Peterche Publicado Março 26, 2006 Publicado Março 26, 2006 Vivas! Precisava da vossa ajuda pois queria colocar um tronko dentro do meu Aquário 50-25-30, mas sei que tenho de o ferver e lhe dar um determinado tratamento antes de ele ir para a água. Agora queria que alguem me explicasse como faço a fervura, e se por acaso tenho de lhe dar algum tipo de tratamento com algo produto no final. O objectivo seria k este n deixasse a água amarela. Fika aki as fotos do tronko: Seria para colocar neste aquário no sitio onde está o outro: Já agora onde é que acham que fikaria melhor o difusor de oxigénio? Cumprimentos Obrigado Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
Egnom Publicado: Março 26, 2006 Publicado: Março 26, 2006 Escondido atrás de alguma decoração ou então a um canto. É a minha opinião. Abraço! Citar
Peterche Publicado: Março 27, 2006 Autor Publicado: Março 27, 2006 Ok é uma ideia, mas keria era informação sobre o tratamento do tronko. Cump. Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
LondonDragon Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 De um outro post: A videira até é muito usada.... o proceeimento é o seguinte, retiras a casca ao tronco, dásºlhe uma ou 2 fervuras e depois deixa dentro de agua durante uns dias até o troco afundar e deixar de sujar a agua... Citar
Peterche Publicado: Março 27, 2006 Autor Publicado: Março 27, 2006 A fervura do tronko tem alguma temperatura especial k se tem de dar, ou é só por dentro duma panela e deixar tar até a água ferver? E como é depois tiro-o da panela e coloco noutro sitio ou muda a água novamente e volto a fazer o mm? Desculpem a pergunta mas n tenho muita noção deste assunto. Cumpr. Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
Bytter Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Deixas ferver durante uns bons 30 minutos. A agua deve ficar amarelo escuro... Repetes o processo (com agua nova) ate notares que a agua fica menos amarela ao fim desses 30 minutos (prepara-te para ai umas 10 fervuras)... O ultimo tronco que meti no aquario da minha namorada (30 litros), fervi-o e deixei-o de molho durante umas 2 semanas... Embora tenha dado uma trabalheira, o resultado final ate a data tem sido muito bom (praticamente nao se nota a coloracao da agua)... De qualquer forma procura no forum porque vais encontrar muitos topicos (e muitas opinioes) acerca deste mesmo assunto! Um abraco, Hugo Ferreira Citar
paulo duarte Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 O que é um tronko???? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Egnom Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 É um tronco de madeira. Um ramo ou a raiz de uma árvore. Serve para decoração. Citar
hatchim Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Essa é uma das razoes de nao se ser troll a escrever Citar
paulo duarte Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 A minha questão, em forma de sarcasmo, foi precisamente para alertar para o uso da linguagem troll Confesso que detesto linguagem sms mas o exemplo que referi ultrapassa tudo: é adulterar totalmente a nossa língua. Será mais difícil utilizar a letra C em vez da letra K ??? Ainda por cima repetidamente, o que prova que não é gralha. Esta questão do respeito pela nossa língua já é debatida há muito tempo, aqui no Forum. Não vale a pena nos alongarmos mais... Só lamento a quantidade de mensagens que não leio (e não são poucas) por estarem escritas em estilo sms, dialetos estranhos ou puro avacalhanço... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Peterche Publicado: Março 27, 2006 Autor Publicado: Março 27, 2006 O ultimo tronco que meti no aquario da minha namorada (30 litros), fervi-o e deixei-o de molho durante umas 2 semanas... Embora tenha dado uma trabalheira, o resultado final ate a data tem sido muito bom (praticamente não (palavra corrigida) se nota a coloracao da agua)... Ok vou tentar fazer isso, contudo tenho mais uma kestão. A foto do tronKo k postei neste tópico é o dito k kero kolocar dentro do Aqua, e devo ou não tiirar a kasca k este tem? A minha questão, em forma de sarcasmo, foi precisamente para alertar para o uso da linguagem troll Confesso que detesto linguagem sms mas o exemplo que referi ultrapassa tudo: é adulterar totalmente a nossa língua. Será mais difícil utilizar a letra C em vez da letra K ??? Ainda por cima repetidamente, o que prova que não é gralha. Esta questão do respeito pela nossa língua já é debatida há muito tempo, aqui no Forum. Não vale a pena nos alongarmos mais... Só lamento a quantidade de mensagens que não leio (e não são poucas) por estarem escritas em estilo sms, dialetos estranhos ou puro avacalhanço... A este carissimo user, só quero dizer k o tempo k perdia a trokar o C pelo K, foi ainda menos k o k perdeu a criticar uma situação sem necessidade, pois pelos vistos kompreendeu tudo o k foi dito. Se quer corrigir a lingua portuguesa, vá para professor e deixe kem kiser tirar dúvidas em paz evitando esses comentários. A sua opinião é tão importante como a dos outros, não sendo fundamental para este hobby. tal como disse, "Não vale a pena nos alongarmos mais..." Agradeço a correção mas n deixarei de escrever como bem kero e me apeteçe. Cumprimentos Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
jampex Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23744 Edit: Este é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo Citar Em aquário dependência.
Peterche Publicado: Março 27, 2006 Autor Publicado: Março 27, 2006 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=23744 Edit: Este é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma idealogia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo O importante amigo, é todos perceberem o k uns e outros querem dizer. Não sei kual a importância da correção gramática. Por isso o que quero é que me digam as opiniões em relação ao tópico existente. E não faço correções à maneira como os outros escrevem ou deixam de escrever. Cumprimentos Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
paulo duarte Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 O importante amigo, é todos perceberem o k uns e outros querem dizer O importante, meu caro amigo, é que as pessoas que se juntam a este forum para falar de aquariofilia, é óbvio, façam os possíveis por cumprir as regras que já estavam estipuladas antes de cá chegarem. Porque a forma como se escreve não é apenas uma questão de opção pessoal mas também um sinal de respeito por todos os membros desta comunidade. E dou por terminada esta questão. Quanto ao tronco propriamente dito, o tempo que demora a afundar depende da densidade da madeira. Se ao fim de várias semanas e fervuras, o tronco insistir em flutuar, é porque a madeira é pouco densa (muito porosa) e pouco apropriada para aquários (poderá até ganhar fungos mais facilmente).Convém também verificar se o tronco já estava devidamente seco. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Peterche Publicado: Março 28, 2006 Autor Publicado: Março 28, 2006 O importante amigo, é todos perceberem o k uns e outros querem dizer O importante, meu caro amigo, é que as pessoas que se juntam a este forum para falar de aquariofilia, é óbvio, façam os possíveis por cumprir as regras que já estavam estipuladas antes de cá chegarem. Porque a forma como se escreve não é apenas uma questão de opção pessoal mas também um sinal de respeito por todos os membros desta comunidade. E dou por terminada esta questão. Quanto ao tronco propriamente dito, o tempo que demora a afundar depende da densidade da madeira. Se ao fim de várias semanas e fervuras, o tronco insistir em flutuar, é porque a madeira é pouco densa (muito porosa) e pouco apropriada para aquários (poderá até ganhar fungos mais facilmente).Convém também verificar se o tronco já estava devidamente seco. Ora viu! O importante frisou agora. Não me interessou a maneira komo disse pois o k me interessa é discutir de forma explicitaos assuntos mencionados no forum. Só fico chateado com os users que entendem ser importante esse tipo de afirmação como se o k foi feito fosse alguma coisa contra alguém. Não estou aqui para corrigir ninguem de modo k me aborreceu um pouco o k escreveu e da maneira k escreveu. Agradeço desde já a opinião e isso sim é importante. Cumprimentos e desde já obrigado Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
Just_me Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Só respondo para te dizer que se não mostras respeito pelos outros membros da comunidade, os outros membros também não te vão respeitar e muito provavelmente ajudar. Boa sorte com a implementação da tua nova linguagem! Estes são os tipos de atitudes que não te vão ajudar em nada neste fórum: Se quer corrigir a lingua portuguesa, vá para professor e deixe quem (palavra corrigida) kiser tirar dúvidas em paz evitando esses comentários. esqueces-te que quem te vai tirar as duvidas são as pessoas por quem estas a mostrar falta de respeito. Agradeço a correção mas n deixarei de escrever como bem quero (palavra corrigida) e me apeteçe. Podes a certa altura reparar que estás a escrever como te apetece, mas a certa altura vais estar a escrever só para tu leres, parecido com falar para as paredes. O importante amigo, é todos perceberem o k uns e outros querem dizer. Não sei qual (palavra corrigida) a importância da correção gramática. Por isso o que quero é que me digam as opiniões em relação ao tópico existente. E não faço correções à maneira como os outros escrevem ou deixam de escrever. Se não sabes a importânica das correcções gramáticas, lê as regras do fórum que ficas a perceber, as regras não foram inventadas sem razão. Quanto ao que tu queres... toda a gente quer tanta coisa, uns conseguem, outros são teimosos e insistem na maneira errada de as obter. A este carissimo user, só quero dizer k o tempo k perdia a trokar o C pelo K, foi ainda menos k o k perdeu a criticar uma situação sem necessidade, pois pelos vistos kompreendeu tudo o k foi dito. não gozes com quem te tenta ajudar, podes fazer com que essa tenha sido a ultima ajuda que alguem te dá. