Recommended Posts

Publicado

Boas tenho alguma duvidas sobre a tao famosa Blixa Japonica e sao as seguintes:

1º-Quando as vejo nos aquas aqui do forum sao realmente muito bonitas e todas farfalhudas ,o que eu gostava de saber é se é composta por um só pé ou se sao vários pes da planta juntos para dar aquele efeito farfalhudo.

2º- Blixa pode ser podada para lhe dar forma? ou seja cortar mesmo as folhas e ficar com aquele aspecto farfalhudo arredondado ou nao?

Desculpem a minha ignorancia mas venderam-me uma planta como sendo Blixa Japonica e a mim nao me parece fazer o efeito que vejo nos aquas aqui do forum ou entao sou eu que tenho de a trabalhar e nao o sei fazer.

Espero ter-me feito entender e agradecia a vossa ajuda.

Desde já obrigado.

Cumprimentos

Paulo Silva

Publicado:

Boas...

respondendo às tua perguntas...

1ª-para mim é uma das plantas mais bonitas (também sou suspeito a falar ;)). A "plantação" é feita por pés, do crescimento advêm mais folhas e rebentos laterais (não sei se estou a utilizar a terminologia correcta).è a combinação de mais folhas e dos rebentos (que podem ser ou não separados da planta-mãe) que lhe dá o ar "farfalhudo"...Provavelmente quando vês as fotos dela farfalhuda e grande , o que estás a ver é uma planta única, mas potencialmente 5 ou 6 plantas , caso fossem separados os rebentos...

2ªo arredondado "vem" da própria planta...se entendes podar como "cortar algo", podes cortar os rebentos e planta-los e ,eventualmente algumas folhas velhas...mas creio que te referes a "manipular a forma"....bem....a forma dela é mesmo arredondada.

Mais comentários:

-Depressa a tua planta começará a ter o mesmo "ar" que as que vês...só basta ter paciência e tal acontecerá...depressa ela ganhará a forma arredontada e terás muitos rebentos para dar e vender :P...mas paciência!

-De resto, um fertilizante sólido enterrado às raizes poderá fazer maravilhas...

-Para mim é das plantas em que mais rapidamente se formam raizes

-É uma planta que necessita de um tempo para se adaptar às novas condições (em situações de passar para outro aquário)

Espero ter ajudado e ...calma... ela vai "ao sítio" !

Um abraço

Coimbra

Publicado:

coimbra muito obrigado pela resposta ja estou mais esclarecido .

Em breve tentarei por aqui uma foto da minha para entao ter a sertesa se estou realmente na posse de uma blixa japonica.

Mais uma vez OBRIGADO

Cumprimentos

Paulo Silva

Publicado:

Não esquecer que há pelo menos três espécies de blyxa (apesar de, se não estou em erro, apenas duas serem comercializadas) no entanot são bastante semelhantes, apenas varia a coloração e comprimento das folhas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas obrigado a todos pela ajuda.

Já agora aqui está a foto da dita cuja , e para eu ficar com a sertesa esta planta é ou nao é a blyxa japonica ?

Estao aqui varios pes da planta juntos.

Pic_7651_28.jpg

Cumprimentos

Paulo Silva

Publicado:

nos realmente estou a ver a diferensa e por já ter reparado nisso mais de uma vez e por me terem vendido a da minha foto como Blyxa Japonica é que eu estou aqui a por a minha duvida.

Cumprimentos

Paulo Silva

Publicado:

a ideia que eu tenho desta plante é que é baixa, ai com uns 14/15 cms no maximo de altura e pontas pontiagudas.

A tua não parece ter as pontas pontiagudas, mas pode ser ilusão de optica!

Publicado:

Assim de repente até eu fiquei com dúvidas...

se tivesses postado com o titulo de "que planta é esta?"...a resposta imediata que me viria à cabeça era de que se tratava dum "cyperus helferi" (isto pensando "positivo")...

Mas o facto de não se ver a totalidade da planta condiciona a identificação (bem como o facto que referiste de se tratar de mais que um pé junto...).Mais um dado que poderia auxiliar era dizeres se foi comprada a alguém que a tinha num aquário ou se compraste numa loja (ok...a dificuldade de se ter certezas pode advir de ainda estar no estado emerso....)

Um abraço

Coimbra

Publicado:

coimbra foi comprada numa loja ,eu encomendei e quando me entregaram foi como blyxa mas tambem nao sei se o logista tinha a certesa de que realmente assim é e como confio no rapaz da loja acredito que se nao for blyxa entao tambem ele foi enganado.

Mas realmente gostava de saber que planta é porque eu gosto bastante da blyxa e a que eu tenho no meu aqua nem por isso agora nao sei se ainda vai evoluir para o formato que eu estou abituado a velas ou entao nao é a blyxa e como tal gostava de saber o nome verdadeiro dela.

Cumprimentos

Paulo Silva

Publicado:

estava a pensar nessa cyperus helferi e não me saia o nome.

Se se tratar mesmo da cyperus helferi isso cresce bastante em altura, por isso espera mais uns dias e tens certezas.

Publicado:

Penso que sim quase de sertesa que é uma cyperus helferi porque a minha ja esta alta demais para ser uma planta de plano medio.

Obrigado a todos pela ajuda.

Cumprimentos

Paulo Silva