Pedido de Ajuda na Instalação de um Aquário


Visitante

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Já há algum tempo que acompanho o forum e desde ja digo que gosto muito. É interessante ver os temas discutidos, acompanhar o evoluir das conversas, a resolução de problemas, etc.

No entanto eu nunca participei, talvez por vergonha, nao sei, mas o que é certo é que ainda nao domino o básico da aquariofilia.

Tenho um aquario de agua doce (quente) , de cerca de 80 litros, com uns Guppyes uns tubarões, uns neons, e pouco mais.

A unica coisa interessante que consegui até agora foi a reprodução de guppyes, que pelo que me consta nao é nada dificil (basta impedir que eles sejam comidos hehehe).

Gostaria agora de montar um aquario mais elaborado, com plantas, diferentes especies, talvez reprodução de outros peixes... enfim, começar a sentir mais aquilo que vocês aqui comentam com tanto entusiasmo.

Há por ai almas caridosas dispostas a dar uns conselhos muitos basicos ao longo da preparação do áquario, escolha do material, introdução dos peixes... etc? Ou vou procurar informações e desenrasco-me??

Eu sei que estou a ser um pouco perguiçoso, mas é uma maneira de começar a conhecer o pessoal do Forum e de trocar ideias mais "pessoais" porque sinceramente nao me saberia tao bem montar um aquario a ler manuais.

 

Bem... aguardo noticias, se puder ter ajuda estou extremamente agradecido, senão.. ok ok ok eu pesquiso e seja o que deus quiser :D Mas amigos a mesma :?

 

Um abraço para todos e continuem o bom trabalho,

 

Mitch

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

épa ,plantas é so comprar e plantar e em relaçao aos peixes compra uns de facil reproduçao , tipo um casal de kribensis, podes comprar uns apistogrammas, escalares "nao é q estes sejam facei de rerpoduzir", tens de colocar tb uma equipe de limpeza, uns coridoras, uns otocinclus, se estudares o assunto e tiveres o aqua estabilizado compra uns discus q na minha opiniao é o topo de gama da agua doce.

PS. basicamente compra ciclideos pq protegem as crias é mais facil d obter resultados

 

 

espero q te tenha ajudado :? mas ja virao mais opinioes :D

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yo...

 

Foi um prazer receber uma ajuda do distinto White Niger.

Mas os discos nao são tipo "o brinquedo dos que ja percebem disto"?

 

Outra coisa: que cuidados devo ter na areia?

Devo colocar areina mais fina no fundo.. mais grossa à superficie.. qual a altura que deve ter... dão-me umas dicas?

 

Brigadão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yo...  

 

Mas os discos nao são tipo "o brinquedo dos que ja percebem disto"?

 

Não, os Discus não são de modo nenhum brinquedos para ninguém, e nesse teu aquário não é de todo recomendável teres discus pq tens um espaço demasiado pequeno.

 

Para Plantas o areão pode ser distribuido da maneira que mais te agrade, tens embora que te certificar que as pedrinhas teem dimensões suficientes para te permitir um bom enraizamento das plantas, por baixo dos areão convém usares um substrato afim de dares ás raizes das plantas nutrientes importantes e em boas quantidades para elas se desenvolverem, quanto á altura, um plantado deve ter entre 5 e 7 cm de areão .. penso eu de que..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção! Uma aqua c 60*30*30 leva 54litros brutos!!! Ou seja, deve levar ums 45litros no maximo...metado do q disseste! :)

tas mto limitado em questoes de peixes...

Tas mto limitado em questao de peixes...

:?:

Que tipo d aqua queres? Um plantado?

Para isso precisas de luz! Uns 30/40W deve ser suficiente, substrato ( terra q se compra para colocar no fundo do aqua, por baixo do areao, há varios tipos...nisto é melhor perguntares na parte das plantas...) e umas plantinhas...plantar...e por uns peixinhos para abanar a agua...uns cardinais ou rasboras e uns otos!

et voilá!

qq duvida! :wink:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive agora a analisar melhor o aquario...

 

Realmente fiz mal as contas em relação aos litros.

Vi que tinha uma unica lampada de 15 watts, não da para por um plantado?

 

Qual o numero maximo de peixes que aconselham?

 

Eu tenho um montado igual que tem guppyes, neons, uma zebra, um molly, dois tubaroes, um limpa fundos e um limpa vidros (Desculpem mas nao sei os nomes cientificos), acham que é demais?

 

Tou a ver que com estes estou muito limitado... mas com este não dá para fazer uma aquarizito jeitoso, estou a começar acho melhor nao me meter ja em grandes aventuras... o que dizem.

 

Obrigado pela atençao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer um aqua de ciclideos anões do género Apistogramma ou Mikrogeofagus. Mudas de tema, para peixes muito mais interessantes e que não te impõem grandes espaços.

 

Sugestão:

 

Plantas de pouca luz, Musgo de Java, Anubias, Feto de Java, etc...

Um ou dois (max) casais de Apistogramma cacatuoides, 4-6 Otocinclus, 2-4 Corydoras e um peixinho de cardume pequeno, tipo 12-20 Cardinais.

 

Também tenho um aqua com essas dimensões e quiz fazer um plantado, primeiro mudei-o para 2x15W agora está com 4x15W. Não cabem mais lâmpadas.

 

Para os 30W usei isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=396

 

Para os 60W fiz isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=26263#26263

 

Espero que te ajude :wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi mitch

 

a unica coisa que te posso dizer para além da grande ajuda que os mestres te deram é que precisas de ter um pouco de paciencia e acho k n te fazia mal nenhum leres um livrinho sobr o assunto (eu aconselho o novo gui para aquarios de dick mills)

 

foeça e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado MrPCB!!!

Vou tentar fazer qualquer coisa :wink:

E prometo que vou falando da evolução, obrigado pelas dicas.

 

Nscm,

 

Obrigado.. realmente é melhor pegar num livrinho e fazer uma leitura mais concentrada.

 

Obrigado a todos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.