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Bytter Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Bem pessoal, O assunto da linguagem é uma discussão que tenho vindo a notar ser notória neste forum. Efectivamente, a "juventude" de hoje em dia cada vez menos se preocupa na forma como escreve. Se antes eram apenas os erros ortográficos (e peço desculpa mas desperezo atitudes do tipo anal-retentive nesse aspecto, nem toda a gente é obrigada a saber escrever correctamente, e desafio todos aqui no forum a demonstrar-me que nunca escreveram um "post" sem erros), hoje em dia deixam-se cair letras pelo caminho (a exagerada utilização de abreviaturas), sinais de pontuação, e, progressivamente, a sintaxe e semântica de uma frase. O resultado é um monte de "gatafunhos" que pura e simplesmente não se entendem. Ha, no entanto, que ter a sensibilidade e o bom senso de destinguir abusos notórios e perturbadores, de simples erros ortográficos ou ideosincrassias de escrita que a geração (especialmente a minha do finais do anos 70, inicio dos anos 80) se habituou no que diz respeito aos computadores. Uma delas é a falta de acentuação das frases, que a meu ver não prejudica notoriamente a compreensão da mesma. Para os senhores mais velhos ou mais novos, que lidam com a informática dos dias de hoje, peço apenas que tenham em atenção que muitos de nós aprendemos a usar teclados que NÃO tinham acentos, e muito menos "layout" em português!! Há, todavia, que ter um peso e medida. Como "forum", faz parte das equipas de administração ditarem as regras de utilização do mesmo. Não devemos confundir os espaços "públicos" virtuais com os espaços "públicos" físicos. Isto aqui não é um jardim, porque o jardim é pago pelos contribuintes e gerido pelo estado, onde todos podem ter voz activa e direito à indignação no que diz respeito à sua utilização (o que, infelizmente, nem sempre acontece). Num forum, pelo contrário, este é sustentado pelos administradores e por quem paga a factura de alojamento, domínio, etc... Visto desta forma, este forum não é um espaço público mas sim "gratuito" e todos os membros são *priveligiados* (ao contrário de terem "direito") a o utilizar. Dito isto, todos os utilizadores são também "obrigados" (moralmente, inclusivé) a respeitar as regras do forum, por mais insensatas que elas pareçam... É *óbvio* que os administradores *não são* atrasados mentais a ponto de ignorarem por completo aquilo que os utilizadores desejam!!! "Peso e medida..." Dito isto, gostava apenas de salientar que este forum é usado por várias faixas etárias (e, no limite, multiplas camadas educacionais). A atitude de "rispidez" que muitas vezes presencio nos arquivos deste forum por partes de alguns membros no que diz respeito a erros ortográficos ou indeosincrassias de escrita chega a ser insultuosa e "activamente" ofensiva. Devemos pois tomar uma atitude de fazer respeitar as regras que o forum assim impõe, sem por isso ser descriminatório (e por vezes arrogante) na forma como chamamos a atenção àqueles que não as respeitam... Dito por outras palavras: meus amigos, tenham tento na maneira como falam. Isto é lido por crianças de 12-14 anos! Violência e arrogância já temos o suficiente neste país. É também excusado entrarmos numa atitude de "estes jovens de hoje em dia"! Se querem saber a minha opinião pessoal, também eu me farto de ler mensagens e fazer esforços sobrenaturais para as compreender, mas há formas e formas de chamar a atenção. O sarcasmo, tão omnipresente na nossa cultura, "não é" a forma mais correcta, para ambas as partes. Se queremos dar o exemplo, então façamo-lo de forma educada e ponderada Por outro lado, caros jovens, façam um esforço por respeitar para serem respeitados. Em roma, sejam romanos, por mais estupido que isso lhes possa parecer. Mas se estão a usufruir, a ter o "previlégio" de um serviço que vos é oferecido, então aceitem as suas regras, ou simplesmente não o usem. Ignorar e discutir essas mesmas regras só lhes tira a razão! Para acabar, uma mensagem: "DEIXEIM-SE DE COISAS, CUARAGO :D Estamos aqui para nos divertirmos!!! Venha mas é daí a peixeirada e as plantas :D" Um abraço a todos, Hugo Ferreira Citar
nfdc Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Talvez não seja este o tópico apropriado para discutirmos o uso ou abuso da lingua portuguesa. Mas tenho a dizer o seguinte: O uso de abreviaturas n para não, k para que e por aí fora, tem vantagens no uso de sms, pois existe uma limitação de 160 caracteres/sms. Mas como não vejo qualquer vantagem aqui no fórum, acho que é de bom tom o pessoal começar a esforçar-se um pouquinho para falar normalmente. Não leves a mal, mas já me chegam as sms do meu sobrinho para descodificar aquilo. :D Sem discussões, fala português Peterche. Vais ver que não custa e até te fica bem. Agora, no que às tuas dúvidas se refere: O difusor de oxigénio acho que ficaria muito bem fora do aquário. Não gosto de difusores de Oxigénio. Quanto ao tronco, quantas mais vezes ferveres o tronco, menos amarelo ele tingirá a água. Se puderes ferver umas 200 vezes era porreiro. Ferve o maior número de vezes possível. Citar Nuno Costa
hatchim Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 temos que respeitar o local onde estamos, se o forum pede para usar-mos linguagem preceptivel temos que aceitar ou então procurar outro local. Fiquem bem e vamos continuar a ajudar-nos uns aos outros nada de guerras Citar
paulo duarte Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Quando recorri ao sarcasmo (de forma insultuosa e "activamente" ofensiva, como alguém insinuou...) para chamar à atenção do membro Peterche pela forma como escreve, tive o cuidado de ver qual era a sua idade. Não quer dizer que a idade justifique as nossas acções, mas ajuda a compreender muitas delas... E não estamos a falar de erros ortográficos, mas de algo muito diferente (indeosincrassias de escrita é um nome pomposo...). O que está em causa não são apenas as regras do forum mas também as regras de convivência social. Não sei se o membro Peterche já se encontra no mercado de trabalho porque, se assim for, saberá que o resultado deste tipo de displicência é bem mais grave do que uma resposta sarcástica. E chamadas de atenção são opurtunidades que raramente surgem... Este forum é frequentado por pessoas muito diferentes, em que a maioria nem sequer se conhece. Por isso, a língua (portuguesa) deverá ser a ponte que nos une a todos. Quanto mais não seja para dar o exemplo aos muitos jovens de 12-14 anos que aqui vêm partilhar as suas dúvidas e conhecimentos. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Bytter Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Meu amigo, "como alguem insinuou", fui eu. E tenho um nome, esta ali em baixo, no texto... Mais ainda, não insinuei, afirmei... Portanto podes ser directo, ok? E se queres continuar a discussão, continuamos em privado! Um abraço para todos! Hugo Ferreira Citar
Peterche Publicado: Março 28, 2006 Autor Publicado: Março 28, 2006 Sou inteligente o suficiente para perceber que o uso da línguagem correcta será importante, mas contudo não acho correcto o facto de responderem de forma ofensiva quando na verdade todos sabemos falar sem abreviaturas. Não quero alongar-me nem tão pouco chatear-me, pois acho que este forum serve para discutirmos assuntos relacionados com a aquariofilia e não mandar bocas uns aos outros. Estou sensibilizado para a utilização da escrita correcta, mas espero que outros também percebam que quem usa escrita abreviada não é por querer mudar a lingua portuguesa, escrevem-no de uma forma descontraida sem qualquer outra intensão. Agradeço que mais nenhum user use este tópico para corrigir seja quem for, pois estamos aqui para falar de peixes, plantas e tudo o que é relacionado com a aquariofilia. Obrigado Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
Jatbas Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 e estava eu a ler um tópico sobre troncosss??!! Os Senhores Moderadores já metiam mãos ao serviço :D Citar AquaWizard
paulo duarte Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 Peço desculpa a todos a todos os membros pelo alongar da discussão. Em relção ao membro Byter, ou Hugo Ferreira, a resposta às suas ameaças veladas, foi respondida da forma devida, pelos meios devidos. Continuemos a falar de troncos... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Peterche Publicado: Março 29, 2006 Autor Publicado: Março 29, 2006 Ora nem mais venha dai ideias sobre a colocação dos toncos! Estou a espera ja sei que tenho de o ferver, mas preciso de opiniões para a colocação dele no aquário? Cumpr Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
Recommended Posts