recolher a água é onde??

muito obrigado pelos esclarecimentos até agora!

fiquem bem :(

Publicado:

Olá.

Esse é o antigo aquário e não o actual :(

Relativamente à fauna, penso que na altura estiquei um pouco a corda (coisas de principiante) ao meter o ocellaris, que acabou por morrer meses mais tarde. Acho que só deves colocar no máximo 2 peixes e ser muito regular nas TPA's.

No meu caso as 2x600 lt /h chegavam e sobravam.

Não me parece que vás necessitar de reactor de cálcio num nano, a não ser que, vás querer ter um aquário exclusivo de SPS e aí já o caso muda de figura afectando quer a circulação quer a iluminação. Como tal, necessitas apenas de adicionar kalkwasser na reposição.

A malta da linha cascais / sintra / lisboa costuma encontrar-se e recolher no Cabo Raso, perto do Guincho.

Cumps

DC

Publicado:

Olá mais uma vez.

Se moras aqui na linha de Sintra, cabo raso é o teu destino! :twisted: Fica entre a guia e o guincho. É o melhor local para recolha de água salgada.

Quanto aos reactores, não precisas, pois só vais ter moles... os reactores é para quem tem uma coisa assim

FRONTAL.jpg

Com muitos duros!!!! :twisted:

Podes adicionar kalkwasser pelo método do garrafão com sistema de soro.

Mais uma resposta ao mesmo tempo!

Cumps :(

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

muito obrigado pelos esclarecimentos :D

Parece-me que caso arranque com este "delicioso" projecto irei tentar manter 2 Cardinais de Bangai, mas como devem perceber o pessoal cá de casa ia gostar era de uma Ocellaris :?: mas o s cardinais são bestiais... :D

Então pelo que percebi, os reactores servem maioritariamente para Corais Duros, sendo assim, melhor :(

será que me podem explicar ao certo o funcionamento do escumador num nano? pelo que leio serve para tirar as porcarias da água, certo? mas vejo que há pessoas aqui que com TPA's frequentes conseguem manter um Nano saudável sem escumador, parece-me que para um newbie q sou nestas andanças, mais vale largar uns €uros e comprar o escumador, não?

Publicado:

Para um aqua de 50L parece-me que consegues fazer a coisa sem escumador com TPA's certinhas... mas o escumador sempre é uma mais valia e como queres colocar peixes ainda mais ajuda será a eliminar a carga organica.

É uma questão de mais risco e menos risco e a escolha é tua :?:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Publicado:

Penso que prefiro largar mais uns euros e meter um escumador :lol: