Spooky Publicado Março 28, 2006 Publicado Março 28, 2006 Bem eu ja tenho o meu tanganyika a funcionar e povoado como um belo grupinho de Similies, estou a preparar-me para realizar a primeira limpeza ao filtro e fazer a primeira TPA... E apesar de já ter feita varias vezes TPA's em outros aquas, é a primeira vez que o vou fazer num de ciclidios africanos e gostaria de saber algumas sugestões para o fazer em perfeitas condições. Produtos a adicionar á água ou não , água engarrafada, buffers especificos para tanganyika usado nos tpas?? :D Como fazem? ps: o meu aqua é de 60cm penso que pelo que tenho visto um tpa normal é de 20-30% da água? Não será menos? ...
MárioFoito Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Depende se precisas de adicionar buffers ou não, se precisas mistura os buffers à parte e depois entao junta a àgua, se não precisares mete a manngueira na torneira e àgua lá para dentro :D Abraço
Spooky Publicado: Março 28, 2006 Autor Publicado: Março 28, 2006 sim... mas até que ponto a água da torneira é segura? Vou fazer testes pra determinar isso mas não seria segura adicionar por exemplo AquaSafe que smp usei pra outros aquas tropicais? Ou em geral água da torneira é seguro suficiente até pk estamos a falar de 1/3 da água ... continuo a achar que 1/3 é muito ...
Nuno Antunes Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 No meu aquário de Tropheus faço as TPA's com água directa da torneira. Quanto ao ser segura... bom nada te garante que o uso de acondicionadores a torne segura. Uma regra geral é se a água cheira muito a cloro, se caiu uma chuvada recentemente após um grande periodo de sol ou se a água cheira a medicamentos, mais vale não fazer a TPA. Quanto aos 30%... pode parecer muito mas é o normal. Posso-te dizer no entanto que tenho um aquário como o teu de 60cm com similis e já não lhe faço uma TPA à muito tempo. Nos tropheus, desde que abandonei a prática de TPA's semanais tenho tido fêmeas a incubar e as julies já vão na 4ª geração de crias. Por norma agora faço TPA de 15 em 15 dias ou mesmo de 3 em 3 semanas, tudo depende dos valores de amónia/nitratos. A TPA é por norma de 50%. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MárioFoito Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 sim... mas até que ponto a água da torneira é segura? A menos que tenha cloro até mais não é bastante segura, se achas que 13 é muito porque não divides isso em duas vezes??o unico problema poderá ser o cloro mas não parece que vá ser, preocupate antes com a diferença de temperatura que é o que poderá fazer mais diferença aos peixes. Eu por exemplo costumo mudar uns 100l(tambem é mais ou menos 13) de àgua e é diretamente da torneira, acredito que a maior parte do pessoal faz assim, já viste o que é uma tpa de mais de 50l com garrafoes de 5l?? é uma bela de uma dor de costas. EHEHEH Abraço
Spooky Publicado: Março 28, 2006 Autor Publicado: Março 28, 2006 Também já me tinham dito isso em relação ao não fazer tpa's tão regularmente é o melhor para manter um aqua num ciclo constante de criação mas o problema é k ao ter de limpar o filtro externo aquela água que está no balde das massas filtrantes vai sair e portanto o nivel d água desce ... acham que isso pode influenciar os peixes ? ou nem por isso visto ser pouca água ... ps: desde já obrigado pelas respostas
paulo duarte Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 A questão das TPAs e da reprodução é variável conforme as espécies. As minhas Aulonocaras reagem às TPAs, de água fria, como se fosse um afrodisiaco Cumprimentos, Paulo Duarte
warlock Publicado: Abril 5, 2006 Publicado: Abril 5, 2006 os meus auratus ; caeruleus e aulonocaras tambem adoram quando aumento a velociada de troca de agua para o maximo num dia fazendo assim uma troca maior (isto porque já tenho troca continua) ; em conjunto com daphnias vivas duas ou tres vezes numa semana é quase fatal para que eles criem! antigamente trocava 50% mas no inverno não é das melhores coisas pois tinha de pré aquecer a agua sem falar nas dores de costas e na hora de tempo que perdia ; agora é so regular o fluxo que quero por dia os meus Canito/as
Recommended Posts