Recommended Posts

Publicado

é possivel ter plantas bonitas e saudaveis com uma HQI de 10.000 k?

para 70w no maixmo arranjo 5.200k ( as plantas gostavam ), mas a luz é ainda um bocado amarela demais, como n ha de 6500k queria saber se elas se davam bem com 10.000 tambem.

tenho o aquarioplantado, faço injeçao de co2 etc etc.

smflogo.gif
Publicado:

Boas,

eu tenho umas 10000K mas são pc. Até hoje não tenho razões de queixa!

Para a glosso é óptimo pois cresce rasteirinha

abraço

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boas,

Montei duas HQI 150W 10000K no meu plantado à cerca de 2 semanas, pois como tu também não gosto das 5200K. Antes tinha uma mistura de fluorescentes de 10000K(2), 6500K(3) e uma 7200K. 2 semanas é um espaço de tempo bastante curto para fazer uma avaliação correcta, mas a coisa parece estar a funcionar e muito bem. À coisa de 3 dias acrescentei também 3 fluorescente de 18W (4000K, 6500K em 7200), pois as HQI sozinhas são um “nadita” azuladas, (pelo que li, o azul pode variar de marca para marca, as minhas sendo da mesma marca, neste momento uma delas dá luz branca, a outra está ligeiramente azulada) e fazem com que os vermelhos fiquem ligeiramente roxos, mas em compensação os verdes ficam espectaculares (na minha opinião). Assim com esta mistura consigo ter verdes e vermelhos espectaculares.

Antes de me decidir pelas 10000K andei a pesquisar na net e opinião generalizada do pessoal que já experimentaram HQI 10000K é de que funciona, embora com “Kapas” mais baixos as plantas tendem crescem um pouco mais rápido. Também li que as plantas de estaca ficam com tendência para crescer mais compactas e que as plantas de tapete crescem mais rasteiras (como gmmartins já referiu).

cumps

Publicado:

Olá eu diria que sim, o que acontece é que com apenas uma hqi, na minha opinião ficas limitado, se a lâmpada tiver pouco espectro nos vermelhos ou nos verdes por exemplo, tu vais ver as plantas com outras cores, talvez muito para o azul. Era o que se passava com as de 5000k devias ver as plantas muito amarelas.

Por isso ao optar por flourescentes podes escolher lâmpadas que se complementem.

26675160.img.jpg

Publicado:

8000K existem! Da osram, da GE e da ADA

8500k não conheço.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
8000K existem! Da osram, da GE e da ADA

HQI de 8000K só conheço as da ADA as outras marcas que referes também têm HQI de 8000K ?

Publicado:

fluorescentes...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

FilipeMD eu tenho exactamente essa mesma mistura no meu (uma de 10.000 uma de 6500 e outra de 7200. Pus assim para tentar ter o espectro o mais variado possivel.

Porque substituiste a tua? Achaste que não dava bom resultado com as plantas ou foi só mesmo pela questão estética da cor da luz?

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

A substituição das fluorescentes pelas HQI foi porque vou refazer o aquário e quero ter (para além de ter mais e melhor luz) o aquário aberto. Estava contente com a iluminação que tinha antes, embora achasse que tinha muitas lâmpadas, muitos fios, muitas fichas e muita confusão. As 3 lâmpadas fluorescentes (1 balastro electrónico para as 3 de 18W e apenas 1 fio!) que agora uso como complemento às HQI, servem apenas para contrabalançar o ligeiro azulado das HQI 10000K e para poder ter o aquário iluminado durante mais tempo, pois as HQI estão ligadas durante 6 horas.

Optei pelas HQI de 10000K porque acho as 5200K muito amarelas, sei que existem de 6500K embora nunca tenha visto o efeito ao vivo, penso que não serão ainda suficientemente brancas para o meu gosto, no entanto posso estar enganado... E como já referi, na pesquisa que fiz, é viável a utilização de HQI de 10000K em plantados.