Recommended Posts

Publicado

Boas

Algém me sabe dizer de que se trata e como se resolve.

É que de um momento para o outro as Cryptocoryne começaram a ficar com as folhas todas podres, isto em coisa de 2 ou 3 dias.

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Publicado:

viva, as criptos que tenho tb se passa o mesmo, parece-me que quando as podo ficam com mais força, e cresciam mais rebentos, mas apartir de certo tamanho as folhas abria buracos e ficavam tb assim podres.

Isto só acontece nas folhas com mais tempo e nas maiores, se calhar precisam de algum tempo emersas.

26675160.img.jpg

Publicado:

Pois num dia estavam, assim passados dois dias já tinham montes de folhas podres, acho rápido de mais.

Pic_339_6.jpg

E não foi só com esta mas também com outra que mudei de um AQ. mais pequeno porque já era muito grande, enfim estão a ficar todas assim mas só as Cryptocoryne, o resto está tudo bem.

Publicado:

Não é uma doença, wm inglês chamam-lhe cryptocoryne meltdown.

Há muitas teses sobre a causa deste fenómeno. Por experiência própria só testemunhei isso quando aumentei um pouco a temp do aqua.

Que temperatura tens?

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Boas

A temperatura é de 26º.

Publicado:

viva,

Aconteceu-me o mesmo, mas desde há uns tempos para cá que não acontece, não sei porquê... :)

Não retires as raizes que nascem novas folhas.

Publicado:

Deve variar de espécie para espécie, as minhas são uma variedade de wendtii e "derreteram" todas quando subí temporáriamente de 26 para 29.

Pode ter não ser resultado directo da temp, mas deve ter tido alguma coisa a haver porque mal baixei elas começaram a recuperar.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

boas!

e se isto não for nenhuma doença nem nenhuma carencia de nútrientes?

e se fôr apenas o ciclo de vida da planta?

não se esqueçam que a "casa" destas plantas nem sempre está cheia de água, na natureza há cheias e secas, isto pode apenas ser uma faze em que a planta "adormece" e depois volta a acordar.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

viva,

e se fôr apenas o ciclo de vida da planta?  

O problema é que isto não é ciclico. Acontecia-me frequentemente á meia duzia de meses atrás, e neste momento as cryptos estão sem problemas há pelo menos 2 meses.

Publicado:

Boas

Parece-me que terá a ver com o facto de serem mexidas porque tenho uma que vei de outro AQ. e foi a primeira a ser atacada.

Vou esperar que mais posso fazer.

Abraços

FOCA

Publicado:

Olá

Também me aconteceu o mesmo há um tempo atrás, e resolvi o problema com um comprimido de Ferrotabs da JBL.

Publicado:

BOA

Não me leibrei dessa um comprimido ao pé das ra´zes de certeza que vai ajudar

Abraços

FOCA

Publicado:

So agora vi essa cena e vim apenas dizer que nao e preciso tirar a planta do aquáro, pois ela passado 3 4 semanas do aparecimento da doença, as folhas cairão e ela rebentará em força, mais do que ao inicio.

Por isso Foca nao te aflijas :).

Abraços

ShO