anafonso Publicado Março 22, 2006 Publicado Março 22, 2006 Oi! Sou nova neste hobby e gostava que me dessem uma ajudinha porque tenho um aquario de 100L no qual já vivem dois peixinhos e não consigo de maneira nenhuma fazer com que o pH deixa ate aos 7.Já tentei a tecnica de substituir uma parte da água do aquário por água do garrafão e logo de seguida se medir o pH este dexeu, mas passadas poucas horas volta a subir.Com a utilização de produtos para descer o pH acontece a mesma coisa. O valor do ph actualmente e de 7.6 ou talvez mais um pouco...Não sei bem porque a escala acaba nos 7.6! Por favor ajudem-me... Mt obrigado Citar
Bernardino Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Olá Ana, já tentaste o Co2? ajuda a descer... Citar
Rui_Patricio Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Tens pedras, conchas ou areão calcario no aqua?? Esses tipos de material fazem com que o ph suba gradualmente... Citar "Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel." "Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos." Leis de Murphy
anafonso Publicado: Março 22, 2006 Autor Publicado: Março 22, 2006 Tudo o que tenho no aquario foi-me dado por pessoas que tem aquarios montados e nada é de natureza calcaria...Tenho um areão igualzinho ao que se vende nas lojas de aquariofilia e as rochas são xisto, até já foram usadas noutro aquario! Ainda não tentei o CO2 mas para isso tenho que comprar uma daquelas bombas que lançam as bolinhas de CO2 não é? Citar
Rui_Patricio Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Nop, vê aqui! Citar "Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel." "Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos." Leis de Murphy
Bernardino Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Exactamente. Mas se pesquisares conseguirás efectuar um sistema completamente caseiro, tanto o reactor como a "mistela" . Citar
krushandkill Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Cheira-me é que deves ter um problema de dureza de água. Eu estive no principio do mês com pH de 8.0, devido à água das minhas torneiras, depois de mudanças parciais com água de uma fonte perto de casa, ontem medi estava a 7.0. Hoje fiz uma mudança parcial, meio garrafão de água da torneira e meio de água da fonte, a ver se fica sempre a 7.0 Podes sempre esperar mais um tempo a continuar a fazer mudanças de água do garrafão, acaba por descer aos poucos. Eu estive 2 semanas só com plantas. E ainda acho que devia ter ficado mais tempo. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
bué_fish Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Um tronco também ajuda a baixar Citar ------------------------------- Um abraço, Nuno Ferreira
miguel angelo 2 Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 Boas, Antes de baixares o pH deves saber quais os peixes que queres manter nesse aquário , para muitos peixes esse pH é ideal. Não se deve mexer muito na química da água sem ter conhecimentos suficientes . Se o kH da tua água for muito elevado torna-se uma tarefa díficil baixar o pH sem primeiro baixar a dureza (kH) Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Fausto Vicente Publicado: Março 24, 2006 Publicado: Março 24, 2006 Vivas Ana. Como o Miguel disse, o ideal será adaptares os animais à agua e não ao contrário. Provavemente , também como já foi dito, a razão deve-se a uma dureza elevada, que tamponiza a agua, elevando-a para alcalina. Como tambei já foi aventado, podes usar algumas tecnicas para tentar baixar essa dureza, como a turfa,a injecção de CO2, utilização de toncos, utilização de buffer's, que não trabalham da mesma maneira que os condicionadores de pH: enquanto estes descem ou sobem o pH, os buffers interveem a nivel da dureza, e consequentemente a nivel do pH, ma já de forma indirecta. Tudo isto ajuda-te a manter, artificialmente, quer o pH, quer a dureza, baixa. O problema, é que à minima variação, por exemplo, o buffer deixar de fazer efeito aquando de uma tpa, onde te esqueças de o repor, o co2 perde força tu não reparares, o pH vai-te subir em flecha... e já deves saber as consequencias de uma variação brusca de pH. Além do dispendio de tempo e dinheiro que terias de ter para dar essas condições. Assim, é meu conselho que, primeiro, meças copmo deve ser esse pH, introduzido sem qualquer ajuda, e segundo, que procures, te aconselhes quais os peixes que se adaptam a esse meio, e dentro desses escolheres os que mais te agradam...vais ver que vai haver muuuiiito menos stress, quer dentro, quer fora do aquário. Cumps F.Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Peterche Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Como este ultimo user disse e bem, primeiramente tens de saber k peixes keres colocar dentro do teu Aqua, e em funcao disso entao trabalhares para descer o PH. Nesta situação terás mesmo de primeiro baixar o KH (a dureza da água ) e entao depois consegues baixar o PH. As maneiras que conheço tb ja foram aki ditas,utilizacao de tronkos, a injecao de CO2 algum fertilizante tb tem alguma influencia. Cump. Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
