Hugo Santos Publicado Abril 20, 2006 Publicado Abril 20, 2006 Oi Necessito ajuda... Tenho um Disco White pigeon que está de cabeça para baixo faz 4 dias. No 1º dia pu-lo em sulfato de magnésio durante 24h ao qual o peixe não respondeu tendo visivelmente piorado , passando a estar de lado á tona de água. Resolvi então pô-lo em solução de antibiótico (nifurpirinol) Sera Bactopur Direct, no qual está há 3 dias, com 7 a 8gr de NaCl para ajudar na regulação osmótica. O peixe não está a responder ao tratamento sendo que apresenta sinais de infeção bacteriana externa pois tem as barbatabas a apodrecer se bem que têm estado fora de água durante bastante tempo. Estou a pensar em limpar tudo e entrar com metronidazol, mas estou inseguro pois o peixe já perdeu a noção de espaço e alguma força. Aqua 50l PH 7 temp 27º GH 2 KH 2 TPA todos os dias 50%. Aguardo opiniões Lamento as fotos mas não tenho melhor.. É só para dar a noção Abraço
Esgalha Publicado: Abril 20, 2006 Publicado: Abril 20, 2006 não me cheira que o metronidazol faça alguma coisa. pois não me parecem parasitas. poede ser alguam infecçao bacteriana de algum orgão... há outros antibióticos seguros que podes aplicar na agua... eu com baytril tive bons resultados com columanris, mas não sei se será o mais indicado para o teu caso.
Regal Publicado: Abril 21, 2006 Publicado: Abril 21, 2006 Acho que o problema dele deve ser com a bexiga natatória. Penso que deverá ser díficil a sua recuperação, pois o peixe já não consegue "afundar". Contacta o Rui Ferreira de Almeida
Joao Machado Publicado: Abril 21, 2006 Publicado: Abril 21, 2006 Bom dia. Esses problemas são, normalmente, provocados por infecções bacterianas na "valvula" de expulsão do excesso de gás da B. nadatória. Se os antibióticos não fizerem efeito rápido terás de tentar uma manobra de recurso: - Arranja uma seringa e retira a agulha (de seringa/furada) Informa-te da anatomia do peixe para saberes o preciso local da bexiga nadatória. Quando te encheres de coragem: - Molha um pano, saca o peixe da àgua e embrulha-o no pano molhado. Na zona da b. nadatoria introduz a agulha, ligeiramente em diagonal de forma a passar entre as escamas, e perfura a bexiga. Espera uns segundos que o ar saia. Normalmente os peixes com este problema continuam a comer mas como não conseguem afundar . Se o peixe voltar a comer alimenta-o com comida medicada com antibiotico, por expl. Tetraciclina. Boa sorte. JPM Ps-> è uma actuação arriscada mas se não agires rápido ele vai juntar-se ao criador . "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Hugo Santos Publicado: Abril 21, 2006 Autor Publicado: Abril 21, 2006 Olá Obrigado a todos pelas respostas, mas o peixe foi-se esta noite. Esgalha a intenção de usar o metro não era só para os parasitas mas por ser um antibiótico para bactérias anaeróbicas e o peixe JÀ estava noutro antibiótico. João essa seria a próxima tentativa mas não tive tempo e o peixe estava ainda na quarentena... de facto já o fiz com um Oscar adulto e deu resultado. Por outro lado a bexiga não me parecia tão inchada assim para ter esse tipo de intervenção..enfim menos um... Abraço
Esgalha Publicado: Abril 26, 2006 Publicado: Abril 26, 2006 hummm, não sabia que o metro funcionava como anti bacteriano. pena o peixe :
Recommended Posts