Recommended Posts

Publicado

Ultimamente comecei a fazer fertilização liquida no meu aquário com vista e tentar (ainda sem sucesso :D ) combater um surto de algas.

Como tenho que fazer TPA's com regularidade (tenho feito de 2 em 2 dias) deparo-me com uma dúvida :lol:

Quanto tempo é necessário decorrer deste a TPA até podermos fazer os testes à àgua?

Ou seja, acho que não tem lógica fazer testes à água antes de fazer a TPA porque assim, quando calcular as quantidades de fertilizante que necessito de colocar, com base nesses valores, eles já irão estar desactualizados depois da TPA, porque já introduzi água nova...

mas também não sei se tem lógica fazer depois da TPA pelas mesmas razões... a água está renovada...

Não sei se a pergunta é completamente ridicula... :wink::?:

As minhas noções de química sempre foram muito fraquinhas por isso deem o desconto :D

Basicamente é isto: os componentes que estão na água: nitratos, fosfatos, potássio, etc, necessitam de se "dissolver" na água?

Se sim quanto tempo se deve espaçar a TPA dos testes para garantir que obtemos o resultado mais correcto?

A solução é mesmo faze-los em dias separados?

Mas e então se tivesse optado por fazer TPA's todos os dias, como ás vezes é recomendado?

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

penso que o que vou dizer deve ter alguma logica.

Para teres mesmo a certeza que o fertilizante ja esta na agua, deixa passar 1 hora, pois nessa altura, se tiveres a filtragem adequada, ja filtrou a totalidade da tua agua e como o fertilizante ja deve estar mais que misturado.

Isto sou eu a dizer, porque duvido que tenhas de esperar tanto tempo :lol:

Publicado:

Olá xlives.

Basicamente é o que o nos disse. Esperas um pouco, até garantires que a solução homogenizou (água do aquário). Agora esse tempo, depende um pouco da circulação que tenhas no aquário. Eu por vezes doseio um fertilizante qualquer, e 5-10 minutos depois meço esse mesmo ião, e os resultados são coerentes com a homogeneidade da solução.

E já agora, uma coisa.

Mesmo tendo algas, na minha opinião, não deverias fazer TPA's de 2 em 2 dias :lol: Se bem me lembro, as algas que tens (verdes filamentosas e pretas aos tufos) são devidas a carências de fosfatos (principalmente). Daí que estares a mudar a água de 2 em 2 dias, não resulte em grande coisa :P

Na minha opinião, deverias mudar 50% da água, semanalmente. E combater as algas, aumentando os fosfatos e potássio no teu aquário. Não a mantê-los perto de zero, com as TPA's...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado aos dois!

Pois Ivan, já e tinha ocorrido isso... mas na altura, no outro tópico, aconselharam-me a fazer TPA's com regularidade proque deveria ter algum nutriente em excesso (daí as algas estarem a aparecer) e as TPA's serviriam para o eleminar.

Mas vou então experimantar como dizes :lol: parace-me lógico sim.

Eu tenho fertilizado com fosfatos e potássio.

Nitratos só fertilizei uma vez e tenho andado com eles super altos! :?

Não entendo porque calculei as quantidades da mesma maneira que para os outros.. E os fosfatos mesmo assim andam sempre nos 0... :P

Vou então espaçar mais as TPA's!

Já agora ainda uma dúvida: Qual o risco de ter potássio em excesso?

É que uma vez que não há testes ando perdida relativamente às quantidades que devo aplicar e à regularidade das fertilizações....

Semanalmante? se sim que quantidade? a que a embalagem indica?

Ainda não entrei bem dentro do esquema das festilizações :(:?

Publicado:

Olá de novo.

Já agora ainda uma dúvida: Qual o risco de ter potássio em excesso?

Que eu saiba... nenhum.

no outro tópico, aconselharam-me a fazer TPA's com regularidade proque deveria ter algum nutriente em excesso (daí as algas estarem a aparecer) e as TPA's serviriam para o eleminar.

Pois... mas se eles sobem mais rápido que tu os consegues retirar do aquário, não adianta de muito :lol:

Semanalmante? se sim que quantidade? a que a embalagem indica?

Semanalmente, a TPA. A fertilização de macros (no teu caso e no meu, K e P) é diária ou de 2 em 2 dias...

Eu troco 50% de água aos sábados ou domingos. Fertilizo logo com os micros suficientes para a semana inteira (TMG). Aproveito, e coloco os PO4 logo a 2.0-2.5 ppm. E consoante o que tiver de adicionar de PO4, adiciono cerca de 10 ppm de K para 1 ppm de PO4. Ou seja, se adicionar 1.5 ppm de PO4 (porque tinha 1 ppm antes da TPA) adiciono também 15 ppm de K. Depois, durante a semana vou controlando os Fosfatos, tentando mantê-los sempre a 2 ppm. E consoante o que tenho de adicionar de Fosfatos, adiciono Potássio pela regra de 1 para 10, tal como já expliquei...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda Ivanpantz! :?

Vou "roubar-te" esse teu esquema :P Não pago direitos de autor ok? :lol::P lol

Porque pões 2ppm (ou seja, 2mg/l certo? :( ) de fosfatos?

Eu tenho-me guiado por um tópico que encontrei aqui no fórum que dizia que para um plantado os valores ideias seriam:

Nitratos - 5 mg/L

Fosfatos - 0,5mg/L

Potássio - 15 mg/L

Tens te dado bem com esses valores de fosfatos mais altos? Não costumas ter algas?

Se calhar também depende do tipo de plantas que se tem né?

Uma vez mais obrigado :?

Publicado:

Olá novamente.

Muito obrigado pela ajuda Ivanpantz! Smile

Vou "roubar-te" esse teu esquema Razz Não pago direitos de autor ok? Twisted Evil Wink lol

De nada. A gente está cá é para se ajudar uns aos outros...

Não precisas de pagar nada :P

Mas atenção... eu aconselho este esquema, porque tal como tu, já passei pela mesma situação. Algas verdes tipo cabelos, agarradas a tudo... :(

Porque pões 2ppm (ou seja, 2mg/l certo? Wink ) de fosfatos?

Exactamente...

Eu tenho-me guiado por um tópico que encontrei aqui no fórum que dizia que para um plantado os valores ideias seriam:

Nitratos - 5 mg/L

Fosfatos - 0,5mg/L

Potássio - 15 mg/L

Hum... :? Eu também já me guiei por esses valores (são os aconselhados no site do Chuck). Mas sinceramente, não produzem resultados muito satisfatórios (dependendo se o aquário tem algas ou não).

Após conversa com algumas pessoas (obrigado André Silvestre e Just_me), e alguma pesquisa por sites/fóruns estrangeiros, creio que os valores mais indicados para se manter um aquário plantado, são algo do género:

NO3 - 10-15 ppm (se bem que pode ser um pouco mais alto)

PO4 - 2-2.5 ppm (por experiência própria, e se tiveres plantas que consumam muitos fosfatos, AKA de crescimento rápido)

K - algo entre os 20-40 ppm

CO2 - 30-40 ppm (salvo erro, mas as tabelas de pH vs. KH podem-te dar uma ajuda)

Ferro - Não me lembro :lol:

Tens te dado bem com esses valores de fosfatos mais altos? Não costumas ter algas?

Então pronto... eu depois de tido esse ataque de algas filamentosas verdes (beard algae) e ter começado a fertilizar com os Fosfatos, essas algas desapareceram em 4-5 dias. Depois continuei com as algas pretas (brush algae), mas essas só desapareceram quando introduzi 2 SAE no aquário. Eles não comem as algas, mas são excelentes a arrancá-las. Depois basta ires apanhando-as com a rede.

