Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, Decidi passar para os salgados. Para isso comprei um aquário de 240L(120x40x50), um deltec apf600, umas bombas e uma osmose. Por agora é o que tenho.

Como vou ter de arranjar um aquario de 54L para a minha sump, fiquei com uma dúvida muito grande. A dúvida tem a ver com a passagem da água do aquario principal -> escumador -> sump -> aquário principal.

Então é assim, o meu aquário não tem coluna seca. Estive a pensar e estava inclinado a por um tubo do aquario principal para o escumador, este tubo estaria à profundidade de 2 cm do topo da água, levando água ao escumador( que estará em baixo) através da gravidade, depois o escumador deitava a água tratada para dentro de uma sump, que por sua vez através de uma bomba elevava a água para o aquário principal. A minha dúvida é, se o nível da água baixar a baixo da profundidade do tubo que alimenta o escumador, já não irá mais água para lá, mesmo que depois volte a repor a água toda através da bomba de elevação, nunca mais conseguirei por água no escumador pois não?

esquema.GIF

Sendo que a linha azul é a linha de água normal, a linha vermelha é o caso em dúvida(ex: a bomba da sump manda menos água para o aquário principal do que está a sair deste) e identifica a linha da água final ( o tubo que alimenta o escumador fica a seco). E a linha verde é a linha da água depois de a bomba da sump repor água que estava na sump. Como o tubo que alimenta o escumador está a seco, será que a bomba que o escumador tem para escumar faz uma alteração de pressao que faça com que a água volte a ser puxada ?

Agradecia que me ajudassem a esclarecer esta duvida

Helder Quinzico

Publicado:

Olá,

A única hipotese é teres um overflow - como estás a pensar nunca vais conseguir ter um equilibrio e a bomba vai estar a funcionar em seco muito rapidamente!

Abraço,

Diogo

Publicado:

EXacto, como te tinha dito, ou tens um overflow feito com uma caixa, ou tens um overflow feito apenas com tubagem (como te mostrei).

Acho que a caixa é melhor embora mais complicada de construir.

Agora, fazer um furo num aquário já não é um bicho de 7 cabeças como era aqui há uns anos atrás, mesmo estando o aquário cheio... Podes fazê-lo mesmo tu, com alguma técnica/conhecimento/cuidado. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!