Recommended Posts

Publicado

qual a melhor forma de manter as plantas mais vivas?com CO2 caseiro ou um kit desse que se compra nas lojas??

Publicado:

Depende...

Consoante o volume do aquário, número e tipo de plantas...

Podes passar por várias soluções. As mais conhecidas são o método do fermentador, o método químico, e CO2 comprimido (botija).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

no mei caso o akua é de 110 L e é p por plantas como riccia, musgo, glosso e mais alguma de rapido crescimento!!

o que aconselhas??

Publicado:

Olá.

É a minha opinião, que para 110 litros de água, não devas usar o método do fermentador. A menos que uses umas 3-4 garrafas de 1,5 litros. Mas é chato pois não sei pode controlar os caudais, e está sempre a fermentar.

O método químico, podes ver aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40274

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

muito bom post!!so axo k é um poco perigoso e nao percebi muito bem qual o tempo medio das garrafas??

mesmo assim acho que estou tentado a comprar um desses kits no mercado tava a pensar no Dymax CO2 Atomizer mas nem sequer sei o que é quanto mais como funciona...lol

podias me ajudar?? a minha ultima tentativa será o teu post que apesar de perigoso e com muito material me pareçe muito bom!!

Publicado:

Desculpa lá... perigoso???

Já alguma vez viste o sistema, ou trabalhaste com ele?

Acho mais perigoso alguém tentar fazer um aquário, do que usar este sistema. Não é por ser um tópico meu, porque nem fui o primeiro a usar o sistema.

O CO2 químico não é perigoso... é a mesma coisa que um carro.

Achas que os carros são perigosos? Para mim, tanto podem ser como não...

Se souberes guiar um carro, e tiveres consciência do que estás a fazer, não há perigo nenhum pois não?

Com o CO2 é a mesma coisa...

Sinceramente não percebo, como é que se nem conheces o sistema, dizes logo que é perigoso... cabecadura

Aquela mistura dura, a mim, cerca de 15-20 dias. Aliás, está escrito no tópico...

Quanto ao Dymax CO2 Atomizer, pelo que estive a ver é apenas um difusor de CO2. Não um injector. O injector, como o nome indica, é o que produz/armazena CO2, e o injecta no aquário. O difusor, de forma semelhante é o que dissolve/difunde as bolhas de CO2 grandes, em micro-bolhas de forma a que se dissolvam o máximo possível na água do aquário, evitando assim, uma perda excessiva de CO2.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

perigoso porque o tornaste perigoso em termos de avisos e porque mal ou bem estamos a lidar com um acido!!

concondo ctg no assunto do carro, e se formos a ver no fundo tudo é perigoso...e n podemos viver no medo!!

kt ao difusur, era essa a mh duvida, cm nao dizia k era dufusor n sabia como o tratar!!

mas obrigado pelas explicaçoes, muito agradado!!

Publicado:

Olá de novo.

perigoso porque o tornaste perigoso em termos de avisos e porque mal ou bem estamos a lidar com um acido!!

Mas porque é que as pessoas pensam que só os ácidos fazem mal?

As bases são capazes de fazer tanto mal ou pior que os ácidos... cabecadura

Neste sistema, se houver perigo nem é o ácido, pois esse está diluido...

Mas enfim...

e se formos a ver no fundo tudo é perigoso

Exacto... e se não soubermos lidar com isso, aí é que está o perigo. Não é só mandar ao ar e dizer que por ser ácido ou base é que é perigoso.

Desde que se respeitem as normas de segurança e manuseamento das coisas, não há razões para nos preocuparmos.

Outra coisa da qual dependemos mais, e é capaz de ser muitíssimo pior que qualquer químico... electricidade.

Por isso, deixem lá de terem medo de algo que não conhecem.

Quase que me dá vontade de invocar os perigos do hidróxido de hidrogénio... :wink:

Cumprimentos

Luís Fortunato