Recommended Posts

Publicado

boas...

gostaria de saber se o kcl dá para fertelizar... que tem pelo nome de "cloreto de potássio"...

visto que já foi aqui falado mas ficou muito por dizer a seu respeito...

a sua composição tem cloretos, quais são as suas vantagens e desvantagens???

a sua adição não vai trazer uma subcarga na coluna de àgua???

é suposto já haver uma quatidade enorme de cloretos no aquario...

sem mais.

teste0eb.png

cumps

Manu33.

Publicado:

Boas.

Pelo que sei a quantidade de cloretos que estarás a adicionar aquando da fertilização é desprezável....

E segundo me consta também, já existem cloretos na água canalizada e isso não se traduz em maleficios para o aquário....corrijam-me se estiver engado.

Por isso, e na minha opnião, não há qualquer problema em fertilizar com cloreto de potássio, desde que se saiba o que se está a fazer (relativamente a quantidades)

Espero ter ajudado,

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Publicado:

Olá.

gostaria de saber se o kcl dá para fertelizar... que tem pelo nome de "cloreto de potássio"...

Sim... o KCl dá para fertilizar. Potássio e Cloro...

a sua composição tem cloretos, quais são as suas vantagens e desvantagens???

As vantagens é que tem cloretos, as desvantagens é que além do Potássio só tem cloretos... :D

a sua adição não vai trazer uma subcarga na coluna de àgua???

é suposto já haver uma quatidade enorme de cloretos no aquario...

Depende do tipo de água. Nas águas da torneira, a concentração de Cloretos costuma andar à volta dos 40 ppm.

Os cloretos, tal como outros grupos/elementos químicos são essenciais às plantas. Não são "falados" porque já existem em concentrações óptimas ou superiores às necessárias às plantas, na água da torneira.

Andei à procura, e encontrei uma página "gira" a explicar para que serve o Cloreto (para os humanos). Nas plantas também existe, e atrevo-me a dizer que é um macro secundário importante, pois tal como no organismo humano, é usado como contra-anião de muitos catiões (metais, Sódio, Cálcio, Magnésio, etc...) nas soluções aquosas que existem dentro dos organismos dos seres vivos.

http://vitanetonline.com/forums/1/Thread/688

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Se o problema fosse o excesso, então também não se deveria usar Sulfato de Potássio, pois até há mais sulfato dissolvido na água do que cloretos :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ok.

então a sua quantidade a fertelizar é igual ao sulfato de potássio???

tenho os nitratos um pouco altos 40 mg/l , e tenho vindo adicionar 2ml de k2so4...para ver se consigo baixar os nitratos...

(podem corrigir-me se algo estiver mal)

por conseguinte vou começar a fertelizar com "KCL"...

sem mais...

teste1iy.png

cumps

Manu33.

Publicado:

Olá de novo.

então a sua quantidade a fertelizar é igual ao sulfato de potássio???

Quantidade como? Se achas que deves repartir a fertilização de potássio por K2SO4 e por KCl?

É indiferente. Tanto um como o outro servem para fertilizar potássio somente. Lá por serem sulfatos ou cloretos, não quer dizer que esses aniões "a mais" sejam preponderantes na fertilização do aquário...

A água da torneira já tem sulfatos e cloretos suficientes.

O madvieri escreveu que a concentração de cloretos adicionados por nós era desprezável face à já existente na água da torneira. Na minha opinião, não é. Mas lá por não ser desprezável, não quer dizer que isso envolva algum risco para a saúde das plantas.

Tal como o ião sulfato, o ião cloreto é um macro ião. Existe em grandes quantidades na água e é bem tolerado pelos peixes e plantas... Se não, coitadinhos dos nossos peixes, só poderíamos fazer TPA's com água destilada ou de osmose :lol:

Outra coisa: 2 ml de K2SO4... qual é a concentração? Em 2 ml de uma solução de K2SO4, pode haver infinitas concentrações. Isso não nos diz nada... :D

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá manu33.

O teu raciocínio de baixar os nitratos com potássio está certo e, se estás a fertilizar com sulfato de potássio, não vale a pena estares a mudar para cloreto de potássio. Agora, como diz o Luis, tens é de saber qual a concentração que estás a injectar dentro desses 2 ml. A partir daí, já consegues ter uma ideia mais exacta da quantidade que necessitas de injectar tendo sempre como referência a observação das plantas que são o nosso teste mais exacto.

Publicado:

boas.

eu tenho uma solução feita por mim com K2SO4 em 62.25ml de agua destilada adicionei 6.25gr de K2SO4.

é evidente que ficaram alguns sais por dissolver mas foram muito poucos...

e digo que a agua era destilada...

sem mais...

cumps

Manu33.

Publicado:

boas.

depois desta informação gostaria de saber se é possivel adiçionar como fertelizante,

este tipo de solução "KCL-AgCL"...

visto eu ter 1 frasco com esta solução.

mais uma vez obrg...

fiquem bem.

teste0sf.png

cumps

Manu33.

Publicado:

Olá.

NÃO!!!!!

Isso é cloreto de prata. Além de ser muito insolúvel, ter iões prata na água não é muito saudável... :)

Cumprimentos

Luís Fortunato