Poderá ser possível??


Pilinhas

Recommended Posts

Boas!!

 

(Já pesquisei e fiquei com duvidas ou então filo mal??)

 

Tenho um aqua de 200l montado á cerca de um mês com substrato da ADA(power sand esp. e aqua soil) que pelo que pesquisei o power sand é materia organica e que passado 3 a 4 semanas começa a decompor e a libertar principalmente fosfatos e outros para a agua e daí o surgimento de algas ??CERTO??

O que acontece comigo é que tanto os fosfatos e nitratos estão a zero (repeti os testes 2x) e as algas já começaram a aparecer poucas mas já algumas, e a hemianthus micranthemoides está com algumas folhas a ficarem brancas embora se estejam a desenvolver bem.

Por isso a minha duvida é: será que necessito de adubar para repor estes elementos em falta?ou ainda é cedo para estes elementos fosfatos e nitratos se manifestarem, os testes da Nutrafarin são fiaveis.

Alguem que já tenha tido alguma experiencia com substractos ADA me possa elucidar

 

Setup

 

aqua 120x45x50

 

Substrato Ada power sand esp. e aquasoil

 

Fauna: por enquanto zero

 

Flora: As 2 hemianthus, glosso, eleocharis minima, bacopa caroliana, bolbits,pogostemon helferi, ludwigia inclinata cuba

 

CUMPS

J.Botão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O que acontece comigo é que tanto os fosfatos e nitratos estão a zero (repeti os testes 2x) e as algas já começaram a aparecer poucas mas já algumas, e a hemianthus micranthemoides está com algumas folhas a ficarem brancas embora se estejam a desenvolver bem.

Se tens os Fosfatos e os Nitratos a zero, é normal que as algas apareçam...

Trata de fertilizar com fosfatos e nitratos, apesar de teres ouvido que o power sand os liberta para a água, passado algum tempo. Eu não confirmo nem desminto, porque nunca usei desses areões férteis. Mas uma coisa é certa, se os testes não acusam fosfatos nem nitratos (e se estão bons), é porque não os tens na água, e são necessários às plantas.

 

Quanto aos testes da Nutrafin, para mim são fiáveis. Há melhores, mas para o preço são testes aceitáveis.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente não é muito normal com esse substrato ter os nitratos e fosfatos a zero.....mas antes de pensares em gastares dinheiro em fertilizantes.....e visto que esse substrato É uma bomba em nutrientes, aconcelho-te primeiramente a introduzir um ou dois peixes resistentes caso tenhas o aquário a ciclar á pouco tempo, ou introduzires fauna a sério caso o aquário já tenha ciclado....

 

Digo isto porque sei que esse substrato aliado a esse areão vai te largar nutrientes e acidificar a água a médio prazo.....e penso ser desnecessário fertilizares....até porque não tens uma flora muito acentuada e exigente que o justifique.....isto é a minha opnião..

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais