Luis Dias Publicado Abril 10, 2006 Share Publicado Abril 10, 2006 ... o da morte do meu L66. Ando a tentar perceber o porquê desta morte, mas não consigo chegar a conclusões. Basicamente, preciso da ajuda dos mais experientes. Eis a informação mais relevante que posso desde já fornecer: O habitat é o de um 'bem' plantado de 540L e 300W de iluminação. Amonia - 0 Nitritos - 0 Nitratos - 0 Fostatos - 0 Ferro (o bom e o mau) - 0 gH - 4 kH - 5 pH - 6.8 A fauna: 6 escalares, 20 corys de varias especies 5 botias de duas especies, 6 SAE e um Hypostomus Plecostomus já com uns 15cm. Notas adicionais: Apesar de o aqua não ter 'tocas' há muitos esconderijos por baixo de troncos e plantas. A alimentação era alternada dia sim, dia não entre larva vermelha, artemia e flocos. Há sempre rodelas de pepino e/ou courgete à disposição, bem como algas... O fundo nunca é 'aspirado'. Só havia um exemplar. Agradeço desde já qualquer ajuda neste dignostico, Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Abril 12, 2006 Autor Share Publicado: Abril 12, 2006 Bom pessoal, Constato, com alguma alegria, que aparentemente ninguem tem experiencia com a morte destes bichinhos. Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui_Patricio Publicado: Abril 12, 2006 Share Publicado: Abril 12, 2006 Bem, eu nunca tive hypancistrus, mas vamos lá ver se consigo dar uma ajuda. Notaste algo estrano no peixe antes de ele morrer? Algum sinal de doença (barriga inchada, respiração acelarada, não comer)? Tens o aqua bem oxigenado?? será que foi alvo de alguma violencia por parte de outro peixe?? Pode ser que com uma analise mais profunda consigamos chagar a alguma conclusão.... "Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel." "Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos." Leis de Murphy Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Abril 12, 2006 Autor Share Publicado: Abril 12, 2006 Bem, eu nunca tive hypancistrus, mas vamos lá ver se consigo dar uma ajuda. Obrigado Rui. Aqui o que conta, também é um bocado a intenção. Como não sou de desistir, o objectivo primordial do meu post é mais a prevenção de futuros azares. Notaste algo estrano no peixe antes de ele morrer? Algum sinal de doença (barriga inchada, respiração acelarada, não comer)? O mais estranho antes de morrer, foi o ter-se mostrado 2 dias antes do acontecimento. Ambas a vezes no período diurno do aquário. Estava muito ‘paradão’ (não sei se é o normal.) A zona do peito estava algo escura. Tens o aqua bem oxigenado?? Isso não sei bem. Mas nunca nenhum dos outros peixes me pareceu ofegante e o aquário é completamente destapado, a uma temperatura a rondar os 27º. Para alem de estar muito plantado. será que foi alvo de alguma violencia por parte de outro peixe?? Não sei se o meu pleco o perseguia. Nunca testemunhei isso. Pode ser que com uma analise mais profunda consigamos chagar a alguma conclusão.... O que me ocorre, é que o aqua não tem grande corrente (não sei se é condição suficiente para causa de morte) e a competição pela comida de fundo deve ser muita. (20 cory + o pleco + 5 botias), apesar de ser bastante generoso. Cmprmnts, Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 12, 2006 Share Publicado: Abril 12, 2006 Olá Luís Dias. Uma pergunta. Davas-lhe comida de noite? Tipo, meia hora, uma hora depois das luzes se apagarem? Como deves saber, a maior parte dos Loricarídeos têm hábitos nocturnos, e muitos deles só comem nesses períodos. Ajudando à festa, tens muitos indivíduos que se alimentam no fundo do aquário. Notaste se a barriga dele além de escura estava metida "para dentro"? Sinal de que não se alimentam Já agora, não consegui ver o tamanho do peixe. Era muito