Começar quase do Zero [Ultimas duvidas]


s_e_7_e_n

Recommended Posts

Boas

A coisa de um 1 ano ofereceram-me um aquario, mas só agora é que quero ver se o meto a trabalhar :oops:

Mas ainda tenho muitas duvidas, ficam aqui algumas.

O aquario mede 60cm x 30cm x 30cm (comp x larg x alt), o aquario tem um autocolante de lado com os litros, lá fala mais ou menos em 25 L. Sinceramente pensava que fosse mais :?

 

Tenho muita coisa aqui em casa, mas não sei o que usar.

 

Aquecedor tenho um de 75W, pelo que sei este da bem para o aquario.

Iluminação na calha tenho uma lampada que penso ser fluorescente compacta PHILIPS com o seguinte escrito ( TL 8W / 05 ). Ou seja, 8 Watts, não sera pouco?? Para agora não vou querer meter plantas no aquario para não complicar.

Filtro tenho um pequeno interno que vai de 20 até 200 l/h. O filtro não leva carvão nem argila, só possui uma esponja no interior. Não sera um bocado fraco?

Bombas de Ar tenho aqui 3, todas de difentes tamanhos e varias pedras difusoras.

Teste sei que tambem preciso dos testes do Ph, etc. Mas aqui na zona não encontro nada disso :? Sabem de alguma loja online onde possa comprar?

 

Acho que esta tudo 8)

Vamos la ver se é desta que meto o Aquario a trabalhar :D

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

esse autocolante lateral não é escuro e com uma escala?

 

é que isso pode ser um termómetro.

 

porque se fizeres as contas (60x30x30)/1000=54L

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, compra primeiro os testes e depois faz o teste de ph na tua água da torneira para escolheres os peixes de acordo com isso (claro que isto não é obrigatório, mas dá menos trabalho adaptar os peixes ao ph que o ph aos peixes)

 

tens ainda que comprar areão e substracto se quiseres plantar, e as decorações que quiseres :oops:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se7en, numa loja de animais (seria bom se fosse especializada em aquariofilia) encontras testes de PH, e é bom que tenhas uma loja ao pé de ti, se não, onde vais comprar qq coisa que eventualmente necessites, urgentemente?

 

consulta este site,

http://faq.thekrib.com/pt/

encontras lá muita coisa sobre quimica da água, para saberes para quê fazeres mais do que os testes do PH, para seres bem sucedido.

 

o aquecedor sim, é optimo para essa dimensão

 

a iluminação é fraca, e olha que "não querer meter plantas para não complicar" não é boa estratégia, já que as plantas te irão ajudar no equilíbrio do aquário, e não é assim tão complicado como que parece!

 

filtro - que marca é?

para essas dimensões podes manter um aquário só com filtro de esponja interior, claro que o ideal é sempre exteriores por permitirem maior flexibilidade em matérias filtrantes, mas tal como já deves saber o filtro de esponja faz filtragem mecânica e biológica também, alojando lá bactérias importantes para a estabilidade do aquário.

 

bombas de ar - não é necessário, a não ser que gostes das bolhinhas... se tiveres movimentação de água à superfície não precisas de "injectar" O2

 

mas vai lá às FAQ´s de aquariofilia, (isto é quase um clichet aqui no fórum!) e quando leres isso, volta cá com as dúvidas mais maturadas. seja como for já deixei aqui um "bump" para melhor orientação tua :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque se fizeres as contas (60x30x30)/1000=54L

 

ah e só 1 coisa se7en, não te esqueças que isto é volume BRUTO do aquário, pois retirando a espessura dos vidros, e mais uns centímetros de areão, olha que ficas com + - 45/ 50 litros. e é no volume "liquido" que te deves basear nas tuas contas :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque se fizeres as contas (60x30x30)/1000=54L

 

ah e só 1 coisa se7en, não te esqueças que isto é volume BRUTO do aquário, pois retirando a espessura dos vidros, e mais uns centímetros de areão, olha que ficas com + - 45/ 50 litros. e é no volume "liquido" que te deves basear nas tuas contas :oops:

 

yup, tem razão sim sr. contando também com a dewcoração

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse autocolante lateral não é escuro e com uma escala?

 

é que isso pode ser um termómetro.

 

porque se fizeres as contas (60x30x30)/1000=54L

 

Correcto é preto e tem a tal escala :oops:

Tambem pensei que eram poucos litros. 8)

Lojas aqui perto tenho uma, mas tem pouco coisa e não sabem dizer muito.

O filtro é a marca MICRO.

Agora iluminação, quanto é que acham que devo de meter?

Vou ler um bocado disso das plantas e do PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz a regra que 1watt/ litro é o IDEAL para teres plantas exigentes, mas se calhar aconselhava-te uma luz tipo T8 (as tubulares convencionais/ normais de aquários), de 15watt - já que tens um aqua de 60cm, estas T8 de 15watt têm 45cm, portanto é o que consegues aí pôr. mas IDEAL IDEAL para começares, talvéz 2x T8 de 15w, ou seja, 30w.

 

2x aquaglo, por exemplo (luzes de 6000 ou 6500 k - temperatura de cor)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elódeas é muito bom para começar, reproduzem-se muito bem, crescem rápido, compras uns pezinhos, passado uns dias com o que cortaste e replantaste tens um MATAGAL!!!

 

valisnérias tb é porreiro, crescem muito, plantas de folhas finas muuuuuuuuito compridas (se deixares crescer, aquilo cresce tanto que dá a volta ao aquário, à tona!!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

higrophyla polysperma, anubias, musgo de java, tudo fácil de manter, estas e mais as que o wonderman disse escolhe as que mais gostares :twisted:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei das compras :wink:

Mas tambem não comprei muita coisa :roll:

Consegui descobrir 2 lojas mais ou menos perto de mim.

As lampadas Aquaglo T8 15W estavam esgotadas, só havia de 14W e depois de 20 e superior.

Comprei os testes. Pack que trazia para o PH, KH (KH/TAC), GH (GH/TH), NO2 e NO3. A seguir ja meto os resultados.

Agora ficou-me uma duvida no filtro.

Na primeira loja aconselharam-me um filtro de 300l/h mostraram-me um Eheim (ja não me lembro do modelo) usava espoja e argila e custava 41€ e um Trium 200 ou 2000 (ja não me lembro do numero correcto) que usava esponja, carvão e argila por 45€.

A senhora aconselhou-me o trium (tambem por ser mais caro :roll: mas porque fazia mais filtragens).

 

Na segunda loja mostraram-me 2 que tambem ja não me lembro da marca :? mas que tinham 150l/h e o senhor disse-me que chegava bem para o meu aquario (até confirmei que na caixa dizia para aquarios de 100 até 150 litros). Utilizavam só esponja e custavam 20€ e o outro 40€ (porque o filtro tinha um iman para se agarrar a outra parte).

 

Tenho que ir testar melhor o meu, para ver se ta em condições e so depois decido se compro um novo se não.

Mas o que acham dos filtros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se estas fitas dos testes estão boas :wink:

Na caixa diz para mergulhar 1 segundo e depois tirar a fita e esperar 1 minuto.

Na 1º que testei fiz o que estava na caixa, mas não alterou quase nada, depois usei a mesma fita mas tive mais tempo com a fita dentro de agua

 

Ficam aqui os resultados:

 

NO3 -> 3 --- 3

 

NO2 -> 0 --- 0

 

GH/TH -> 8ºd --- 12ºd

 

KH/TAC -> 0-3 --- 3

 

PH -> 6.6 --- 7

 

Acho que os resultados estão maus por isso é que não estou a confiar nas fitas :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá por estarem maus não quer dizer que a culpa seja dos testes. mas de qualquer maneira eu prefiro testes de gotas, é mais reactivo.

 

o mais importante aí é o no3 e no2, tens de esperar que melhore.

 

o ph é muito porreiro para meter quase toda a espécie de peixe. (numa de comunitário "comum", esse ph dá para ter neons com guppies)

 

quanto ao filtro, 150/200L por hora devem chegar, claro que se for mais melhor (desde que dê para regular o caudal) e o carvão activado pouco interessa, o que interessa é se tem mais ou menos compartimentos para massas filtrantes.

 

na minha opinião o de 150l/h da 2a loja devia ser a escolha, 1º porque é suficiente, 2º porque é mais barato e 3º porque o lojista não te tentou engrupir 8)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

Tive agora a meter o areao e ficou com a altura entre 1,5 cm até 2 cm, Ha partes em que tem 1,5 outras chega a 2. Fiquei a pensar se não sera pouco por causa de plantar depois as plantas.

Ja agora o aquario trazia tipo de um estrado para por em baixo, penso que serve para fazer altura para o areao ficar mais a cima. Mas eu não o meti por causa tambem depois das plantas, acham que fiz bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem meti mais ou menos 6cm de agua no aquario e deixei la o filtro a trabalhar a noite toda. Agora de manha reparei que o aquario ta cheio de bolhinas de ar, nos vidros, nas pedras e no areao.

Se passar com o termometro pelo areao, fazendo-o mover-se só se vê é bolhas de ar a virem ao de cima.

É normal isto acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pensa bem, o aquário e areão estavam ao ar livre, como tal têm poeiras e outras "substancias" a que o ar se agarra :arrow:

 

isso passa

 

que filtro acabaste por comprar? já tens plantas? e que substracto fértil usaste?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :wink:

Hoje tive la com a ponta do termometro a mexer no areao e a passar pelo vidro do aquario para as bolhas sairem, é que são chatas :lol:

Filtro continuo com o meu que tinha ja em casa, ando a testa-lo. :D

Quero ver se meto o aquario cheio para ver se ele trabalha bem. Ate agora no bocado de agua que ta a limpar parece estar bom, mas são devem ser so uns 10 / 15 litros de agua.

O areao, tenho daquele normal tipo pedrinhas de 4mm, parecido com as pedras do mar, etc.

Sei que não é o melhor, mas hoje fui as compras e nas 2 lojas era a unica coisa decente que havia. Depois tinham aqueles que são bocados de vidro e tinham tambem pedras de varios cores tipo sacos com vermelhas, sacos com amarelas, etc :?

Plantas ainda não as comprei, tava a espera que viessem as lampadas para depois comprar as plantas. Tive hoje na loja onde encomendei as lampadas e disseram-me que só devem de chegar na quarta feira.

Compro as plantas mais cedo ou devo de esperar pelas luzes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :wink:

Hoje tive la com a ponta do termometro a mexer no areao e a passar pelo vidro do aquario para as bolhas sairem, é que são chatas :lol:

Filtro continuo com o meu que tinha ja em casa, ando a testa-lo. :D

Quero ver se meto o aquario cheio para ver se ele trabalha bem. Ate agora no bocado de agua que ta a limpar parece estar bom, mas são devem ser so uns 10 / 15 litros de agua.

...

Compro as plantas mais cedo ou devo de esperar pelas luzes?

 

 

Ola;

Respondendo por ordem:

Com tão poucos litros esse filtro não esta a trabalhar a seco/semi-seco?... Cuidado pode gripar o veio!

Espera pela iluminação pois as plantas vão precisar dela.

 

 

ps- Em relação às bolhinhas, espera que elas vão desaparecer, é perfeitamente normal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o filtro esta a trabalhar bem, como o tenho dentro de pouca agua em vez de o meter na verticak, meti na horizontal. Não sei se todos os filtros deem para fazer isto, mas este penso que da porque a zona onde sai a agua da para mexer e escolher a posição conforme a gente tenha o filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, vejo então que não usaste substracto fértil, deves optar então por plantas com poucas necessidades nutricionais ou plantas sem raiz ou em que a raiz não seja enterrada (musgo de java, riccia, anubias...)

 

esse filtro que tens é para quantos litros? já agora, quando comprares o filtro novo compra também um frasco de cycle ou outro composto de bactérias :wink:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro que tenho vai de 20 ate 200l/h.

Quando as plantas aqui tambem não existe muitos tipos help

Tou a pensar em meter umas Valisnérias e outras que estavam la na loja que não sei o nome.

Esse fracos vai ser para que ja agora?

Outra coisa disseram-me para por sal no aquario. Depois de ter tudo arranjado e antes de meter os peixes para meter 2 colheres de sopa de sal :)

Quando me disseram aquilo fiquei naquela... não sabia se havia de meter se não. Até agora ainda não meti sal nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.