Bytter Publicado Abril 8, 2006 Publicado Abril 8, 2006 Boas pessoal! Pois é, aqui vos venho mais uma vez pedir ajuda num tópico muito badalado neste forum: A Iluminação... Então aqui vai.. Neste momento estou a fazer um móvel em ferro + madeira de 110x40x200 (ja ta feiro, so falta a madeira... as fotos vao num topic a parte . Neste vai ficar temporariamente o meu aqua de 100l (100x30x40), até conseguir alguma empresa (ou alguem) que me arranje um de 105x40x50 a um preço de amigo :D Nessa altura terei então cerca de 200l brutos. Para tal, encomendei um filtro novo Eheim 2224, ja com meios filtrantes e set A+B de montagem a um preço de amigo (99€), e um termostato Eheim 200W. Infelizmente como não ando a nadar em $$$, quero fazer o mais possivel em DIY. Isto ja incluiu o movel, e vou agora para a iluminação... O movel vai ser totalmente aberto em cima, pelo que a evaporação da água não deve levar a uma grande condensação nas lâmpadas. Tendo andado com uma duvida terrivel. Ora, eu quero ter um aqua densamente plantado (e com glossostigma). No que tenho actualmente estou com 120W (para 100l), com 1T8 + 4Economicas 6500K. Agora para o novo... Estava a pensar em 4 T5 de 39W... Mas ja ouvi dizer que e um desperdicio e que fosse para as T8 (compensava a nivel de preço de material e custo energetico). Também já ouvi dizer que isso tudo e um disparate e que fosse mas é para as PC's de 55W. O que tenho neste momento que balancear é: a) O custo do equipamento TODO (lampadas + balastros + encaixes); b) a qualidade de iluminação no que diz respeito à "necessidade" das plantas; c) o tombo ao fim do mês com a conta da luz; d) a qualidade efectiva a "longo prazo"; e) o cumprimento máximo das lâmpadas tem que ser 105cm. Nesta equação meto já de parte as HQIs. AS T8s parecem-me ser a solução mais baratinha, mas tenho medo que para uma coluna de água de 45cm não chegue. Entre as T5 e as PCs ando às "escuras", porque ainda nao consegui entrar numa casa onde me dessem o preço de TUDO (lâmpadas + balastros!) Please, ?!?! :D Noutro assunto mais ao lado, e se alguém me arranjar um aqua baratinho com silicone transparente desse tamanho (va la ppl :D), o que é que devo usar como substracto? Já vi por ai que "turfa + fertilizante NPK + akadema" funciona muito bem. Mais uma vez queria a melhor relação qualidade / preço / longo-prazo... Um grande obrigado a todos! Hugo Ferreira Citar
Jatbas Publicado: Abril 8, 2006 Publicado: Abril 8, 2006 se queres gastar pouco e quando chegar a altura de mudar de lampadas não ser muito caro também, vai para as economizadoras normais de 6500k. Tudo bem que não têm espectros azuis e isso (anda ai a calha do Just_Me que ele vai por ou já pos leds azuis para tere os espectros azuis, é uma boa ideia) mas as plantas dão-se muito bem e não se queixam. Senão vai para as T8. Para a altura do teu aqua, para mim, é a melhor solução, depois das compactas. Em alternativa, podes juntar as T8 e as compactas. Citar AquaWizard
nfdc Publicado: Abril 8, 2006 Publicado: Abril 8, 2006 As T5 são a melhor opção mas o equipamento é caro. As PC são baratas, e depois das T5 são as melhores. As T8 podem ser usadas como complemento apenas. Com 50cm de coluna de água, começa a esquecer as T8... Nota: Não sei porque puseram as T5 na lista negra... Porque será que o Oliver Knott as usa quase sempre? Porque será que na Alemanha as T5 esmagam as T8 a nível de vendas? Porque será que as T8 estão a desaparecer do mercado aquariofilo nos EUA? Citar Nuno Costa
Jatbas Publicado: Abril 8, 2006 Publicado: Abril 8, 2006 Para mim as T5 não estão na lista negra. Se houver dinheiro é do melhor que se pode comprar. Mas é preciso reconsiderar, a menos que seja para algo mesmo especial, ou lá está, se não houver problemas com dinheiro T5 é do melhor, mas quando se quer algo mais em conta, as compactas fazem bem o serviço delas. Eu tenho 50 cms de coluna de agua e a glosso não se queixava com as compactas. Podem n ter espectros azuis para fazer os "arburedos", mas nada que umas podas nao o façam também. Mas pronto, podendo-se comprar, venham as T5. Citar AquaWizard
Bytter Publicado: Abril 8, 2006 Autor Publicado: Abril 8, 2006 Quando dizem as T5s sao caras, tamos a falar de "quao" caro? Diguemos, para um aqua de 200litros (105x40x50), estaremos a falar de quantas T5 (nao me parece que aqui o 1W/litro se adeque, ja que as T5s com os mesmo Ws debitam mais lumens que as T8)? E balastros para elas rondam quanto? E que nas casas de electricidade sao todos uns antipaticos de primeira categoria e nunca tem o material todo, ou nao sabem qual e, etc... etc... Um abraco e obrigado pessoal, Hugo Ferreira Citar
Bytter Publicado: Abril 9, 2006 Autor Publicado: Abril 9, 2006 Eh pah: http://www.aquaristic.net/shop/shop.php/si...04ddb7.48737787 330€ por 4x39W?? Tipo... Isto nao se arranja mais barato? Afinal, as lampadas ja encontrei por aqui a volta dos 13€. Um balastro 2x39W nao pode custar mais que 50€!! Ou, efectivamente, esse e o custo que devo estar a espera se quiser usar T5? Citar
nfdc Publicado: Abril 9, 2006 Publicado: Abril 9, 2006 Para uma calha não está caro. Mas se optares por comprares o balastro tipo Arcadia 2x54W, preço em Portugal +- 150 euros, juntamente com lampadas a 10 euros cada e respectivos reflectores a 12 euros cada, fica-te mais barato. Eu tinha à venda aqui no fórum um balastro de 2x54W da arcadia mais lampadas e reflectores por 120 euros. Era só ligar à energia e, mesmo assim ninguém o quis. Neste momento está emprestado ao meu chefe mas, em principio ele fica com ele, tamanha a diferença de luz que ele tem comparativamente à anterior. Mais barato só dado... Citar Nuno Costa
Bytter Publicado: Abril 9, 2006 Autor Publicado: Abril 9, 2006 :lol: :| Bem, com esses preços parece-me que vou para as PCs de 55W. Nao me digam que os balastros para as PCs também rondam os 150€... :D Citar
nfdc Publicado: Abril 9, 2006 Publicado: Abril 9, 2006 Força. A opção PC é muito mais barata que a T5, embora não tão boa... Como não tens pais ricos ( penso eu ), não ganhaste a lotaria ( penso eu de que ) e não foste ao Banco ( penso que provavelmente talvez não sei ), vai para as PC. Citar Nuno Costa
Oinq Publicado: Abril 9, 2006 Publicado: Abril 9, 2006 Faz isso com PC PLLs. São T5 "dobradas"... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
paulo duarte Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Não inclui lampadas mas os preços são competitivos: http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...p?cPath=188_201 Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Just_me Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Agora para o novo... Estava a pensar em 4 T5 de 39W... Mas ja ouvi dizer que e um desperdicio e que fosse para as T8 (compensava a nivel de preço de material e custo energetico). Também já ouvi dizer que isso tudo e um disparate e que fosse mas é para as PC's de 55W. as T5 não são um desperdicio...podem ser boas ou más opções... O que tenho neste momento que balancear é: a) O custo do equipamento TODO (lampadas + balastros + encaixes); b) a qualidade de iluminação no que diz respeito à "necessidade" das plantas; c) o tombo ao fim do mês com a conta da luz; d) a qualidade efectiva