pequeno? É que face a um Plecostumus de 15 cms, não duvido nada que não lhe calhasse comida nenhuma Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Abril 12, 2006 Autor Share Publicado: Abril 12, 2006 Olá Luís Dias. Uma pergunta. Davas-lhe comida de noite? Tipo, meia hora, uma hora depois das luzes se apagarem? Como deves saber, a maior parte dos Loricarídeos têm hábitos nocturnos, e muitos deles só comem nesses períodos. Boas Luis. Para aproveitar o bihorario, coloquei o horario do meu aqua invertido. Ou seja das 23h às 9h é dia para eles. De resto é noite(fica escuro e sossegado). (Acho que isto não tem influencia) Mas respondendo mais concretamente, a alimentação é 30 mim antes de apagar as luzes. Eu certificava-me que "bastante" comida ficava no fundo, até porque quero aumentar os fosfatos... Ajudando à festa, tens muitos indivíduos que se alimentam no fundo do aquário. Notaste se a barriga dele além de escura estava metida "para dentro"? Sinal de que não se alimentam Sim, a concorrencia era capaz de ser muita... mas o aqua tem uma area de fundo de 150*60 é muito cm2. Não tenho a certeza se a barriga estava para dentro. No entanto não me chamou à atenção... se esvivesse muito, certamente teria notado, acho. Fiquei intrigado com a cor, não reparei bem no resto.... Já agora, não consegui ver o tamanho do peixe. Era muito pequeno? É que face a um Plecostumus de 15 cms, não duvido nada que não lhe calhasse comida nenhuma Era juvenil. tinha entre os 3 e os 4cm. O tamanho de uma cory. Nunca me aconteceu um 'L' não se fazer à comida, a não ser que algo o colocasse em stress. Obrigado, Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fraldini Publicado: Abril 12, 2006 Share Publicado: Abril 12, 2006 tou solidario contigo tenho um ancistrus espero nunca me acontecer isso pois adoro ele , um abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jacinto Silva Publicado: Abril 17, 2006 Share Publicado: Abril 17, 2006 Olá Luís Dias, Desde já lamento o sucedido. Como se costuma dizer: - Estas coisas só não acontecem a quem cá não anda! Embora eu não tenha experiência com o L`66, ressaltou-me da tua descrição sobre as circunstâncias da morte, um pormenor que talvez possa ter sido fatal - a temperatura da água a 27ºC. Estive a ver no catálogo da Aqualog e a temperatura indicada para este peixe é de 22 a 25ºC. Já agora, diz-me? - Há quanto tempo tinhas colocado o teu L 66 no Aqua? - O pH e a temperatura do local de origem (local de onde veio para tua casa) eram iguais aos que encontrou no teu Aqua? Note-se que se tratava de um juvenil, por isso muito mais susceptível de sofrer com as variações do meio ambiente. Desejo-te melhor sorte para a próxima! Um abraço! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Dias Publicado: Abril 18, 2006 Autor Share Publicado: Abril 18, 2006 Olá Luís Dias, Desde já lamento o sucedido. Como se costuma dizer: - Estas coisas só não acontecem a quem cá não anda! Obrigado. É verdade. Quem anda à chuva... Estive a ver no catálogo da Aqualog e a temperatura indicada para este peixe é de 22 a 25ºC. Sério?! No Aqualog?! Eu não tenho o Catalogo da Aqualog. Tenho-me guiado por alguns sites (FishProfiles e tropicalresources.net) estes indicam entre os 25º e os 30º. Inclusive, não são poucos os relatos de quem os mantenha com discus, a estas temperaturas mais altas. - Há quanto tempo tinhas colocado o teu L 66 no Aqua? À cerca de 1 semana e meia. - O pH e a temperatura do local de origem (local de onde veio para tua casa) eram iguais aos que encontrou no teu Aqua? O pH é o mesmo. ambos a 7.0. A temperatura é que variou 1º. Passou dos 26º para os 27º. Note-se que se tratava de um juvenil, por isso muito mais susceptível de sofrer com as variações do meio ambiente. Sim, pode perfeitamente ter sido um problema de aclimatização. Coloquei-o num aquario extremamente plantado, com poucas correntes... o que tambem não deve ter ajudado. Desejo-te melhor sorte para a próxima! Um abraço! Obrigado, Luis.Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jacinto Silva Publicado: Abril 19, 2006 Share Publicado: Abril 19, 2006 Olá Luis Dias, Estive a ver no catálogo da Aqualog e a temperatura indicada para este peixe é de 22 a 25ºC. Sério?! No Aqualog?! Eu não tenho o Catalogo da Aqualog. Tenho-me guiado por alguns sites (FishProfiles e tropicalresources.net) estes indicam entre os 25º e os 30º. Inclusive, não são poucos os relatos de quem os mantenha com discus, a estas temperaturas mais altas. Verifiquei também no "PlanetCatfish" e de facto neste site são indicadas temperaturas mais elevadas, como tu referiste para o L 66. Verifiquei também que em relação ao L 333 Hypancistrus sp., "parente" próximo do L 66 Hypancistrus sp. "King Tiger Pleco", acontece exactamente igual, ou seja, para o L 333 alguns autores apontam temperaturas de 26 a 30ºC e a Aqualog indica valores de 22 a 25ºC. Esta questão é tão importante quanto dela depender a vida destes "bichinhos"! Será que se trata de erros gráficos ou serão conceitos diferentes? Venha alguém que ajude a esclarecer esta dúvida!!?? Cumprimentos. Jacinto Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pandadosmares Publicado: Abril 20, 2006 Share Publicado: Abril 20, 2006 Viva, Tenho um L66 Adulto com 15 cm numa temperatura de 28º sendo essa uma temperatura confortavel para este. Em temperaturas mais baixas podem verificar pequenos tremores nos Hypancistrus o que indica que ele se encontra numa temperatura anormal, algo que por vezes se verifica entre os 25/26º. Temperaturas elevadas até aos 31/32º são toleradas no entanto a longo termo têm o efeito negativo de diminuir a longevidade, pois o ritmo cardiaco aumenta. Indicas que o fundo nunca é aspirado o que no caso dos L's pode ser um erro crítico pois é a zona onde o teu L66 anda, e onde se vão acumular todo o lixo em decomposição. Normalmente no caso dos L66 a sua barriga é sempre clara, o que no teu caso pode revelar uma infecção bacteriologica, que revela-se no inicio com tons arosados ou vermelhos. Luis, aparentemente o teu L66 morreu devido a uma infecção. É muito importante que mantenham a água limpa, e o fundo do aquario igualmente limpo, pois não se esqueçam que é onde os Loricarideos normalmente estão e local onde normalmente se armazena a maior quantidade de lixo, detritos e restos de comidas. Espero que tenha ajudado. Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZANITO Publicado: Agosto 13, 2006 Share Publicado: Agosto 13, 2006 isso é normal acontecer... Também de vez em quando tenho esses dissabores com alguns ^Ls, o ultimo foi com um Hypancistrus L262, que penso ser dos unicos a tê-los...tinha 5, um morreu passado uns dias de os adquirir, e agora morreu este. Sintomas é o normal quando eles morrem, meio parados, sempre no mesmo sitio, à vista durante o dia, e com a barriga meio inxada,não se pode fazer nada. Nunca fui favor de medicamentos, já tive Ls bastante mal e sem fazer nada recuperaram , como tb uns aparentemente saudáveis e de repente puff. CESt la VId. Custa porque gostamos muitos destes meninos, quando é um cardinal, que se lixe, quando é um L....já não pensamos igual, seja ele qual for. Quanto as temperaturas, na amazónia donde eles vêm (pelo menos os que eu tenho) axam que têm temperaturas no verão na ordem dos 25 26º? Acho que não é por ai que está a causa.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts