Recommended Posts

Publicado

como é possivel eu ter a riccia a fazer pearling e ter o

indicador de co2 com cor azul (co2 insuficiente).??

Publicado:

A cor Azul não quer dizer que tens pouco CO2 dissolvido na água!

A cor Azul refere-se ao PH naquele momento.

Fazendo a intersecção com o KH, irás encontrar o teor de dioxido de carbono dissolvido na água.

Mesmo que tenhas um PH elevado, se a dureza for também elevada irás ter mais CO2.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

eu estou a falar do indicador de co2 da red sea, é um reservatorio pequeno onde metes uma contidade de agua do aquario e colocas 2 gotas do produto que vem com a embalagem.

mas na embalagem diz que as cores referidas são do co2.

Publicado:

Eu tenho esse teste de CO2 que o nfdc colocou o link! E está sempre a verde escuro! E a minha riccia nao cresçe nem morre e pearling nem ver! LOL

Certo é da minha iluminação :twisted:

Publicado:

A cor indica o PH da água ( supostamente ) naquele momento.

Se a água não estiver sobre o efeito de turfa, a intersecção entre o PH e o KH dar-lhes-á o teor de CO2 presente na água.

No site The Krib, haverá concerteza um quadro indicativo sobre os valores.

O propósito desse teste é baseado numa dureza de carbonatos fixa.

Sabendo o KH, esse teste dará o PH, o que, pela intersecção desses valores, nos permite saber naquele instante quanto CO2 temos dissolvido na água.

Ok?

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Olá.

O propósito desse teste é baseado numa dureza de carbonatos fixa.

Isso para a água em que não é injectada CO2...

Porque se injectares CO2 numa água, vais estar a aumentar o KH desta... (isto se ele se dissociar).

Senão, não fazia sentido essa tabela tão conhecida...

como é possivel eu ter a riccia a fazer pearling e ter o

indicador de co2 com cor azul (co2 insuficiente).??

Queres melhor?

Caixa da optimus, cerca de 5 litros de água, metade de uma lâmpada de 14 Watts (uma calha de 40 cms ilumina duas caixas), com tampas as caixas, mais o protector foleiro das calhas da aquapor, sem CO2 e fertilizações nem nada que se pareça, e a riccia pearla...

A Riccia fluitans é a planta (que eu conheço) mais fácil de fazer pearling. Como tem as faces iguais, os estomas encontram-se distribuidos igualmente nas duas faces da folha (eu acho que sim). Ou seja, nas folhas das ditas plantas normais, a maioria dos estomas encontram-se no lado de baixo (verso) da folha.

Além do mais, que aliado a isso, a riccia tem um metabolismo muito rápido, daí que tenha a capacidade de conseguir realizar a fotossíntese em "maior escala" que as outras plantas. Logo, entende-se que para área de folha, a riccia seja das plantas que consiga produzir mais O2 por unidade de tempo/quantidade de luz...

Há também outro facto, que julgo ser preponderante nisto do pearling. A riccia, pelos vistos, tem uma textura boa para acontecer o pearling. Ou seja, o suporte para as bolhas terem uma tensão superficial mais baixa (mais estável) é melhor do que nas outras plantas...

Quanto ao teste, não sei como funciona. Eu guio-me por outros testes. Pelas plantas e pelos peixes. As plantas indicam-me o nível mínimo. Ou seja, se tenho pouco CO2. Os peixes indicam-me o nível máximo, se tenho muito (ficam ofegantes).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

o meu é este:

Pic_4176_16.jpg

estou a ver é que não vale a pena ter indicador

Publicado:

Provavelmente não me terei explicado bem.

O propósito do teste é, num determinado momento e baseado numa determinada dureza medir o teor de CO2 presente na água.

Claro que, o que o teste mostra é apenas o PH.

Para saber o teor de CO2 é necessário o KH também

É um teste meio estúpido, mas serve pelo menos para vermos o valor PH sem ter de andar com as gotas atrás ( embora eu ande na mesma ).

Essa ideia de medir o teor máximo de CO2 baseado em peixes ofegantes deixa-me algo receoso... :twisted::twisted::twisted:

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

entao como é possivel em ter o ph tal alto, se tenho troncos e co2 no aquario??

Publicado:

Olá.

Essa ideia de medir o teor máximo de CO2 baseado em peixes ofegantes deixa-me algo receoso...

Porquê?

Tens medo de matar os peixinhos?

Conheces melhor maneira?

Que se fores a ver, se tiveres alguma fonte ácida ou básica no aquário, podes dizer adeus a essa tabela... tal como tu já disseste.

Eu não acerto os níveis de CO2 com os peixes. Eu ligo o CO2, escolho um caudal que eu já sei ser satisfatório para as plantas e deixo estar. E sei que os peixes não se queixam. Porquê? Porque já fiz isto uma data de vezes (todos os dias). Agora, da primeira vez, tive de ir controlando para ver se os peixes se acusavam. As plantas reagiam bem (pearling de algumas) e os peixes nunca estiveram ofegantes, óptimo...

entao como é possivel em ter o ph tal alto, se tenho troncos e co2 no aquario??

Basta teres algo que te esteja a subir o pH. O CO2 nem sempre baixa o pH. Se o KH já for elevado, dificilmente baixarás o pH com injecção de CO2. Por mais que borbulhes...

Vê lá se não tens algum objecto/areão calcário no aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Claro que, o que o teste mostra é apenas o PH.

Para saber o teor de CO2 é necessário o KH também

É um teste meio estúpido, mas serve pelo menos para vermos o valor PH sem ter de andar com as gotas atrás ( embora eu ande na mesma ).

Interessante é que o indicador permanente dame um PH diferente de quando uso um teste de PH individual!! porque sera???

Publicado:

Quao diferente?

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

boas, o indicador já esta verdinho, ehehehehe

troquei a garrafa da nutrafin por uma de 1,5lt caseiro, só mantive o difusor da nutrafin e esta a bombar.

a deferenca esta na garrafa da nutrafin que só manda 4 bolhas de cada vez, a de 1,5lt sai continuamente

• 2 meses depois...
Publicado:

Retomando o tópico... Comprei ontem o Teste de CO2 da Sera, mas não percebi muito bem como é que funciona. Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado.

Publicado:

Entre ontem e hoje morreram dois peixes... Não sei se estará relacionado com o nível de CO2... Não me apercebi que os peixes estarem ofegantes. Tenho o compartimento do teste de CO2 no aquário, deitei ontem 4 gotas de indicador e a cor esteve sempre no verde... Mas a minha dúvida é quanto tempo após a adição das gotas à àgua devo fazedr a leitura e de quanto em quanto tempo devo substituir a "mistura" água + indicador...

Ontem a meio da tarde deixei de injectar CO2. Hoje tenho o pH alto...

Cumprimentos.

Publicado:

Hoje de manhã tinha mais um peixe morto... Continuo sem ter certeza se estará relacionado com o CO2 ou não...

Acho surpreendente que num forúm desta dimensão ninguém possa intervir no assunto em questão...

Cumprimentos.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!