PH a 6?? e na sobe


Pilinhas

Recommended Posts

Aquario - 120x45x50 Remontado em 25/03/06

Substrato Power Sand e Aquasoil (ADA)

 

Flora

 

Glosso

Eleocaris Minima

Hemiantus callitrichoides Cuba

" " Micranthemoides

Bolbits (em dois troncos muito pequenos)

Posgostemon Helferi

Ludwigia inclinata

Riccia

Mais plantas vermelhas que na sei o nome

Algas muito poucas , o que no inicio está optimo

 

Iluminação 5x39w T5 DIY

 

CO2 2x recepientes da Nutrafarim com entrada na saida do filtro, receita caseira bomba 3 a 4 semanas

 

Fauna por agora Ottos 6 e Cardinas 4

 

O que acontece é que não consigo perceber porque o PH não sobe mantem-se a 6 - 6,2 quando a agua cá de casa vem com um PH de 7,4, já comprei um teste novo da JBL porque julgava que o que tinha cá em casa estivesse marado, mas o resultado foi o mesmo 6,2 (na sei se os camarões vão aguentar)

Alguem que já tivesse passado por isto me possa ajudar a descobrir o problema.

Esqueci-me de referir: tenho algumas pedras negras(Lage) que comprei em bruto um calhau de 12 Kg = 5,5 € no Maxmat da Moita e depois parti a meu gosto; será da lage??

 

CUMPS

J.Botão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso é do Aquasoil que baixa as durezas e o pH pois, para além de outras coisas, é constituído por turfa. Os camarões não se ressentem se as variações no pH não forem bruscas e com grande descrepância entre valores. Não te preocupes que com as trocas de água ao lonfo do tempo os valores irão estabilizar perto dos valores com que a água sai da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! não é não saber o que se está a adquirir, só que nunca pensei que o substratcto da ADA descesse tanto o PH.

Já ando nisto á 12 anos já vou no 5º Layout mas não me cuibo de perguntar quando estou confuso.

Porque quem sabe tudo são os espertos, e não os inteligentes

 

CUMPS

Pilinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bastava uma pequena pesquisa aqui no forum para obter a tua resposta antes de comprar o solo (que de barato n tem nada) e de montar o aqua.

É a mesma coisa de meter areia de recife e depois perguntar o porque de o ph estar assim :wink:

 

Quando a turfa começar a saturar vais ver que o ph já se vai aproximar mais daquilo que queres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! não é não saber o que se está a adquirir, só que nunca pensei que o substratcto da ADA descesse tanto o PH.

Já ando nisto á 12 anos já vou no 5º Layout mas não me cuibo de perguntar quando estou confuso.

Porque quem sabe tudo são os espertos, e não os inteligentes

 

 CUMPS

            Pilinhas

 

é , e em 12 anos muita coisa mudou.. para bem, diga-se de passagem, mas antes não havia forum, nem irc, nem newsgroups depois surgiram como base de troca de informação ( e foi ai onde começei a aprender mais um pouco ) e em alguns forums estrangeiros , antes era areão do rio e pouco mais, nem c02 etc...

acreditem que desleixei a aquariofilia durante cerca de 2 anos e nesse espaço de tempo, as poucas coisas que sabia ficaram obsoletas, porque entretanto outras e muitas coisas surgiram, não me çembro d aquasoil e etc, o amano dava os primeiros passos na europa etc....

tenho a impressão que a aquriofilia sofreu um boom nesses tempo em que estive adormecido. estou enganado?

por isso é natural que certos conceitos que vos são comuns sejam para nós, velha geração, absolutamente desconhecidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Tenho exactamente o mesmo problema so que o meu PH estáva em 4,70 e so com TPAs consegui subir um bocado..entretanto continua a descer devagar!

 

Só espero que as plantas se aguentem porque os peixes que tenho 12 arlequins acho que nao ha crise!

 

Vou continuar todas as semanas a trocar agua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro testar água da torneira, depois quanto tempo tem o aquário montado? como está de matéria orgânica? em excesso acidifica a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu tambem tenho mesmo problema tenho PH a 6 nao sei porquê e tenho 13 bébés gupys e nao sei se vao resistir o que faço ,omeu PH habitual era 7 nao sei o que se passa

aguentam e bem. Os meus reproduzem-se com pH à volta dos 6 (as vezes um bocadinho menos) e andam com um comportamento normalissimo e umas cores lindas. O que faço é uma TPA todas as semanas que me corrige o pH um bocadinho (6,0->6,2)

O pior que se por fazer é andar a corrigir pH, pois na maioria das vezes o que mata os peixes é a variação. Por isso mesmo que um peixe seja (aconselhado) para pH 7, ao corrigirem de pH 6 para 7 podem matar os peixes que até estavam confortáveis no pH acido.

cumprimentos, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais