marcioinacio Publicado Abril 6, 2006 Publicado Abril 6, 2006 Eu vou montar um aquário com as seguintes medidas: 120 x 45 x 45 243 litros brutos a minha pergunta é se com dois focos HQI um de 150w 4200k e outro de 150w de 10000k se consigo ter qualquer planta no aquário sem que a luz seja o problema. Agradecia que me dessem a vossa opinião. Márcio Inácio http://www.recifesamouco.blogspot.com/
nfdc Publicado: Abril 6, 2006 Publicado: Abril 6, 2006 Considero dois focos de 150W um exagero. Dois de 70W chegam perfeitamente para qualquer planta. Quanto aos espectros, tens a noção que vais ter um aqua com duas cores diferentes? De um lado mais vermelho e do outro mais azulado. Porque não colocar dois de 6500k? Nuno Costa
Artur Jorge Publicado: Abril 6, 2006 Publicado: Abril 6, 2006 Parece-me que o mais indicado seria uma combinação de 2 focos de 70w hqi e 2 x pc 55 w ... Em hqi podias colocar lampadas de 10000k e nas pc ficariam 6500k... Agora tudo depende das plantas que queiras colocar mas de qualquer forma não me parece haver problema com a luz.... Afinal ficas com 250 w para 243 l brutos.... Aguarda por opiniões dos "experts"... E já agora eu aproveito e introduzo um duvida: qual a verdadeira vantagem em combinar diferente espectros tendo em conta que a luz natural tem cerca de 6500k e as plantas são o resultado da evolução natural sob essa luz ???
marcioinacio Publicado: Abril 6, 2006 Autor Publicado: Abril 6, 2006 Eu estou um bocado baralhado em relação a isto tudo dai a minha duvida. Vou comprar dois focos em 2º mão de 150w um de 10000k e outro de 4200k. 1º Posso mudar as lampadas para 70 w ou de kelvins diferentes ou tenho de mudar mais alguma coisa? 2º Duas lampadas de 150w ou 75w? 3º Qual a melhor temperatura de cor, 6400k nos dois é bom? 4º Onde se compram as lâmpadas de preferência um sitio barato, e quanto custam em média? Ajudem-me que ando um bocado á nora com isto. Um abraço http://www.recifesamouco.blogspot.com/
nfdc Publicado: Abril 7, 2006 Publicado: Abril 7, 2006 Eu estou um bocado baralhado em relação a isto tudo dai a minha duvida. Vou comprar dois focos em 2º mão de 150w um de 10000k e outro de 4200k. 1º Posso mudar as lampadas para 70 w ou de kelvins diferentes ou tenho de mudar mais alguma coisa? 2º Duas lampadas de 150w ou 75w? 3º Qual a melhor temperatura de cor, 6400k nos dois é bom? 4º Onde se compram as lâmpadas de preferência um sitio barato, e quanto custam em média? Ajudem-me que ando um bocado á nora com isto. Um abraço 1º Penso que basta apenas mudar as lampadas. 2º Duas lampadas de 70W. 3º Sim 4º Boa pergunta. Nuno Costa
Just_me Publicado: Abril 7, 2006 Publicado: Abril 7, 2006 para mudares, tens de mudar lampada e balastro/reactânica, e dependendo do tipo de lampada, as lampadas podem ter comprimentos diferentes. a minha pergunta é se com dois focos HQI um de 150w 4200k e outro de 150w de 10000k se consigo ter qualquer planta no aquário sem que a luz seja o problema. não te esqueças que tanto luz a mais como luz a menos pode ser um problema. A luz deve ser adequada tanto ao aquario, como ás plantas que vão ser mantidas. E já agora eu aproveito e introduzo um duvida: qual a verdadeira vantagem em combinar diferente espectros tendo em conta que a luz natural tem cerca de 6500k e as plantas são o resultado da evolução natural sob essa luz ??? As plantas evoluiram sobre o espectro solar, que varia ao longo do dia, não é sempre 6500K. Para além disso o espectro é um espectro continuo. As lampadas fluorescentes, tipicamente são tri-fosforicas, ou seja, teem três tipos de fosforo que convertem o UV que é gerado no plasma dentro da lampada em luz de diferentes comprimentos de onda. Sendo assim o espectro por elas emitidas não é continuo, sendo apenas gamas de espectro em volta do comprimento de onda fundamental da molécula de fosforo. a combinação dessas gamas é que é interpretada pelo nosso cérebro como uma cor final. Nas Hqi, em vez de serem usados fosforos em camada no vidro, são iodetos metálicos contidos no vapor que fazem a transforação do UV em luz visivel. Portanto combinando lampadas com fósforos dieferentes consegue-se um espectro mais aproximado de um espectro continuo. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts