Luis Dias Publicado Abril 19, 2006 Publicado Abril 19, 2006 Olá, Não estou, de forma nenhuma, a conseguir controlar o meu surto de algas. (a pesar de não fertilizar à 3 ou 4 meses). De maneira que tenho que recorrer a medidas extremas antes que as algas dominem por completo toda a flora. Assim, precisava de saber em média (deve depender do tipo de planta) qual o maximo de tempo que posso deixar as luzes apagadas antes das plantas se ressentirem irremediavelmente? Obrigado, Luis.Dias
JPRibeiro Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Olá, Podes manter um apagão por 3 dias, sem grandes problemas para as plantas saudáveis, eliminando as algas. Deves oxigenar a água durante o processo. Saudações. http://ocontagotas.blogspot.com
coimbra Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 -Assim "de chapa" 3-4 dias "estás à vontade"... -Contudo, chamo-te a atenção que deves procurar a razão do aparecimento das algas."Não há aquário sem algas", mas a situação de "praga" denota, como bem deves saber, um desequilibrio no aquário.Se não é de nutrientes, pode ser da iluminação ou da qualidade da água...Há que procurar a razão se não, elas apareceram novamente...(se o problema advir da iluminação o "renascimento" das plantas pós-apagão pode ser problemático, não te esqueças disso...) -Sae`s são sempre o mais precioso aliado... -Aproveita e faz uma limpeza profunda no material de filtração da água... Um abraço Coimbra
Just_me Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Não estou, de forma nenhuma, a conseguir controlar o meu surto de algas. (a pesar de não fertilizar à 3 ou 4 meses). De maneira que tenho que recorrer a medidas extremas antes que as algas dominem por completo toda a flora. A minha questão é...se não estás a fertilizar, afinal o que é que estás a fazer contra as algas? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
nfdc Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Não estou, de forma nenhuma, a conseguir controlar o meu surto de algas. (a pesar de não fertilizar à 3 ou 4 meses). De maneira que tenho que recorrer a medidas extremas antes que as algas dominem por completo toda a flora. A minha questão é...se não estás a fertilizar, afinal o que é que estás a fazer contra as algas? De facto. Também tinha a ideia que, retirando a fertilização iria retirar muito alimento às algas. Agora, depois de ter o meu aquario desligado durante três dias não hesito em fertilizar. Se bem compreendo, basicamente temos de fornecer armas às plantas para combater as algas. E essas armas passam por iluminação adequada, micro e macro-nutrientes e dioxido de carbono. Sem estes elementos as plantas estagnam e ficam sujeitas a surtos de algedo... No meu aquário, após ter feito um melhoramento na iluminação tive uma explosão de algas enorme. Tentei reduzir a iluminação e cortar radicalmente nos fertilizantes. Nada feito. As algas continuavam a progredir. Optei pela bomba atómica. Três dias sem luz e quatro dias com iluminação progressiva. Ainda tenho algumas algas mas, diria que 70% desapareceram. Vou começar a fertilizar com TMG para ver se consigo pegar nisto. Sinto necessidade de ter testes de fosfatos ( este vem a caminho da alemanha ), de magnésio e Ferro para conseguir controlar melhor a quantidade de fertilização. Não me agrada a ideia de estar a fertilizar às escuras. Nuno Costa
Luis Dias Publicado: Abril 19, 2006 Autor Publicado: Abril 19, 2006 JPRibeiro, - e verdade, nem me lebrava da oxigenação... coimbra, - sim, o aquario está, sem duvida, desequilibrado. Da qualidade da agua não pode ser. 50% todas as semanas + mais 1700l/h de filtragem. A razão ainda não sei, mas entretanto, tenho mesmo que agir. -SAE's tenho, tadinhos, às vezes embrulham-se no alguedo... mas não pegam muito nelas. - sim, feito, refeito e novamente feito. Tudos isto, nos ultimos 3/4 meses. Até já me disseram que não deveria fazer qualquer tipo de manutenção no aqua durante um mês. just_me, - percebi-te! (mesmo sem a ajuda do nfdc...eheh) - no entanto, tal como ele, sempre pensei e na realidade ainda penso, que se o elemento mais forte é a planta, então na ausencia de nutrientes, será esta o sobrevivente. Por isso deixei de fertilizar assim que começou o problema. Tal como o filtro de fundo, talvez seja tambem uma coisa a desmistificar... nfdc, - vou ter que fazer algo semelhante ao que fizeste. Apagão o maximo de dias possivel, seguido de luz (talvez só 8 ou 9h/dia) e no meu caso um PMDD dividido(custumava administrar todos os quimicos misturados). Obrigado a todos, Luis.Dias
Just_me Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 É exactamente ao contrário. Tens algas que crescem com nitratos zero, tens algas que crescem com fosfatos 0, tens algas que crescem com o potássio a 0, não tens plantas que cresçam com nenhum destes elementos a 0. É preciso não esquecer que os desiquilibrios tanto são pela positiva como pela negativa. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Jatbas Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Just_Me já agora e claro, sendo muito generalista, quais os valores indicados para se ter as plantas a 100%. Isto num aspecto , frisando novamente, muito generalista. AquaWizard
Luís Fortunato Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 Olá. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=36113&start=2 Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts