duvida de hibridos


percas

Recommended Posts

Ok, se os queres manter tudo bem, mas lembra-te que é de todo desaconselhavel dares esses peixes e/ou permitir que se reproduzam.

 

Isto porquê? porque é eticamente incorrecto estarmos a propagar individuos que não existem na natureza, quando estes casos acontecem naturalmente (não em cativeiro) estão nas "mãos" da selecção natural. Se individuos com essas caracteristicas acontecerem naturalmente nos lagos, cabe aos cientistas classifica-los e a nós protege-los... Entretanto vamos deixar a natureza ser natural. :wink:

 

Julgo ter sido este o fundamento do alerta do Nelson.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque dizes isso de não os deixar crescer, eles são lindos e perfeitamente saudaveis.

Quando tiveres 30 peixes adultos sem especie e provavelmente estereis que lhes vais fazer???

Fica a pergunta...

Admirá-los? pois afinal de contas são "lindos e perfeitamente saudáveis"

Calculo que se algum desses adultos/juvenis vier a mostrar um aumento significativo na agressividade caracteristica dos lombardoi vai muito rapidamente deixar de ser lindo, para passar a ser uma peste.

 

Enfim.

Na minha humilde opinião... hibridos? Primeiro é fazer os possiveis para não os ter... mas se por azar eles aparecerem... são para serem destruídos. Isto a bem da manutenção das espécies já tão delapidadas que estão por causa dos muitos "lindos e saudaveis" que são colocados "no mercado"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calculo que se algum desses adultos/juvenis vier a mostrar um aumento significativo na agressividade caracteristica dos lombardoi vai muito rapidamente deixar de ser lindo, para passar a ser uma peste.

 

Africanos não é a minha pesca... mas esses tais lombardoi não são agressivos? então são umas pestes... e não há quem os mantenha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, esta conversa dos hibridos......comprei um melanochromis, numa loja conceituada no mercado, identificado como melanochromis johanni, vim a verificar que se tratava de um hibrido, mato ?? eu não......gosto do peixe, o controlo populacional com os alevins é feito normalmente, juntas um predador tens o problema práticamente resolvido, na minha opinião os hibridos estão directamente ligados à aquariofilia, se os peixes no seu habitat se cruzam com especies diferentes, são hibridos ou novas espécies, o que será que a natureza faz nesses casos ?

 

No meu aquario, não gosto de me fazer passar por Deus, muito embora concorde que tais peixes não devam ser comercializados ou oferecidos.

 

É a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calculo que se algum desses adultos/juvenis vier a mostrar um aumento significativo na agressividade caracteristica dos lombardoi vai muito rapidamente deixar de ser lindo, para passar a ser uma peste.

 

Africanos não é a minha pesca... mas esses tais lombardoi não são agressivos? então são umas pestes... e não há quem os mantenha?

Sim são agressivos... ligeiramente mais que a maioria dos mbunas.

Mas quando um peixe te passa a matar tudo o que mexe no aquário torna-se um problema.

E é esse um dos problemas dos hibridos... por vezes tornam-se ainda mais agressivos que os progenitores.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, esta conversa dos hibridos......comprei um melanochromis, numa loja conceituada no mercado, identificado como melanochromis johanni, vim a verificar que se tratava de um hibrido

Pois... e achas bem? quer dizer, compras e pagas como sendo um exemplar de uma dada espécie e vens a descobrir que na realidade se trata de um hibrido.

Eu pessoalmente acho muito mal. Se pago 10 ou 20 ou 30€ ou mais por um peixe é bom que ele seja realmente da espécie que estou a comprar e não uma mistura de grelos.

 

O problema com os hibridos de primeira geração é que por vezes são muito parecidos com um dos progenitores... o suficiente para passarem por um membro "regular" da espécie.

 

Em relação à natureza... bom o nelson já disse tudo. Na natureza os peixes simplesmente não se encontram, seja porque vivem em niveis de profundidade diferentes, seja porque há barreiras fisicas.

Se temos peixes compativeis geneticamente nos nossos aquários isso é falha inteiramente nossa e como tal é também 100% nossa responsabilidade de resolver o assunto.

Agora não venham, e desculpa a frontalidade, com larachas que na natureza acontece e tal... ciclideófilo responsável não permite a sobrevivencia de hibridos no aquário e acima de tudo faz o possivel para evitar dar condições à existencia desses seres... que só aparecem por falha nossa!

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se os peixes no seu habitat se cruzam com especies diferentes, são hibridos ou novas espécies, o que será que a natureza faz nesses casos ?

 

Parece que descobriste a grande questão... as palavras chave são "Selecção Natural". Se leres um pouco sobre o assunto vais ver que é bastante interessante e é um conceito que explica muitas coisas. Se quiseres uma coisa mais actual recomendo um livro chamado "Genoma".

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez não me tenha expressado convinientemente...

 

Não sou a favor da hibridização. Mas no caso dela acontecer, não acho que a peixanasia seja a solução, sem antes se tentar arranjar solução que não a morte...

 

Pelo que tenho lido, há grandes probabilidades dos hibridos serem estéreis, se assim for porque não mante-los, nem que seja oferece-los, devidadente identificados nem que seja a iniciantes desse tipo de peixes? os iniciados normalmente cometem erros que resultam na morte dos ditos, já que têm de aprender com os erros, que sejam nos erros dos outros...

 

ja agora.. digam-me... os hibridos são estéreis? é que se assim for, nunca são uma nova espécie na natureza...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Em relação ás varias questões aqui postas. Na Natureza os hibridos são excepcionalmente raros. É em aquario que a questão se põe.

Sim, os Mallawis hibridos são normalmente ferteis, já vi especimes que eram misturas de 4 especies e já iam nos F4... Algumas Aulonocaras de nomes fantasiosos são hibridos.

O problema vem ocasionalmente dos comerciantes que vendem sem saber hibridos mas vem muito mais dos amadores que sabendo o que se passa distribuem alegremente a misturada que criaram. Mesmo nos Tanganyikas e Centro americanos há tambem este problema, embora em Portugal menos, mas nos Mallawis e ainda mais nos Mbunas o panorama nacional é mesmo mau, a salada russa é total!

A questão pôe-se mais com os criadores menos experientes que não compreendem completamente as reticências postas aos hibridos. Mas é insistir para que consigamos ter um panorama genetico nos peixes existentes em Portugal minimamente limpo.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra questão que vos coloco, quando verificam que os alevins, são um cruzamento entre espécies diferentes, como costumam fazer ? vai para o lixo vivo, qual a maneira que fazer a "coisa" com um sofrimento minimo? é uma das questões que me faz "confusão"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra questão que vos coloco, quando verificam que os alevins, são um cruzamento entre espécies diferentes, como costumam fazer ? vai para o lixo vivo, qual a maneira que fazer a "coisa" com um sofrimento minimo? é uma das questões que me faz "confusão"

 

quando preciso de eutanasiar algum peixe, intoxico-o com co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais