Recommended Posts

Publicado:

Estás a usar um documento de 1997...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Também tenho de 2004...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

então mostra...

em contunação do outro post, ja te enviei o email. Obrigado pela informação

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Agora uma questão para ambos, ou para quem mais queira contribuir....

Em quais das lampadas a luz atinge mais profundidade em relação a coluna de agua??

è que tenho a sensação que a luz da T5 consegue atingir uma maior profundidade, isso não implicaria uma maior produção de Lumens (não em relação a potencia consumida, mas em relação ao tamanho...)?

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

Leis de Murphy

Publicado:

Já enviei o pdf...

Diz alguma coisa...

No entanto há muito mais informação disponível na internet a confirmar a minha tese.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Pegando na tabela do Just_me e pesquisando no myosram, temos então os seguintes dados oficiais:

por ex. num aqua de 1,20x50x50 com lampadas Osram

Opção T8

lampada T8 36W 865 Daylight 1,20mt

3250 lumen, o que dá 90 lumen/watt

Tempo médio de vida 20000 horas

Opção T5

Lampada T5 54W 865 Daylight FLH 1 1,149

4450 ( 25º ) e 4750 ( 35º )lumen, o que dá 82 l/w ( 25º ) e 88 l/w ( 35º ).

Tempo médio de vida 24000 horas

Conclusão que retiro:

Claramente, a melhor opção é T5, pois mesmo sendo 5 centimetros mais curta aproveita os 18 watts que consome a mais do que a T8 para produzir mais cerca de 1500 lumen na temperatura normal de funcionamento.

E atenção, estamos a falar de 1500 lumen numa lampada apenas e em pouco mais de um metro.

Sendo estes valores da Osram, eu já vi registos de lampadas T5HO de 54W a produzirem 93 l/w, porventura de outras marcas.

Penso que a questão do Rui_Patricio está respondida.

Comentários?

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
Opção T8

Opção T5

pegando nas tuas palavras e se a questão do espaço não se puser ( em 50 Cm metes bem 3x T8 ) eu optaria plas T8, o rendimento é maior e o consumo electrico menor...

Publicado:

Errado.

Opção T8

Com 50cm terias de colocar T8 de 10W cada com ( lampadas da Osram ) 65 l/w = 650 lm x 3 = 1950 lumen

Opção T5

Com 50cm colocarias por ex. T5 de 13W cada com 73 l/w = 950 x 3 = 2850 lumen

Diferença = 900 lumen... pouca coisa, mais eficiente até.

Recomendação:

Quanto menor for o espaço disponível, mais compensatória é a opção T5.

Se queres combater com as T5, escolhe aquas maiores...

Se meteres tecnologia LED até gastas muito menos energia e tens um rendimento imbatível.

Nâo tens é luz nenhuma, mas isso não é problema pois não?

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

nepia percebeste mal ou então eu não me consegui exprimir...

sempre nestas lampadas que apresentaste ( para comparares, presumo que caibam no comprimento do aqua ), e em 50 cm de largura, cabem 3x 36W T8 = 108W ( 9750 lm ) e para a mesma potencia tens 2x 54W T5 ( 9500 lm ).

Neste caso a minha escolha recairia plas T8, pois permitir-me-iam variar mais os espectros...

Sem contar com o problema redundancia, se houver problema numa lampada ou ignitor perco 1/3 da luz e não metade...

Publicado:
nepia percebeste mal ou então eu não me consegui exprimir...

sempre nestas lampadas que apresentaste ( para comparares, presumo que caibam no comprimento do aqua ), e em 50 cm de largura, cabem 3x 36W T8 = 108W  ( 9750 lm ) e para a mesma potencia tens 2x 54W T5 ( 9500 lm ).

Neste caso a minha escolha recairia plas T8, pois permitir-me-iam variar mais os espectros...  

Sem contar com o problema redundancia, se houver problema numa lampada ou ignitor perco 1/3 da luz e não metade...

Não tinha percebido que estavas a falar de largura.

Bem, partindo do principio que o aqua tem 1,20 m t de comprimento ( tem que ser para essas lampadas ) e 50 cm de largura, com 40 cm de coluna de água temos que:

1,20x0,50x0,40 = 240 litros

3x36W = 108W/240 = 0,45 W/litro é suficiente?

Convinha meteres pelo menos 4 help .

3x36W=144W para 13000 lumen

Já nem falo do preço dos balastros ( electronicos ) e das lampadas x 4...

3x54W = 162W/240 = 0,67 W/litro é suficiente?

162W para 14250 lumen

Certamente.

