técnica para plantar - COMO FAZEM????????


wonderman

Recommended Posts

Olá.

 

olh que a akadama tem pH neutro Very Happy a kanuma é que puxa o pH para os 5 Very Happy

Não digo que não Just_me, mas concerteza que sabes melhor que eu, que na Akadama dos hortos, vêm uns troncos/paus misturados lá pelo meio.

 

E nos primeiros tempos do aquário, a água fica bem ácida.

Mas isso desaparece com as TPA's, tal como disse anteriormente :wink:

 

E como a acidez, em princípio (confirma-me), é muito mais importante é nos interstícios do substracto, não há qualquer problema. Pelo contrário, até é bom, pois a akadama inferior não é "lavada", mantendo a sua acidez original.

 

para tirar a cor, um bocado de carvão não resolve o problema?

Num plantado? Em que injectes micros líquidos? :)

Se calhar não é boa ideia, digo eu... A menos que os injectes directamente no substracto.

 

Fiquem bem.

Abraços a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... finalmente vou concretizar o desejo que à meses manifesto, de trocar o areão, e começar à séria com plantas... já tenho tudo preparado na garagem, tenho lá um bidom (LOL tive de ir ver ao google se esta palavra se escreve assim, é a primeira vez que a escrevo AHAHAHAHA) com um plástico preto GIGANTE lá dentro, pois tenho medo que o bidom esteja com "porcarias" e que possa me poluir a água, portanto o saco GIGANTE de plastico preto, como nunca foi usado, vai servir de "preservativo" EHEHE.

 

à partida aquilo vai me levar quase a água toda do aqua, meto lá os peixes, os filtros (interno e externo), o termostato (eh pá agora tou me a lembrar, termostato no plastico...espero não dar bronca... ah já sei colo-o no filtro interno... i guess...) e não deve ser difícil... depois com um garrafão vou me intretendo a tirar 5 litros a 5 litros do bidom de volta ao aqua, com o areão já montado! e agora com as luzes quase prontas (vejam no DIY, o meu post)... vou ter TUDO o que é preciso! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 questão: comprei aqui à dias, quando ainda me tentava consolar com o areão que vai passar à história, as "7 bolinhas" da JBL, para plantar no areão, de forma a providenciar nutrientes às plantas. devo guardar isto para, sei lá, daqui a 1 ano ou 2 meter no areão que vou colocar, ou nem sequer me devo preocupar com isso? devo meter agora alguma daquelas bolas? devo "desfaze-la" e pulverizar entre a turfa e a akadama? devo ficar quieto e esquecer que tenho aquilo? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desfazer uma bola dessas? :D

Good luck... :lol:

Acho que só em água...

 

Acho que não perdes nada se enfiares uma ou outra no areão. Creio que não deva fazer grande mal...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para tirar a cor, um bocado de carvão não resolve o problema?

 

resolver até resolve... adsorve é logo uma parte significativa de nutrientes que me levou a uma avançada carencia de potassio :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pedro não digas às pessoas que o akadama tem micronutrientes senão lá se vai a fertilização líquida e depois vêm as carências. :lol: Como sabes, tenho akadama nos dois aquários cá de casa e, desde que a uso como substracto, houve sempre necessidade de adicionar fertilizantes líquidos de micronutrientes. Não digo que o akadama não tenha e não os liberte a longo prazo mas é certo que não é o suficiente para manter plantas aquáticas por si só. :D

 

Outra coisa, o akadama realmente baixa o pH para valores ácidos nas primeiras semanas mas como disse o Luis, com as trocas de água os valores retornam aos equivalentes com que saem da torneira.

 

wonderman podes partir essas bolas em alguns pedaços e espalhar pelo substracto, guardando alguns bocados maiores para plantas como cryptocorynes, echinodorus, pogostemon helferi, blyxa japonica, etc. Só faz é bem.

 

Se o teu kH for abaixo de 6, prepara-te para teres um pH bem ácido, de 6 ou menos. Isto porque, turfa e akadama, nas primeiras semanas, conseguem-te acidificar bastante a água. Quando ainda tinha uma dureza carbonatada de 6 graus e usando turfa e akadama, registei 5 na escala de pH nas primeiras 3 semanas. Como será uma mudança de aquário em que terás de colocar logo os peixes, sugiro que lhes faças uma aclimatização como deve ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andré silvestre, o kh anda na ordem dos 90mg/L, ou 5,04 dH°, ou 9fH° (LOL eu nunca sei em que valores se falam...). é pelo valor de 5,04 que faço o cálculo ao CO2, portanto deve ser o 5 que conta, logo... :D vamos ver...

 

quanto ao partir das ditas bolas, será que aquilo se parte facilmente? tal como disse o luis, good luck para mim... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tentar meter um fio de aquecimento por debaixo do areao enquanto os peixes estavao lá dentre! grande asneira! Dois dias depois tinha os peixes cheios de pintas brancas :lol:

 

Felizmente apanhei cedo e apliquei um tratamento e nao perdi nenhum peixe! Mas nao deixou de ser um grande susto :wink:

 

Cuidado a mexer nisso com peixes no aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou de rastos...

 

mas... NO BOM SENTIDO!!! é que estive realmente desde as 15h até as 21h (com um intervalo de meia hora pra jantar)... ainda bem que tirei uns dias de férias no trabalho, se não não conseguia fazer isto! de facto, como voces bem me avisaram, não é no espaço de 1 hora ou 2 que se faz isto...

 

lá coloquei um bidom aqui, com o tal plástico negro, e comecei a passar a água lá pra dentro. meti logo também o filtro interno, e o externo, depois de lhe arranjar um suporte para conseguir ferrá-lo! o termostato ficou pendurado pelo cabo, numa régua que meti apoiada na parte de cima do bidom. depois, foi tirar tronco, pedras (já não as voltei a colocar) e plantas, e cascas de côco. os peixes tirei-os relativamente bem... bom, o synodontis... é uma BESTA! LOL mas lá o tirei de lá...

 

ah, meti uma bomba de ar a mandar oxigenio para o bidom.

 

depois foi tirar o areão antigo do aquário, as minhas mãos fizeram de pá! :( e acabei por levar o aquário prá banheira, para o passar só por água, tirar uma ou outra alga na parte inferior.

 

após isso, comecei por colocar a turfa, as 500gr serviram perfeitamente para fazer uma camada fina nos 60x35cm, e com um alicate ( :D luís aquilo é MEEEEEEESMO DURO :D ) lá parti 4 bolas da jbl e espalhei-as (bocados e pó) pela turfa (pode se ver numa das imagens abaixo).

 

não passei por água a turfa.

 

quanto a akadama, enchi 9 ou 10 litros de akadama no balde, e ainda meti um pouco de água para começar a remexer aquilo... mas ESQUECE LÁ ISSO, não o passei por água pq aquilo não dava para o fazer sem DESFAZER tudo! então lá meti o akadama por cima.

 

depois foi a água... comecei por deitar água (15 litros de água nova) em cima de um prato, mas assim que vi que estava com alguma água, tentei tirar o prato... GANDA BURRO subiu-me um pouco de turfa (como foi isto acontecer??? tava mesmo lá por baixo!!!!!) que ainda tenho de tirar, uns grãozinhos, nada de especial, mas incomoda ter aquilo a boiar. para alem de que me deve sujar a água toda! :lol: amanha tiro, pois amanha é dia do DIY da calha!!! já agora, passem pelo diy pra verem o que vou fazer!

 

e pronto, lá voltei a pôr tudo em ordem, a poeira ainda é muita mas já acentou! já vejo os peixes e as plantas! LOL... não a sério, tá quase cristalina, mas os cocos e o tronco só têm poeira! os ancistrus tratam daquilo!

 

agora, fotos!

 

mudancaareao.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Ganda maluco...... :(

 

Mas lá conseguiste....agora é levar isso para a frente e tentar fazer disso um grande plantado.....vontade não te falta...tá visto....

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

e com um alicate ( Very Happy luís aquilo é MEEEEEEESMO DURO Very Happy ) lá parti 4 bolas da jbl e espalhei-as

Told you so... :(

 

não passei por água a turfa.

Se fosse no filtro era pior. Não sei se te apercebeste, mas a turfa deixa uma espécie de poeira fininha. Para o que é, creio não fazer grande mossa.

 

e pronto, lá voltei a pôr tudo em ordem, a poeira ainda é muita mas já acentou!

Sim... isso é normalíssimo. Com o tempo e as trocas de água isso desaparece. Deixa-me adivinhar, entre os grãos de akadama, tem umas grandes bolhas de ar, cuja superfície está rodeada de "terra", certo? :lol:

No problem... completamente normal.

 

Tal como o madvieri, só me resta desejar-te boa sorte.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e com um alicate ( Very Happy luís aquilo é MEEEEEEESMO DURO Very Happy ) lá parti 4 bolas da jbl e espalhei-as

Told you so... :(

 

LOL bemmmmm havias de ver, parecia o jón-clód-vón-dóm ou o xevártzenéguer a tentar partir aquilo com a mão!!! por momentos ainda pensei que fosse conseguir, mas... ok... ALICATE por favor... obrigado!

 

não passei por água a turfa.

Se fosse no filtro era pior. Não sei se te apercebeste, mas a turfa deixa uma espécie de poeira fininha. Para o que é, creio não fazer grande mossa.

 

pois, mas agora há por ali um ou outro grão de turfa a boiar, junto ao vidro, foram os grãos que levantaram quando me armei em vivaço a pensar que não precisava do prato para nada!!! um ou outro já caíu, entretanto, pois vê-se algures, em cima da akadama, mas amanha tiro os restantes que estão a boiar, quando tirar A CALHA PARA PÔR A POTÊNCIA DE LUZES!!!!!

 

e pronto, lá voltei a pôr tudo em ordem, a poeira ainda é muita mas já acentou!

Sim... isso é normalíssimo. Com o tempo e as trocas de água isso desaparece. Deixa-me adivinhar, entre os grãos de akadama, tem umas grandes bolhas de ar, cuja superfície está rodeada de "terra", certo? :lol:

No problem... completamente normal.

 

ya é isso mesmo! ok fico descansado! :D

 

Tal como o madvieri, só me resta desejar-te boa sorte.

 

Muito obrigado luís!

 

lamechas mode: ON

aproveito para agradecer a todos os que me ajudaram neste processo!

 

sou apenas um maçarico com 2 anos e meio disto, sem qualquer tipo de apoio sem ser este virtual, que de virtual não tem NADA :D , e é graças a este forum que é possível um tipo como eu aventurar-se nestas maluquices! muito e muito obrigado! :D :D :D

 

lamechas mode: OFF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom malta, já cá moram os 72watt de potência no meu aquário!!! 2x compact fluorescent a 6500k! agora... cada vez que o synodontis tem um ATAQUE... POÊRÁÀÀÀÀA`... POÊRÀÀÀÀÀÀ ! POÈRÀÀÀÀ LÈVÀNTÒU POÈRÀÀÀ!

 

queria umas plantas porreiras pra isto, glosso por exemplo. alguém tem? troco um escalar por umas pernadas de glosso e uns caridina japónica!!! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais