Recommended Posts

Publicado

Boas tardes,

Dado o preço elevado que se paga por uma lampada para plantas, tipo flora-glo, fui por acaso a uma loja convencional de material electrico e perguntei se tinham lampadas para aquários.

Disseram-me que sim e mostraram-me uma lampada fluruoscente da OSRAM que se chama FLUORA.

Estive a investigar um pouco em www.osram.com (nuns pdf's que resultaram de uma pesquisa neste site) e fiquei a saber que tem um espectro vermelho e azul.

Gostava de saber se alguém as utiliza e se está satisfeito... é que, por uma de 18W pediram-me cerca de 7 euros!

Ou seja, muito menos do que se paga por uma daquelas que se encontram nas lojas especializadas em aquariofilia.

Obrigado pela atenção!

Publicado:

A Fluora da Osram é própria para estufas e semelhantes.

Mas, porque razão queres uma lampada para plantas?

Se tens um plantado, não significa que precises de uma lampada para plantas.

Aliás, as algas adoram este tipo de lampada.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

a minha questão é que eu tenho 2 lampadas de 30W fluruoscentes convencionais que vinham com o aquario quando o comprei... Com 140 litros de água (úteis) estou claramente abaixo do aconselhável. Para além disso noto que as plantas estão com aspecto menos bom do que quando as comprei. Estão com manchas, algumas com folhas amareladas, etc, etc.

Assim, e devendo comprar lampadas, queria fazê-lo na melhor relação qualidade/preço. Até porque se o fizer numa loja especializada tenho de gastar à volta de 40 euros...

Este é o meu dilema...

Publicado:

a minha questão é que eu tenho 2 lampadas de 30W fluruoscentes convencionais que vinham com o aquario quando o comprei... Com 140 litros de água (úteis) estou claramente abaixo do aconselhável. Para além disso noto que as plantas estão com aspecto menos bom do que quando as comprei. Estão com manchas, algumas com folhas amareladas, etc, etc.

Assim, e devendo comprar lampadas, queria fazê-lo na melhor relação qualidade/preço. Até porque se o fizer numa loja especializada tenho de gastar à volta de 40 euros...

Este é o meu dilema...

Publicado:

Então opta pela Osram por ex. e coloca 1 lampada de +- 5000k e outra de +- 6500 k.

Pessoalmente não gosto de lampadas para plantas. Só se tivesses mais que quatro lampadas é que colocaria esse tipo de lampadas.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Desculpa a minha ignorância mas que objectivos atingiria com essa combinação?

De qualquer forma não a posso por em prática porque só tenho calha para montar 2 lampadas e estás a sugerir-me ter 3... :wink:

Publicado:

O que sugiro é que recries o ambiente luminoso dos tropicos.

Se colocares uma lampada de espectro próprio para plantas, vais sobrecarregar todo o aquário com essa temperatura e vais ter uma cor que não é natural.

Para além de fomentar o crescimento desmesurado de algas.

Estou a sugerir duas lampadas.

Se a tua calha dá para duas lampadas, então coloca uma de +- 5000k e outra de +- 6500.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Olá!

Pelo que sei, julgo que a fluora da osram é equivalente à Sylvania gro-lux.

No meu plantado tenho uma sem problemas, mas como o nfdc referiu tenho em conjunto com outras de 6.500k

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Deduzo então que a OSRAM é a de +- 5000k?

E quanto à propensão ao aparecimento de algas, mais alguém se queixa?

Ob!

Publicado:

Olá a todos,

Eu penso que o aparecimento de algas tem a ver com vários factores e não apenas com a utilização de determinada lampada.Um dos factores que referi são por exemplo nutrientes a mais na coluna de agua para a massa vegetal que temos no aquario, isto pode ser provocado por exemplo por fertilizações excessivas logo o que não é consumido fica disponivel para o desenvolvimento das algas.

No caso de aumentares a iluminação o que podes fazer é colocar uma ou duas plantas de crescimento rápido como prevenção, porque mais iluminação e/ou determinado tipo de lampada não corresponde necessariamente a algas.

Eu tive um pequeno problema de algas num aquario de 240lts que ficou resolvido numa semana com pequenas tpa's(+/- 20lts) diárias e com a adição de uma planta(limnophia sessiliflora acho eu) que crescia com um ritmo brutal e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes(acho que é assim que se escreve) que é flutuante e que parece que é optima a consumir nutrientes e que também se reproduz muito depressa.

Agora lampadas que algas adoram sinceramente não me parece, mas é apenas a minha opinião que vale o que vale.

De qualquer maneira espera por opiniões do pessoal mais entendido em plantados.

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

Generalizando, as lâmpadas para plantas têm como objectivo fornecer o tipo de luz que as plantas precisam, nomeadamente os espectros utilizados pelas plantas na fotossintese(azul e vermelho).

Outra das questões a ter em conta é a a potência luminosa. Por exemplo se comprarmos os valores de uma aqua-glo e uma flora-glo[nestas lâmpadas vêm expresso em lux(lumens/cm2)], verifica-se que a flora-glo emite mais luz que a aqua-glo. No entando ao vermos ambas a lâmpadas ligadas, parece-nos que é exactamente o contrário.

Há contudo lâmpadas que não devem ser usadas de forma isolada, pois são concebidas como um complemento a outra lâmpada, e é esse o caso da flora-glo.

Já agora, outro factor a ter em conta é o tempo útil de vida da lâmpada!

Ao passo que algumas lâmpadas duram 5000h outras duram 10000h, acho que é esta a diferença entre as marcas JBL e Hagen(aqua-glo, flora-glo,...) e pela diferença de preço, compensa comprar a primeira.

plisboa: Em relação ao teu caso, acho deves tomar uma de duas opções. Ou aumentas a iluminação, ou optas por plantas que necessitem de pouca luz. Há alguns exemplos de plantados bem interessantes, com plantas que requerem pouca luz, e que nada ficam a dever aos "solários" :lol: . Mas isto já é mais conversa para a secção das plantas... :wink:

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!