hatchim Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Se adicionares o buffer nas tpas o ph normalmente nao sobe. Mas ficas dependente do buffer. Citar
hatchim Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Exprimenta adicionar turfa no filtro Citar
Fausto Vicente Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Como este ultimo user disse e bem, primeiramente tens de saber k peixes queres (palavra corrigida) colocar dentro do teu Aqua, e em funcao disso entao trabalhares para descer o PH. Nesta situação terás mesmo de primeiro baixar o KH (a dureza da água ) e entao depois consegues baixar o PH. Cump. ...por acaso, quiz dizer o contrário...com durezas muito altas (ou muito baixas, para o efeito tanto faz), entendo que não se deve tentar mudar a agua, mas sim os peixes, e então o que se deve fazer primeiro é saber quais os valores da agua. Depois, e neste caso, ver quais os peixes que se adaptam a uma dureza alta e pH alcalino, e dentro destes, então sim , fazer uma escolha conforme os gostos e sociabilidade/biotopo caracteristico de cada especie. Tentar acondicionar uma agua desse tipo, quanto a mim, é trabalho inglorio, que vai levar a um desgaste psicologico( e financeiro) mais rápido do aquariofilista, levando-o a desistir/mudar de biotopo. Claro que há excepções, mas são isso mesmo, excepções. Este eacondicionamento que eu, e outro, referimos, quanto a mim deve fazer-se, sim senhor, mas quando os valores da dureza/pH não são tão elevado/baixo de origem, mas sim moderado e quer-se apenas acondicionar na ordem de um, dois e qualquer coisa graus...aí sim, resulta. Mais do que isso, levem os peixes à agua e não a agua aos peixes. Abraço a todos F.Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Peterche Publicado: Março 27, 2006 Publicado: Março 27, 2006 Estou de acordo tb, e fiko eu próprio esclerecido Cumprimentos Citar Aquário - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263713#263713 Filtro externo DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44741
Martita Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 Desculpem estar a retomar este topico mas eu tive um problema parecido . Quando o meu aquario estava a ciclar apenas com areao de rio e as plantas e um enfeite da aquapor tb o Ph subiu inesplocavelmente . medi o pH da agua antes de enxer o aquario e estava a 6 - 6.5 depois 1 dia antes de ir comprar os peixes fui medir o ph vi que a aqua estava com um Ph de 7.5 . fiz tpa de 40% em 2 dias e nao baixou e fikei a pensar se nao seria do enfeite da aquapor ... mas disseram k esses enfeites sao neutros . e ainda hoje que ja passaram 3 semanas quase e com 2 Tpa feitos depois dakeles dias seguidos O ph ainda continua alto ( parra os peixes k eu kero ) Citar
miguel angelo 2 Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 Boas , Normalmente as águas têm CO2 dissolvido, quando as mesmas se movimentam esse Co2 é libertado fazendo assim subir o pH, penso ser esta a justificação para o teu caso (e mais ainda se a água for proveniente de um poço, não sei se é o caso) Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Oinq Publicado: Março 30, 2006 Publicado: Março 30, 2006 Façam as tpa's com agua destilada que o pH mantem-se baixo... É a minha tecnica... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Tiago do Vale Publicado: Abril 4, 2006 Publicado: Abril 4, 2006 7.6 nao é um valor nada descabido: mesmo muitas espécies de águas ácidas acabam por se ambientar a um valor como esse. Muito mais agressivo para os peixes é o pH estar sempre a variar. 7.6 estabilizado é perfeitamente adequado. Então para guppies, mollies, espadas, platies, (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], etc. é um valor bastante próprio. Mas reforço o que já foi dito é preferível escolher os peixes para a água, do que tentar adaptar a água aos peixes! Citar
anafonso Publicado: Abril 7, 2006 Autor Publicado: Abril 7, 2006 Mt obrigado pelas vossas ideias! Já consegui descer o ph substituindo 10l de agua por agua destilada...o meu problema tava na dureza da agua!Agora já tenho o ph nos 7.0 e controlado. :D Citar
Recommended Posts