Ataris Publicado Março 31, 2006 Publicado Março 31, 2006 Como o meu forte não é a geologia, alguem me sabe dizer se as pedras que vêem na imagem sao calcarias? Obrigado! Citar
joaodoliveira Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 Bom dia, para saberes se a rocha é ou não calcaria podes fazer um teste simpres: - colhe uma amostra de rocha, deixa-a mergulhada em limão por algum tempo. Se houver reacção é calcária. Cumprimentos Citar I want a bigger tank...
Egnom Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 A mim parecem me rochas vulcânicas, tipo basalto ou assim. Não me parece que tenham nada de calcário. Abraço! Citar
JPRibeiro Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 Olá, Não parecem ser calcárias. Ajudaria saber onde é o local. Parecem ser rochas basálticas, portanto de origem vulcânica. Citar Saudações. http://ocontagotas.blogspot.com
jopapeca Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 Boas, Podes fazer o teste com qualquer acido, por ex vinagre, ou com um produto tipo pH minus da Sera. Se reagir são calcarias. Citar Um abraço Paulo Campos
Jatbas Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 espero não ir dizer nenhuma bacurada de todo o tamanho, mas geralmente as rochas calcarias são de cores suaves, como o branco, bejes (nem todas, pois a granito com esta cor) e tem como caracteristica se partirem com alguma facilidade com um martelo por não serem densas e terem sido formadas com sedimentação. Por isso, rochas com essa cor tão escura, não devem ser de certeza calcarias Citar AquaWizard
José Manuel Martins Sousa Publicado: Abril 4, 2006 Publicado: Abril 4, 2006 Só com testes químicos podes ter a certeza se essas rochas são calcárias ou não. Pela textura e pela cor poderias ter alguma aproximação se tivesses muita experiência nessa natéria. No entanto aconselho-te a deixar caír sobre elas umas gotas de um qualquer ácido, (muriático por exemplo, por ser eficaz e fácil de obter) e se verificares a libertação de bolhas e de alguns vapores (cuidado com oa mão, olhos e narinas uma vez que o mesmo é muito agressivo) é porque se trata de uma rocha calcária. Um abraço Martins de Sousa Citar
Recommended Posts