Jorge V. Gonçalves Publicado Abril 16, 2006 Publicado Abril 16, 2006 Olá boas. Adequeri um filtro novo para um aquario que montei de novo 80x35x40. É um hidor prime 10 300l/h 1,5l volume filtrante será que serve? Já agora se alguem tiver um diga de sua justiça. Um abraço. Citar
João Magalhães Publicado: Abril 16, 2006 Publicado: Abril 16, 2006 O filtro deveria ter um caudal 5 vezes superior ao volume do aquário, parece-me que esse seja um pouco "curto" Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
jampex Publicado: Abril 16, 2006 Publicado: Abril 16, 2006 Isso do ter 5X o caudal superior à capacidade do aquário não se aplica aos filtros externos mas sim aos internos. Senão vejamos o exemplo do Eheim 2213 que faz 440 Ltrs Hora e está aconcelhado para aquários até 250 Ltrs. Citar Em aquário dependência.
Luís Fortunato Publicado: Abril 16, 2006 Publicado: Abril 16, 2006 Olá. Isso do ter 5X o caudal superior à capacidade do aquário não se aplica aos filtros externos mas sim aos internos. Senão vejamos o exemplo do Eheim 2213 que faz 440 Ltrs Hora e está aconcelhado para aquários até 250 Ltrs. Não concordo. Essa do aconselhado até aquários de 250 litros, só se forem plantados e não tiverem quase peixes nenhuns. Eu num de 50 litros tenho um 2213 e um interno Fluval 2 Plus. É só cerca de 15 vezes a litragem do aquário por hora E mesmo assim acho que poderia ser mais... Depende sempre do tipo de peixes que tenhas. E concordo com o João Magalhães. Mesmo para "peixinhos", 300 litros/hora acho que fica um pouco à quem... Se for para alguns ciclídeos ou loricarídeos que são excelentes a sujar, não aconselharia menos que 10 vezes a litragem do aquário/hora. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
fraldini Publicado: Abril 16, 2006 Publicado: Abril 16, 2006 epa eu tenho um hidor de 400 num aquario destes não me posso queixar , era para ser de 300 mas eu não quis arrependi me do kit deste aquario mas prontos á sempre a primeira vez em tudo mas preferi logo um de 400 e tou na boa , Citar
Esgalha Publicado: Abril 16, 2006 Publicado: Abril 16, 2006 e pá, mas porque é que vocÊs usam caudais tão grandes? eu nos meus não chego sequer a ter 3 vezes, ou entao tenho 3 vezes, o meu primeiro aquário vinha como filtro interno que fazia 3 vezes o volume do aquário e aguentou firme durante meses, até eu decidir comprar um exterior por ter menos manutenção. actualmente, estao plantados, excepto um que só tem plantas há superficie, e de resto mais nada. está cheio de L's e cory ( 80l para 7L's com cerca de 7/10cm ) a espera que o tapete da casa deles cresça e chega perfeitamente, os peixes não andam a voar dentro do aquario, e os meus niveis estão todos impecáveis. tenho é de limpar o filtro em regra de duas em duas semanas, porque eles fazem muita porcaria e as massas filtrantes ficam todas porcas. mesmo assim os niveis nunca acusam amonia nem nitritos. porquê ter 5 vezes o caudal? quando eu comecei todas as indicações diziam 3 vezes como sendo o necessário e até agora tenho-me dado bem. Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 17, 2006 Publicado: Abril 17, 2006 Olá. e pá, mas porque é que vocÊs usam caudais tão grandes? Talvez porque os peixes que a gente mantem gostam de muita circulação de água... está cheio de L's e cory ( 80l para 7L's com cerca de 7/10cm) E? Eu tenho 8 num de 50 litros... Não vou fazer juízos, mas colocasses mais corrente no teu aquário seria melhor. Repara, não estou a dizer para colocares mais filtração, sim mais corrente. E não, os L's não voam... mesmo assim os niveis nunca acusam amonia nem nitritos. Mais uma vez... Filtração biológica não é o mesmo que circulação de água. Sabes onde é que eu tenho o meu filtro biológico nesse aquário de L's de 50 litros? Se no Fluval interno, se no EHEIM externo? Em nenhum deles... É mesmo o areão e a decoração do aquário. Ainda esta 6ª-feira troquei 15 litros e limpei os filtros. E limpar com água quente, de modo a que saia a porcaria toda dos filtros, para ter mais caudal. Mas como tudo, cada qual sabe da sua vida. Eu falo da minha experiência com os L's. Também tenho plantados, e nesses às vezes o filtro nem 2 vezes o volume do aquário circula por hora... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
João Magalhães Publicado: Abril 17, 2006 Publicado: Abril 17, 2006 Isso do ter 5X o caudal superior à capacidade do aquário não se aplica aos filtros externos mas sim aos internos. Senão vejamos o exemplo do Eheim 2213 que faz 440 Ltrs Hora e está aconcelhado para aquários até 250 Ltrs. Isso aplica-se a qualquer tipo de filtro desde que usado isoladamente. Não tem nada a ver com o ser externo, interno ou de decantação. Quanto às indicações das marcas, isso é puro markting. Se colocarmos 40 ou 50 mbunas num aquário de 2m e seguirmos as indicações de caudais dos fabricantes bem que temos tudo morto passado algum tempo. Isto da relação caudal/volume não é linear. Como já alguém disse tem a ver com o tipo de peixes, como o facto de ter plantas ou não, ou seja basicamente tem a ver com a carga orgânica que os peixes libertam. Quanto maior é o aquário mais baixa pode ser a relação Q/V, contudo nós é que vamos vendo como se porta o aquário com determinado caudal de filtragem. Algumas pessoas ainda são crentes nas indicações dos fabricantes, e depois andam aqui no forum a colocar tópicos de águas esverdeadas, matéria organica em suspensão, peixes ofegantes, etc.... :D Temos também que seguir um pouco a necessidade dos peixes, mesmo que estejamos a exagerar na filtragem, há peixes que nos exigem uma filtragem (ou pelo menos ciculação) elevadíssimas. Cada caso é um caso, e cada um aprende com as suas asneiras, é um facto inegável Exemplos, meus: Aquário de 450L (ext: 1350L; int: 1150L) estou a pensar brevemente a colocar mais 1350 de int. Mesmo parecendo-me que está mais ou menos estável. Aquário de 180L (ext: 900L; int: 1150L) estável. Aquário de 380L (ext: 1350L; int: 1150L) talvez vá reforçar com mais 1150L de int. Tive muito tempo montado um de 200L com 20 mbunas e com ext: 1350L durante algum tempo e estava condenado ao insucesso, comecei a ter problemas graves com a qualidade da água, até ao momento que instalei mais 1150L/h de filtragem int. A partir dái acabaram-se os problemas. Vou ficar por aqui, que já estou a ser muito chato cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Jorge V. Gonçalves Publicado: Abril 17, 2006 Autor Publicado: Abril 17, 2006 Olá Então devo aumentar o volume de circulação ou de filtragem? E já agora o meu aquario tem algumas plantas e ainda poucos peixes foi montado á pouco tempo! Abraços. Citar
krushandkill Publicado: Abril 17, 2006 Publicado: Abril 17, 2006 E eu com um aqua de 150cm para escalares, ponho um filtro grandalhão? E não é suposto os escalares não gostarem de muita corrente? Mesmo pondo 3 pontos de pesca da água e um tubo perfurado de saida, mesmo assim com 1300l/h deve fazer corrente que perturba os escalares, não? Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Esgalha Publicado: Abril 17, 2006 Publicado: Abril 17, 2006 ivan, ok há peixes que gostam de mais crculação que outros, mas o rapaz nem disse que peixes tinha. eu sei que os L's gostam de mais circulação de qualquer das formas, estão só temporariamente naquele aquário, e o aquário está em boas condições de higiene, por isso, a filtragem está a cumprir o seu proposito. de qualquer das formas nunca tive muito caudal nos meus aquários e os L's não se queixam, pelo contrário, por isso n creio que seja algo importante filtragem biológica tens sempre. senão no filtro, então na agua e no areão, senao lá ias ter as amonias e os nitritos. e 8 L's para 50l não é pouco? mais que não seja porque são territoriais, e depois porque não são peixes assim tão pequenos quanto isso. queres mais caudal... a unica razão para quereres mais caudal é só mesmo por causa das espécies em si não é? hum... de qualquer das formas provocar corrente em aquário, não me parece que recrie as condições na natureza. os L's que gostam de correntes nos rios, têm um fluxo de água unidirecional linear, ao passo que num aquário, o fluxo é completamente aleatório, e quanto mais caudal, mais aleatório fica, com têndencia para ser circular, logo pouco natural. de qualquer das formas não mantenho africanos ( que necessitam de muita corrente ), por isso não sei por experiência propria, as vantgens de um fluxo de água forte nesses casos que são supostamente necessários, por isso não vou falar do que não sei bom mas é como dizes, cada um sabe de si, e faz aquilo com que obteve melhores resultados. no meu caso, e as espécies que mantenho incluindo os L's, dão-se bem com pouco fluxo de água, as condições de higiéne são boas,a água limpa, a colocaçao da saida do filtro permite uma boa circulação de água tanto a nivel de filtragem como de oxisnação de água e pronto. os peixes estão saudaveis, em harmonia e com respirações bastante calmas, e é isso que eu pretendo . joão magalhães, que diferença notaste na água quando aumentaste o caudal no aquário que te estava a dar problemas? que problemas eram esses?. já agora que estamos a falar em caudais, e aproveito para me instruir um pouco mais em africanos, porque é que há peixes que necessitam de muita circulação? Citar
Jorge V. Gonçalves Publicado: Abril 20, 2006 Autor Publicado: Abril 20, 2006 Olá :D OK Pessoal para já vou mantelo assim. Xau. Citar
ric-santos Publicado: Abril 20, 2006 Publicado: Abril 20, 2006 Oi ! Acerca do tópico, concordo com algumas opiniões, no entanto no meu caso tenho 750l/h para um aqua de 120 lt's +/- 100 lt's reais, logo dá uma relação de 7.5. Só que como o João Magalhães disse, "indicações do fabricante" 750l/h Agora não percebi: João Magalhães "Quanto às indicações das marcas, isso é puro markting. Se colocarmos 40 ou 50 mbunas num aquário de 2m e seguirmos as indicações de caudais dos fabricantes bem que ....." mbumas E já que tou numa de "calhau" o que são L's ? Obrigado Citar Cumprimentos Ricardo
Esgalha Publicado: Abril 20, 2006 Publicado: Abril 20, 2006 bom, as marcas contam que os aquários não vao estar hiperpopulados. eu tenho os meus pela indicaçao da eihem, e nao tenho problemas de filtragem, e tenho bastantes peixes em cada aquário, mas não estão sobrelotados. Só n tenho é um caudal violento. L's são peixes da familia dos plecos procura por Loricarideos Citar
SAAC Publicado: Abril 21, 2006 Publicado: Abril 21, 2006 Boas, Sempre ouvi dizer "...nao existe a palavra excesso no que respeita a filtragem..." Citar A cavalo da do não se olha o dente
Recommended Posts