Joao Cunha Publicado Abril 24, 2006 Publicado Abril 24, 2006 Hoje de manhã desovou-me uma molly laranja. Teve cerca de 4 filhos que eu visse a sair. Não sei se existe mais algum metido no meio do areão do aquário. Um deles ainda o salvei e já o meti na maternidade. Outro foi macabramente comido pelos peixes adulto (até me soube mal ver aquilo). Isto é normal acontecer? Depois de tanto cuidado e todo contente por ver um nascimento deparo-me logo com um desastre destes. O pequeno bem que deu à barbatana minuscula que tem mas não se conseguiu safar. Agora já comprei uma maternidade e já coloquei uma molly daquelas brancas com pintas pretas que pelo que me parece está bastante barriguda e encontra-se bastante agitada dentro da maternidade. Ainda só a pus à meia hora mas não entendo o comportamento dela. Quanto aos outros 2 peixes bebés, ainda os apanhei metidos no meio do filtro (foram sugados pela grelha onde a água é aspirada) e meti-os no fundo da maternidade mas já sem vida. Quanto à agitação da fêmea não sei como a vou tratar mas agredecia uma ajudinha urgente. Eu uso o Sera Aqutan para 5 funções das quais uma delas é anti-stress. Outras é por exemplo tirar o cloro da água. Queria saber como posso ver se uma fêmea está grávida. Não conheço o "normal" da espécie e portanto olho para o que tenho dentro do aquário e parece-me tudo vulgar. Abraço Citar
Rafa best Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 Entre as espécies de viviparos (guppies, platys, molies, etc.) é normal que os pais comam os filhos. A melhor maneira de "combater" esse comportamento da fêmea é solta-la de novo no aquario... essas maternidade comuns compradas nas lojas são muito pequenas e stressam muito os peixes. Não vou arriscar percentagens mas uma grande percentagem de guppies e outros peixes colocados em maternidades como essa acabam por morrer durante o parto ou entao abortar. Citar bitelink vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil... Rafael Paiva Cumps!!!
silver_fox Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 se os alevins sobreviverem os 1ºs 3/4 dias já não são comidos, se tiveres isso bem plantado deixa-os amanharem-se Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Rafa best Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 se os alevins sobreviverem os 1ºs 3/4 dias já não são comidos, se tiveres isso bem plantado deixa-os amanharem-se só... eu tinha a ideia de que eles só não eram comidos quando não coubessem na boca dos progenitores. Citar bitelink vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil... Rafael Paiva Cumps!!!
silver_fox Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 os progenitores não os identificam como comida se estiverem bem alimentados, penso que poem a sobrevivencia da espécie acima da fome, se tiverem mal alimentados claro que poem a sobrevivencia propria acima da da espécie além de que os alevins espevitam e fogem dos adultos Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Joao Cunha Publicado: Abril 25, 2006 Autor Publicado: Abril 25, 2006 Pois. Também me disseram que mal eles não coubessem dentro da boca dos peixes adultos que tenho no aquário, eles deixariam de servir de alimento. Comprei uma maternidade e meti lá dentro uma molly dálmata grávida e julgo que já libertou alguns filhotes. Disseram-me que os vivíparos eram capazes de libertar filhos durante um dia inteiro. É verdade? Vou mantê-la ali durante algum tempo até ver se liberta mais alguma coisa. Ela está um pouco agitada mas como daqui a pouco vou desligar a luz pode ser que acalme e termine o parto totalmente. Fui informado que muitos partos ocorriam durante a noite. Consegui salvar 6 crias dos "predadores" mas suspeito que ainda há uma tonelada delas escondidas no meio das pedras, areão e plantas. Abraço e obrigado. Citar
Camel Publicado: Abril 25, 2006 Publicado: Abril 25, 2006 Boas jnc Parabéns pelo nascimento dos bébes molly. Para verificar que vai ser necessário"alimentar mais umas bocas", observa quando as fêmeas barrigudas como dizes apresentam no ventre uma "zona preta". Essa "zona preta" são os futuros habitantes do aqua. Antes do nascimento dá para ver a fêmea a expelir o liquido aminiótico de cor branca e transparente. Para tentar amenizar a agitação da mamã quando a colocas na maternidade apaga a luz durante algum tempo. Depois do nascimento é bom soltar a mamã de novo no aqua e tirar da maternidade a grade que a separa dos alevins no momento do parto e após. Para alimentar os pequenotes podes triturar uma pequena porção dos flocos que comem os adultos. 1 a 2 semanas depois estão prontos para a vida de aquário. Boa Sorte Citar
Joao Cunha Publicado: Abril 25, 2006 Autor Publicado: Abril 25, 2006 Comprei comida em pó em vez de desfazer os flocos dos grandes (foi o que me aconselharam). Mas acabei agora mesmo de apagar a luz para ver se ela se acalma e se tem os filhos. Vou dormir a amanhã se já tiver perdido a barriga solto-a de novo. Não é facil de tratar de coisas tão frágeis como as crias. Fiquei tão triste quando os vi a ser comidos pelos adultos. Enfim, a cadeia alimentar é mesmo assim... Abraço e obrigado pela ajuda de todos. Citar
Zx_Rider Publicado: Maio 1, 2006 Publicado: Maio 1, 2006 Boas.. isto dos peixinhos é uma coisa impressionante pois tanto acontece uma coisa hoje como amanha ja pode acontecer outra.. por ex eu tenho 2 AQUAS um mais pequeno de 60l e outro de 200l no outro dia uma espada estava a ter os filhotes no AQUA de 60l e os outros peixes que estao com ela no AQUA e ela incluida esperavam que ela tivesse os bebes para os comerem blharrrrrkkkkk e por ex no meu grande de 200l os meus platies ja procriaram 3 ou 4 vezes e por vezes sobrevivem 7 ou 8 outra criaçao foi so 1 ou 2 é a lei da sobrevivencia.. neste momento tenho na maternidade 10 crias de guppie mas no outro dia tinha 11 deixei escapar um para o AQUA foi logo apanhado e ja tem uma semana quase 2... por isso por mim deixo-os la estar ate ficarem grandes o suficiente.. em relaçao a comida eu para os filhotes tenho artemia eles adoram aquilo e crescem bem :D abraços Citar
IsaGanhão Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Oi eu quando vejo uma mollie grávida, ou seja quase a rebentar ponho umas plantinhas a boiar no áqua elas acumulam-se a um canto e os bebés juntam-se aí, se nesse canto estiver um termostato, melhor, como tá quentinho eles ficam por ali mesmo, depois é que os meto numa maternidade durante 2 semanas e ,depois solto-os. Prefiro uma maternidade de rede porque lhes dá mais espaço, eu faço-as especilamente para os meus peixes, mas a ultima houve um engraçadinho que roeu a linha que cozia a "cesta" e de 18 mollies fiquei com 9, neste momento só tenho cinco e já nadam no aqua com os grandões.Há sempre acidentes. Quanto às mães eu nem as consigo apanhar para as meter na maternidade, e uma das vezes em que insisti ela abortou, porque não parava quieta na maternidade, e era uma rede bem grandinha. Também podes optar por um tronco com musgo de java , enrolas o musgo à volta do tronco e poe-lo ao alto, e eles escondem-se aí. Só que as mollies gostam de andar à superficie de água, por isso é preciso cuidado e tentar apnhá-los antes de serem comidos pelos restantes habitantes.Quanto à comida é como dizem os restantes. Boa sorte com os filhotes. Isa Citar
Recommended Posts