a "longo prazo"; e) o cumprimento máximo das lâmpadas tem que ser 105cm. Agora é que estás a falar bem. Tens duas opções: -DIY -Compra no DIY tens muito mais hipoteses de escolheres o sistema adequado lampadas+balastros, mas a parte dos reflectores sofre um bocado. na de compra, é uma questão de escolher bem, mas deixa que te diga, neste caso as T5 são a melhor opção. Porque? Porque ninguem faz calhas T8 ou PC com balastros electronicos (excepto algumas produções limitadas e viradas para a qualidade) e aqui é que está a grande perda! Como nas T5 o balastro tem mesmo de ser electronico...ao menos asseguras que estás a comprar balastro electronico. Noutro assunto mais ao lado, e se alguém me arranjar um aqua baratinho com silicone transparente desse tamanho (va la ppl ), o que é que devo usar como substracto? Já vi por ai que "turfa + fertilizante NPK + akadema" funciona muito bem. Mais uma vez queria a melhor relação qualidade / preço / longo-prazo... Penso que não arranjas muito melhor em relação qualidade/preço/longevidade). (anda ai a calha do Just_Me que ele vai por ou já pos leds azuis para tere os espectros azuis, é uma boa ideia) 4 LED's não são iluminação para aquele aquario...são simplesmente moonlights. Mas sim, fazem-se experiencias no cultivo de plantas no espaço utilizando somente LED's Azuis. As T5 são a melhor opção mas o equipamento é caro. Porque? e nem por isso se formos para o DIY As PC são baratas, e depois das T5 são as melhores. As T8 podem ser usadas como complemento apenas. Com 50cm de coluna de água, começa a esquecer as T8... T8 como complemento apenas??? porquê? com 50cm de coluna de água as T8 aguentam-se sem problemas... Não sei porque puseram as T5 na lista negra... Eu acho que estás a confundir...as T5 é que não são o melhor á força! Mas realmente gerou-se um bocado a ideia que as T8 são melhores que as T5...não são....são diferentes! Porque será que na Alemanha as T5 esmagam as T8 a nível de vendas? Porque será que as T8 estão a desaparecer do mercado aquariofilo nos EUA? Já respondi em cima... porque em calhas comerciais ninguem mete balastros electronicso nas PC e nas T8...e portanto assim as calhas de T5 são claramente melhores...mas não é pelas lampadas é pelos balastros!!! Para além disso é uma questão de marketing. Porque será que o Oliver Knott as usa quase sempre? depois da parte de cima, a resposta é evidente, porque está no mercado alemão e não faz os seus proprios equipamentos Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Bytter Publicado: Abril 10, 2006 Autor Publicado: Abril 10, 2006 Boas pessoal, Obrigado por todos os comentarios... Mas agora fiquei com outra duvida... Onde e que esta o "ganho" do uso de balastros electronicos?? Um abraco, Hugo Ferreira Citar
nfdc Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 O balastro electronico faz principalmente isto: Reduz a cintilação das lampadas, Prolonga o tempo de vida útil das mesmas, Consome menos energia, logo é mais eficiente. entre outros beneficios... O unico defeito é que são maiores que os magnéticos. É consideravelmente mais caro que os balastros magneticos, mas a diferença é rapidamente amortizada em dois ou três anos. Em relação ao Post do Just_me: O equipamento das T5 é caro quando comparado com as T8 balastro magnetico. Recomendo T8 como complemento porque as T8 dão-se mal, mesmo mal, com 50cm de coluna de água. Eu que o diga. Eu não quero que as T5 sejam o melhor à força. O problema é que parece que muito pessoal fica algo admirado por eu as recomendar em determinadas situações as T5. Citar Nuno Costa
Recommended Posts