Duvida sobre apagão


Luis Dias

Recommended Posts

Olá,

 

Não estou, de forma nenhuma, a conseguir controlar o meu surto de algas. (a pesar de não fertilizar à 3 ou 4 meses). De maneira que tenho que recorrer a medidas extremas antes que as algas dominem por completo toda a flora.

Assim, precisava de saber em média (deve depender do tipo de planta) qual o maximo de tempo que posso deixar as luzes apagadas antes das plantas se ressentirem irremediavelmente?

 

Obrigado,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Assim "de chapa" 3-4 dias "estás à vontade"...

 

-Contudo, chamo-te a atenção que deves procurar a razão do aparecimento das algas."Não há aquário sem algas", mas a situação de "praga" denota, como bem deves saber, um desequilibrio no aquário.Se não é de nutrientes, pode ser da iluminação ou da qualidade da água...Há que procurar a razão se não, elas apareceram novamente...(se o problema advir da iluminação o "renascimento" das plantas pós-apagão pode ser problemático, não te esqueças disso...)

 

-Sae`s são sempre o mais precioso aliado...

 

-Aproveita e faz uma limpeza profunda no material de filtração da água...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou, de forma nenhuma, a conseguir controlar o meu surto de algas. (a pesar de não fertilizar à 3 ou 4 meses). De maneira que tenho que recorrer a medidas extremas antes que as algas dominem por completo toda a flora.

 

A minha questão é...se não estás a fertilizar, afinal o que é que estás a fazer contra as algas?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou, de forma nenhuma, a conseguir controlar o meu surto de algas. (a pesar de não fertilizar à 3 ou 4 meses). De maneira que tenho que recorrer a medidas extremas antes que as algas dominem por completo toda a flora.

 

A minha questão é...se não estás a fertilizar, afinal o que é que estás a fazer contra as algas?

 

De facto.

 

Também tinha a ideia que, retirando a fertilização iria retirar muito alimento às algas.

 

Agora, depois de ter o meu aquario desligado durante três dias não hesito em fertilizar.

 

Se bem compreendo, basicamente temos de fornecer armas às plantas para combater as algas.

E essas armas passam por iluminação adequada, micro e macro-nutrientes e dioxido de carbono.

 

Sem estes elementos as plantas estagnam e ficam sujeitas a surtos de algedo...

 

No meu aquário, após ter feito um melhoramento na iluminação tive uma explosão de algas enorme.

Tentei reduzir a iluminação e cortar radicalmente nos fertilizantes.

Nada feito.

 

As algas continuavam a progredir.

 

Optei pela bomba atómica.

Três dias sem luz e quatro dias com iluminação progressiva.

 

Ainda tenho algumas algas mas, diria que 70% desapareceram.

 

Vou começar a fertilizar com TMG para ver se consigo pegar nisto.

 

Sinto necessidade de ter testes de fosfatos ( este vem a caminho da alemanha ), de magnésio e Ferro para conseguir controlar melhor a quantidade de fertilização.

 

Não me agrada a ideia de estar a fertilizar às escuras.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JPRibeiro,

 

- e verdade, nem me lebrava da oxigenação...

 

coimbra,

 

- sim, o aquario está, sem duvida, desequilibrado. Da qualidade da agua não pode ser. 50% todas as semanas + mais 1700l/h de filtragem. A razão ainda não sei, mas entretanto, tenho mesmo que agir.

-SAE's tenho, tadinhos, às vezes embrulham-se no alguedo... mas não pegam muito nelas.

- sim, feito, refeito e novamente feito. Tudos isto, nos ultimos 3/4 meses. Até já me disseram que não deveria fazer qualquer tipo de manutenção no aqua durante um mês.

 

 

just_me,

 

- percebi-te! (mesmo sem a ajuda do nfdc...eheh)

- no entanto, tal como ele, sempre pensei e na realidade ainda penso, que se o elemento mais forte é a planta, então na ausencia de nutrientes, será esta o sobrevivente. Por isso deixei de fertilizar assim que começou o problema. Tal como o filtro de fundo, talvez seja tambem uma coisa a desmistificar...

 

 

nfdc,

 

- vou ter que fazer algo semelhante ao que fizeste. Apagão o maximo de dias possivel, seguido de luz (talvez só 8 ou 9h/dia) e no meu caso um PMDD dividido(custumava administrar todos os quimicos misturados).

 

Obrigado a todos,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É exactamente ao contrário.

 

Tens algas que crescem com nitratos zero, tens algas que crescem com fosfatos 0, tens algas que crescem com o potássio a 0, não tens plantas que cresçam com nenhum destes elementos a 0.

 

É preciso não esquecer que os desiquilibrios tanto são pela positiva como pela negativa.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=36113&start=2

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais