Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Precisava que me confirmassem este rumor... Ja li aqui no forum por varias vezes que as calhas Dymax aguentavam com lampadas com o dobro (ou quase) da potencia (por exemplo, as de 60cm aguentam com 2xT5s de 24W em vez de 14W).

A minha pergunta é: "isto é mesmo verdade?", ou seja, o balastro "aguenta" mesmo com essas lampadas, ou vai ficar em esforço e estourar passado algum tempo?? Isso aplica-se a todos os tamanhos de calhas? Sendo assim qual a potencia que conseguiria meter numa calha de 90cm?

Pedia a quem soubesse que me respondesse com alguma urgencia porque vou comprar até sexta-feira a iluminação para o aquario e tenho que decidir entre uma calha Dymax com lampadas de maior potencia ou DIY.

Um abraço a todos,

Hugo Ferreira

Publicado:

segundo andei a ver e ainda hoje mandei uma pm ao cesar_dias por causa disso mesmo, porque segundo ele o balastro é o mesmo para todas as calhas.

Se assim for é muito tentador a compra de uma calha destas :)

Eu ando a sonhar é com uma 3xT5 24w...

Publicado:

Pois... Eu gostava de saber se as calhas de 100cm trazem lampadas de 39W (ou, pelo menos, se suportam lampadas de 39W). Se o balastro for igual apra todas as lampadas, entao significa que o balastro tem que suportar 2x59W (das calhas de 150cm)...

Ninguem sabe confirmar isto ao certo??

Publicado:

Eu comprei um calha Dymax com 2 T5 a 21W (Uma branca e outra azul).

Substitui por duas T5 de 39W, até agora tem funcionado perfeitamente.

Não sei se nas restantes funciona, mas na minha funciona.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Segundo ouvi dizer, o balastro é IGUAL para todas as calhas, tenham o tamanho que tiverem...

Sera que se eu desmontar uma dymax de 60cm e meter duas lampadas de 39W a esse balastro, funciona? Como e que posso saber que o balastro nao esta em esforço??

Publicado:

Olá pessoal,

Só para dizer que desmontei uma calha Dymax de 60cm, alongei o cabo, e liguei uma T5 de 39W ao balastro electronico com sucesso...

A lampada passa em 2 segundos por 3 fases distintas de luminosidade. Honestamente nao tenho conhecimentos suficientes para dizer se a lampada esta a funcionar no seu débito de luz máximo ou não, mas posso dizer que comparativamente a uma lâmpada de 14Ws ligada lado a lado, com a mesma cor, a de 39W emite uma luz consideravelmente superior (e não é por ser maior)...

Penso que os balastros electronicos não funcionam quando se lhes dá uma lâmpada não suportada.. Corrijam-me por favor se estou errado...

Um abraço,

Hugo Ferreira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!