Após isso as únicas que me atormentaram foram as greenspot. Ainda pensei que fosse exactamente o excesso de Fosfatos que as estivesse a causar, mas não. O aparecimento da greenspot de certeza que era devido a um problema com os micros e/ou falta de fosfato. Realmente, nessa altura desleixei-me um pouco com os fosfatos. Mas não descarto a hipótese de serem também devidas a carências de micros. Digo isto porque no meu aquário dos L's tenho pouca luz (supostamente elas aparecem com muita luz), muitos Fosfatos e nenhuns micros e mesmo assim elas aparecem...

Sim... esta "mezinha" é baseada em experiência própria, com as minhas plantas. Mas acredito que se possa ser seguida para qualquer aquário. Só vai é variar nas velocidades em que os nutrientes são assimilados. Eu por exemplo, tenho consumos de 2 ppm por dia de PO4 (e admito que se gastam 15-20 ppm de K). Mas isso não quer dizer que aconteça com todos os aquários. Eu quando mudei o layout do meu, por ter retirado muitas plantas e ter plantado tudo de novo, os consumos desceram consideravelmente. 2 ppm de PO4 chegaram-me para 2-3 dias. Agora já tenho consumos de 2 ppm de PO4 diários.

Bem... depois desta minha dissertação, resta-me desejar-te boa sorte com o teu aquário.

Qualquer dúvida, pergunta.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Ferro - Não me lembro :?:

Salvo erro a concentração de Ferro deverá ser de aproximadamente

0,2 ppm.. Certo? Digo isto porque fiz uma tabela dos componentes com informaçoes recolhidas em vários sitios e esse é o valor da minha tabela =| lol

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

Obrigado a ambos pelas referencias :(

Estão a ajudar imenso!

Relativamente ao cálcio (macro), e para tentar poupar uns trocos :?: estava a pensar arranjar um pouco de areão de coral para colocar no filtro, porque li aqui que funcionava como aditivo dessa substância...

Acham boa ideia?

Teria que renovar o areão com muita regularidade?

Vou também comprar o fertilizante de ferro. Aconselham-me a ter mais algum?

Publicado:

Olá.

xlifes, qual é o GH da tua água das TPA's? Já mediste? Se for 5 ou superior, não precisas de te preocupar com fertilização de Ca e Mg (a não ser que a água seja carente num deles, e só o outro contribua para o GH, mas é raro acontecer).

Quanto ao Ferro, eu disse que não sabia a concentração ideal, porque basicamente fio-me no TMG. E até então não tenho tido razões de queixas. Daí que não me interessa muito saber que quantidade tenho de Ferro na água (até porque não tenho teste para isso). Não me interessa, em termos de saber que não tenho carências nem excessos...

Vou também comprar o fertilizante de ferro. Aconselham-me a ter mais algum?

Aconselho-te os que precisares... :?:

Eu tenho seguido esse procedimento que já descrevi, e não noto grandes carências em termos de nenhum nutriente. A minha água tem um bom GH para os plantados, por isso, Ca e Mg, que eu saiba, estou bem servido.

Macros tenho DIY e só uso os de K e P. Ferro e outros micros, uso o TMG...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

*Para quem pode ter acesso a água de poço, (eu sei que é difícil na cidade), ela também contém grandes níveis de Fe.

O problema é que ouvi dizer que quando é adicionada ao aquário, o mínimo de luz faz com que o ferro se transforme em iões que já não é o assimilado pelas plantas.

Tenho acesso a um poço, mas nunca experimentei por isso não sei se isto está correcto sequer.. mas o Ivan poderá ajudar ele deve saber :?:

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:
Olá novamente.

Muito obrigado pela ajuda Ivanpantz! Smile

Vou "roubar-te" esse teu esquema Razz Não pago direitos de autor ok? Twisted Evil Wink lol

De nada. A gente está cá é para se ajudar uns aos outros...

Não precisas de pagar nada :D

Mas atenção... eu aconselho este esquema, porque tal como tu, já passei pela mesma situação. Algas verdes tipo cabelos, agarradas a tudo... :?

Porque pões 2ppm (ou seja, 2mg/l certo? Wink ) de fosfatos?

Exactamente...

Nitratos - 5 mg/L

Fosfatos - 0,5mg/L

Potássio - 15 mg/L

Hum... :? Eu também já me guiei por esses valores (são os aconselhados no site do Chuck). Mas sinceramente, não produzem resultados muito satisfatórios (dependendo se o aquário tem algas ou não).

Após conversa com algumas pessoas (obrigado André Silvestre e Just_me), e alguma pesquisa por sites/fóruns estrangeiros, creio que os valores mais indicados para se manter um aquário plantado, são algo do género:

NO3 - 10-15 ppm (se bem que pode ser um pouco mais alto)

PO4 - 2-2.5 ppm (por experiência própria, e se tiveres plantas que consumam muitos fosfatos, AKA de crescimento rápido)

K - algo entre os 20-40 ppm

CO2 - 30-40 ppm (salvo erro, mas as tabelas de pH vs. KH podem-te dar uma ajuda)

Ferro - Não me lembro :lol:

Então pronto... eu depois de tido esse ataque de algas filamentosas verdes (beard algae) e ter começado a fertilizar com os Fosfatos, essas algas desapareceram em 4-5 dias. Depois continuei com as algas pretas (brush algae), mas essas só desapareceram quando introduzi 2 SAE no aquário. Eles não comem as algas, mas são excelentes a arrancá-las. Depois basta ires apanhando-as com a rede.

Após isso as únicas que me atormentaram foram as greenspot. Ainda pensei que fosse exactamente o excesso de Fosfatos que as estivesse a causar, mas não. O aparecimento da greenspot de certeza que era devido a um problema com os micros e/ou falta de fosfato. Realmente, nessa altura desleixei-me um pouco com os fosfatos. Mas não descarto a hipótese de serem também devidas a carências de micros. Digo isto porque no meu aquário dos L's tenho pouca luz (supostamente elas aparecem com muita luz), muitos Fosfatos e nenhuns micros e mesmo assim elas aparecem...

Sim... esta "mezinha" é baseada em experiência própria, com as minhas plantas. Mas acredito que se possa ser seguida para qualquer aquário. Só vai é variar nas velocidades em que os nutrientes são assimilados. Eu por exemplo, tenho consumos de 2 ppm por dia de PO4 (e admito que se gastam 15-20 ppm de K). Mas isso não quer dizer que aconteça com todos os aquários. Eu quando mudei o layout do meu, por ter retirado muitas plantas e ter plantado tudo de novo, os consumos desceram consideravelmente. 2 ppm de PO4 chegaram-me para 2-3 dias. Agora já tenho consumos de 2 ppm de PO4 diários.

Bem... depois desta minha dissertação, resta-me desejar-te boa sorte com o teu aquário.

Qualquer dúvida, pergunta.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este post (assim como todo o tópico) vai-me ajudar bastante. Grande Luís :lol:

(Xlifes vai dando novidades sobre o estado do áqua.)

Cumprimentos,

Fábio Gomes.

Publicado:

desculpem abusar do topico mas so queria esclarecer uma duvida...que tipo de fertilizaçao tao a usar?caseira?e que a da tropica e carissima... :? se me pudessem dizer assim uma mais baratinha agradecia...tambem tou com o mesmo problema...algumas algas :?

obrigado e mais uma vez desculpem de abusar do topico :oops:

Publicado:

Olá de novo.

Para quem pode ter acesso a água de poço, (eu sei que é difícil na cidade), ela também contém grandes níveis de Fe

Não ponho as minhas mãos no fogo, mas isso depende muito...

Certamente um geólogo (é a tua deixa Space Cowboy) saberá responder muito melhor que eu... Sem contar, que lá por ter ferro, não quer dizer que esse ferro se encontre numa forma assimilável pelas plantas.

Agora não sei precisar, pois já fiz esta experiência há muito tempo, e nem precisei de entregar relatório. Se não dizia-te com certeza. Dependendo da água da canalização, esta até pode ter mais ou menos ferro que águas de cursos naturais. Agora o importante, é saber que tipo de ferro é... Se for inorgânico não interessa para nada.

desculpem abusar do topico mas so queria esclarecer uma duvida...que tipo de fertilizaçao tao a usar?caseira?e que a da tropica e carissima... Confused se me pudessem dizer assim uma mais baratinha agradecia...tambem tou com o mesmo problema...algumas algas

Não abusas nada... :?

Eu, tal como já disse, apenas utilizo a fertilização de Macros (NPK) de um modo "caseiro". Ou seja, faço eu as soluções com KNO3, K2SO4 e Na2HPO4.2H2O

Que fertilização da Tropica estás a falar? Do TMG? Olha que o TMG apenas contém Potássio (pouco) e Micros.

E já agora, que este é um tópico sobre algas, e como usar a fertilização para as combater. Devo alertar, que se querem fertilizar um aquário mantendo os nutrientes a estes níveis, não se podem descurar no CO2. Nutrientes em "excesso" (entenda-se, não consumidos) e luz é a melhor receita para algas. Se cortam no CO2, mais vale nem tentar :oops:

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Publicado:

Peço desculpa pela intromissão, mas há uma questão em que gostaria que me ajudassem:

A calculadora do Chuck, realtivamente aos fosfatos, refere KH2PO4.

De acordo com a pesquisa que fiz trata-se de dihidrogenofosfato de potássio, estou certo?.

Sob que outras formas poderemos adicionar fosfatos?

Publicado:

Olá.

Peço desculpa pela intromissão, mas há uma questão em que gostaria que me ajudassem:

A calculadora do Chuck, realtivamente aos fosfatos, refere KH2PO4.

De acordo com a pesquisa que fiz trata-se de dihidrogenofosfato de potássio, estou certo?.

Sob que outras formas poderemos adicionar fosfatos?

Não interrompes nada...

Estás certo, quanto ao KH2PO4. É mesmo isso que tu dizes que é...

Podes adicionar Fosfatos de várias maneiras. Desde que o teu sal de fosfato não contenha nenhum catião potencialmente perigoso, não há problema.

Tenta usar sempre moléculas que tenham ou "HPO4" ou "H2PO4". Isto porque se usares o fosfato tri-protonado, ou seja, com 3 H's estás a usar ácido fosfórico (H3PO4). Não que não seja possível, mas a menos que saibas a concentração do ácido, não fazes nada. E calculares a concentração de um ácido, para os métodos acessíveis não é nada fácil :evil:

Com "pozinhos" podes sempre pesar, e aí é indiscutivelmente mais fácil para fazer cálculos.

Quanto a fosfatos que não tenham qualquer H, aí o problema é o inverso. Se dissolveres esses sais em água, vais ficar com uma solução muito básica. Não que te possa fazer mal ao aquário (a menos que despejes o frasco todo lá para dentro), mas guardar soluções muito básicas durante muito tempo não é boa "política" (carbonatação).

Exemplos de moléculas que podes usar:

KH2PO4, NaH2PO4, K2HPO4 e Na2HPO4. Obviamente que não entrei em consideração com moléculas de solvatação (as moléculas de H2O que vêm a seguir ao ponto). Mas aí, mais uma água, menos uma água não há problemas em termos de toxicidade das moléculas. Só as contas é que vêm alteradas.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Obrigado pelo esclarecimento,

amanhã vou ver o que consigo encontrar por aqui...

depois peço ajuda para os cálculos, pode ser?

Publicado:

Olá de novo.

amanhã vou ver o que consigo encontrar por aqui...

depois peço ajuda para os cálculos, pode ser?

Pode... mas eu não sou o único que te pode ajudar.

Há já algumas pessoas que têm a minha "calculadora". Eu até a colocava online, mas estou com uns problemas de permissões na minha área lá da faculdade :evil:

Mas também não há de ser grave.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Pores a calculadora online seria sem dúvida uma grande ajuda..

Até eu, talvez como a maioria, sem grandes conhecimentos de quimica não me sentiria tão limitado..

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!