E ficarias com três lampadas, no caso de uma fundir tens mais duas, e podes colocar três espectros. :)

Conclusão:

Menos lampadas, mais iluminação durante mais tempo e mais espaço para trabalhar...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

já agora, e só para dar um outro caso, vamos falar do meu cubo amazonico que estou a montar.

Tem 50x50x50 o que faz 125l, tendo no final entre 90 e 100 litros brutos (isto muito por alto e sem ser exacto) e queria algo como 0.7w/l.

Queria meter uma calha do estilo liftech ou dymax ou mesmo DIY, que solução a nivel de lampadas T5 eu poderia ter para alcançar os 0.7w/l que pretendo (eu ja tenho uma calha com compactas com a qual estou satisfeito, mas queria testar as t5)

Publicado:

T5, tal como T8 são apropriadas para rectangulos.

Cubos ou se mete HQI ( talvez o ideal ) ou PC.

Para 50cm de T5 só há de 13W.

Tinhas que meter muitas lampadas...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Se reparares no tópico inicial, eu referi que estamos a falar de fluorescentes lineares. :lol:

Power compacts e HQI são outra historia, que em determinadas circunstancias são melhor opção.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Não quis intervir antes de ter tempo de ler o PDF, mas tenho que dizer que não aprendi nada com ele, apesar de ser uma boa introdução a eficiencia na iluminação.

Opção T8  

Opção T5  

Conclusão que retiro:  

Claramente, a melhor opção é T5, pois mesmo sendo 5 centimetros mais curta aproveita os 18 watts que consome a mais do que a T8 para produzir mais cerca de 1500 lumen na temperatura normal de funcionamento.  

E atenção, estamos a falar de 1500 lumen numa lampada apenas e em pouco mais de um metro.  

Sendo estes valores da Osram, eu já vi registos de lampadas T5HO de 54W a produzirem 93 l/w, porventura de outras marcas.  

Penso que a questão do Rui_Patricio está respondida.  

Comentários?

os comentários que tenho a fazer é que o tempo de vida indicado é para 25º porque a 35º teem aproximadamente o mesmo tempo de vida das T8.

apesar de produzir mais 1500Lumen, a eficiencia ´continua a ser pior do que as T8.

Bem, partindo do principio que o aqua tem 1,20 m t de comprimento ( tem que ser para essas lampadas ) e 50 cm de largura, com 40 cm de coluna de água temos que:  

1,20x0,50x0,40 = 240 litros  

3x36W = 108W/240 = 0,45 W/litro é suficiente?  

Convinha meteres pelo menos 4  .  

3x36W=144W para 13000 lumen  

Já nem falo do preço dos balastros ( electronicos ) e das lampadas x 4...  

3x54W = 162W/240 = 0,67 W/litro é suficiente?  

162W para 14250 lumen  

Certamente.  

E ficarias com três lampadas, no caso de uma fundir tens mais duas, e podes colocar três espectros.  

Conclusão:  

Menos lampadas, mais iluminação durante mais tempo e mais espaço para trabalhar...

o preço dos balastros seria provavelmente inferior, já que tens balastros de 4x36W mas mais dificilmente encontras balastros para 3x54W. O preço ds lampadas é menor para 4x36 do que para 3x54 apenas por uma questão de massificação.

concordo que fiques com mais espaço...

Não existe uma resposta de qual é melhor, T5 ou T8. Já que em termos de eficiencia a diferença entre elas não é assim tão grande.

O importante é mesmo o conjunto: lampada+ reflector+balastro, que deve ser apropriado para cada caso.

Publicado:

Penso que, em termos aquariofilos, deve haver um compromisso entre a eficiencia e a potencia luminosa.

Isto é, não nos podemos cingir a T8 apenas porque no caso da Osram são 2 lumen/watt mais eficientes.

O que é importante, na minha opinião, é que as T5 oferecem mais iluminação num menor espaço.

Podiamos então dizer que para espaços curtos temos as PC, mas as PC para além do facto de não estarem disponíveis muitos espectros, têm um tempo de vida útil relativamente curto.

E as HQI ocupam demasiado espaço verticalmente e aquecem bastante.

No caso da calha DIY, não tenho dúvidas que a melhor opção seria T5, ao invés das T8 com balastro electromagnético.

O pdf explica pouco ou nada, mas refere que as T5HO ( no caso da Sylvania ) têm uma eficiencia na ordem dos 93 lumen/watt, e no caso das T8 é de 92 lumen/watt.

E se falassemos das T5HE, então aí...

Quanto ao preço das lampadas, as minhas custaram +- 10 euros cada, de 54W 865 OSRAM.

Eu, por ex., tenho 180 watts no pico diário do meu aquario.

2x36W T8 e 2x54W T5.

Se colocasse T8 teria de ter 5 lampadas, e não tinha a penetração de luz que tenho actualmente com as T5, pois estas sendo mais pequenas e mais potentes, concentram mais luz.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
Quanto ao preço das lampadas, as minhas custaram +- 10 euros cada, de 54W 865 OSRAM.

E quanto aos balastros, estamos a falar de quanto para um 2x54W?

Um abraco,

Hugo Ferreira

Publicado:
Penso que, em termos aquariofilos, deve haver um compromisso entre a eficiencia e a potencia luminosa.

então ias para as HQI com reactância electrónica.

Isto é, não nos podemos cingir a T8 apenas porque no caso da Osram são 2 lumen/watt mais eficientes.

pois não, há que escolher a lampada em função do aquário.

O que é importante, na minha opinião, é que as T5 oferecem mais iluminação num menor espaço.

lá está, se queres reduzir a isso....vais para HQI.

Podiamos então dizer que para espaços curtos temos as PC, mas as PC para além do facto de não estarem disponíveis muitos espectros, têm um tempo de vida útil relativamente curto.

estão bastantes espectros, e a vida útil é similara T5 ou T8...desde que...balastro elctronico.

E as HQI ocupam demasiado espaço verticalmente e aquecem bastante.

as lineares ocupam mais espaço no plano....e aquecem o mesmo que as outras se se usar reactância electronica... apenas aquecem mais concentradamente...

T5HO ( no caso da Sylvania ) têm uma eficiencia na ordem dos 93 lumen/watt, e no caso das T8 é de 92 lumen/watt.
...sim, mas não te diz em que espectro pois não? é que o espectro faz variar muito a intensidade luminosa... (os lumens são uma função do olho humano)

E se falassemos das T5HE, então aí...
mas quando fals de T5 HE...cais naquilo que para ti era um problema nas T8...as dimensões...

podes comprar 865 T8 de 36W a 1 euro e tal cada 1...

Se colocasse T8 teria de ter 5 lampadas, e não tinha a penetração de luz que tenho actualmente com as T5, pois estas sendo mais pequenas e mais potentes, concentram mais luz.

concentram, mas se forem mais lampadas o resultado final é identico... desde que a relação lumens/area seja semelhante...o poder de penetração é similar. sim, tinhas mais 1 lampada...tinhas menos espaço, tinhas mais espectros...

enfim... o que eu quero dizer é:

1- as T8 são mais eficientes... são

2- as T8 são AS melhores, não são...depende de cada caso

3. as T5 são as melhores, não são ...depende de cada caso

o mesmo para HQI ou PC....

No caso da calha DIY, não tenho dúvidas que a melhor opção seria T5, ao invés das T8 com balastro electromagnético.
sim, se metes as coisas nestes termos...mas o que eu sempre disse é que as T8 em DIY teem a vantagem de poderes usar balastros electrónicos, e ai a história é diferente.

4- Em vez de estarem preocupados com os +- 1-2-3-5 l/watt deviam estar preocupados em usar balastros electronicos em vez dos magéticos, usar bons reflectores em vez de maus reflectores... acredita que nestes pontos há muito mais a ganhar do que estes l/watt da T5 Vs T8

Publicado:

então ias para as HQI com reactância electrónica.

E a minha mulher matava-me, devido ao saldo da conta bancária e da estética da sala.

pois não, há que escolher a lampada em função do aquário.

Ora nem mais.

estão bastantes espectros, e a vida útil é similara T5 ou T8...desde que...balastro elctronico.

O que consideras similar?

...sim, mas não te diz em que espectro pois não? é que o espectro faz variar muito a intensidade luminosa... (os lumens são uma função do olho humano)

Em principio são ambas do mesmo espectro.

mas quando fals de T5 HE...cais naquilo que para ti era um problema nas T8...as dimensões...

Mas as T5HE são uma excelente solução para tanques pequenos.

podes comprar 865 T8 de 36W a 1 euro e tal cada 1...

Apenas queria referir o preço acessível das T5.

concentram, mas se forem mais lampadas o resultado final é identico... desde que a relação lumens/area seja semelhante...o poder de penetração é similar. sim, tinhas mais 1 lampada...tinhas menos espaço, tinhas mais espectros...

O problema é a relação lumen/profundidade, e o poder de penetração não é nada similar.

Experimenta colocar 3x36W T8 versus 2x54W T5 num aquario de 45cm ou mais de profundidade...

sim, se metes as coisas nestes termos...mas o que eu sempre disse é que as T8 em DIY teem a vantagem de poderes usar balastros electrónicos, e ai a história é diferente.

Não vejo o porquê da historia ser diferente...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
E a minha mulher matava-me, devido ao saldo da conta bancária e da estética da sala.

quanto á conta bancária, o rendimento das HQI com reactância electronica é maior que o das T5, por isso uma boa analise revela que a tua conta bancária ao longo do tempo ia agradecer.

estética da sala? porquê, há soluções HQi bem pequenas... até mais pequenas do que as soluções T5 em comprimento e largura e pouco maiores em altura.

O que consideras similar?
aproximadamente igual, ou seja, muito perto das 20.000 horas como as outras.

Em principio são ambas do mesmo espectro.
para chegarem aos 103l/w de certeza que não são as mesmas dos 92l/W... bastam shifts do espectro para incidirem mais nos verdes para os lumens darem um salto.

Mas as T5HE são uma excelente solução para tanques pequenos.

sabes que as T5 HE teem dimensões similares ás da T8 excepto na espessura... são diferentes das t5HO... por isso quando falas em tanques pequenos... é em profundidade ou em altura?

O problema é a relação lumen/profundidade, e o poder de penetração não é nada similar.
ai não, e porque? tem tudo a ver com a densidade de luz, e se usas mais lampadas...a densidade é igual... logo o poder de penetração também o é!

Experimenta colocar 3x36W T8 versus 2x54W T5 num aquario de 45cm ou mais de profundidade...

já experimentei... e tu já? é que eu nao notei grandes diferenças quer a olho quer nas plantas e de certeza que um luximetro dará valores muito aproximados, isto não tem muito que saber, é uma questão de fisica não muito complicada.

Não vejo o porquê da historia ser diferente...
Porque o teu exemplo é como comparar alhos com bugalhos... mas se o balastro for electronico, as T8 são sem dúvida comepetidoras das T5, mas se ainda nao percebeste que a diferença está nos balastros e não nas lampadas...não te consigo explicar melhor.

levando a coisa ao extremo é como dizer prefiro o carro tal com motor Y ao carro tal com motor X com pneus furados. porque basicamente ter balastro electromagnético é ter os pneus furados.

Publicado:

Eh pá, acho que não vale a pena estar a rebater ponto por ponto todas as tuas opiniões.

Vou aquilo que mais me interessa.

ai não, e porque? tem tudo a ver com a densidade de luz, e se usas mais lampadas...a densidade é igual... logo o poder de penetração também o é!

Eu acho que está relacionado com a concentração de luz.

Por ex. um foco HQI de 70W atinge uma profundidade superior a 2x36W T8.

Se as T5 são mais compactas que as T8, é natural que a sua iluminação também o seja.

já experimentei... e tu já? é que eu não (palavra corrigida) notei grandes diferenças quer a olho quer nas plantas e de certeza que um luximetro dará valores muito aproximados, isto não tem muito que saber, é uma questão de fisica não muito complicada.

Se te perguntei, é lógico que já experimentei.

E notei uma diferença enorme. E olha que tenho colocado em mais aquários e os respectivos donos ficam espantados com a diferença.

Porque o teu exemplo é como comparar alhos com bugalhos... mas se o balastro for electronico, as T8 são sem dúvida comepetidoras das T5, mas se ainda não (palavra corrigida) percebeste que a diferença está nos balastros e não nas lampadas...não te consigo explicar melhor.

levando a coisa ao extremo é como dizer prefiro o carro tal com motor Y ao carro tal com motor X com pneus furados. porque basicamente ter balastro electromagnético é ter os pneus furados.

As T8 na generalidade dos casos não são competidoras das T5.

A prova é o seu crescente uso nos países desenvolvidos, e pessoalmente não devo isso apenas ao factor comercial.

Tu acreditas que a produção de lumen é superior num balastro electro-magnético e eu não.

Penso que aqui reside alguma da nossa divergencia.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
Tu acreditas que a produção de lumen é superior num balastro electro-magnético e eu não. Penso que aqui reside alguma da nossa divergencia.

Acho que é ao contrario.. Ele acredita que um balastro electrónico é superior a nível de produção de lumens...

Mas desculpem interromper :P Continuem a vossa discussão.. Estou a achar interessante e este fim de semana tenho que comprar a iluminação para o meu aquário novo (105x40x50) pelo que o desfecho desta conversa vai ser um tanto decisivo para mim :P

Um abraço,

Hugo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!