proxo Publicado Março 21, 2006 Publicado Março 21, 2006 Olá a todos , tenho um aquario com 100 lts de água doce , com plantas verdadeiras e recentemente decidi juntar à lâmpada que vinha de origem uma fluorescente de luz negra ( aquelas tipo discoteca ) com a ideia que iria realçar a cor dos peixes ... na realidade não realça grande coisa mas ainda assim tenciono manter a lâmpada . Este tipo de lâmpada provoca algum estrago às plantas ou aos peixes ? Citar
joaotraidor Publicado: Março 21, 2006 Publicado: Março 21, 2006 Quais os parâmetros dessa lâmpada? À partida não acho muito boa ideia dado que tens plantas no aquário...Mas... Citar
proxo Publicado: Março 21, 2006 Autor Publicado: Março 21, 2006 Quais os parâmetros dessa lâmpada? À partida não acho muito boa ideia dado que tens plantas no aquário...Mas... A lâmpadas que tenho são : 1 - lâmpada fluorescente de 18 W Luz negra e 1 lâmpada 36W para aquários . obrigado Citar
Esgalha Publicado: Março 21, 2006 Publicado: Março 21, 2006 tira aluz negra e mete uma actinica.. puxa bastante a cor dos peixes, principalmente os azuis... e acho que n faz mal nenhum as plantas. Citar
paulo duarte Publicado: Março 21, 2006 Publicado: Março 21, 2006 A lâmpadas que tenho são : 1 - lâmpada fluorescente de 18 W Luz negra e 1 lâmpada 36W para aquários . obrigado Que tipo de lâmpada é essa? Não me parece que uma fluorescente T8 de 36 W caiba num aqua de 100 litros... De facto, a luz negra não está aía fazer nada. Podias aproveitar para aumentar a luz para as plantas... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
proxo Publicado: Março 22, 2006 Autor Publicado: Março 22, 2006 Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos as respostas que me enviaram . Quanto ao aquário tem 105 cm de comprimento , já vinha com uma calha equipada com 1 lâmpada T8 36 W cor Daylight . Acrescentei uma lâmpada de 18 W Luz negra + suportes e balastro . Pelo que já li no forum parece que 1x36w não é luz suficiente ... O que é uma lâmpada actinica ? Podem me dar a referência dessa lâmpada ? É que já estive a procurar nos catálogos da osram e da sylvania e por esse nome não chego lá ... Citar
paulo duarte Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Acho que as T8 de 36 W medem 120 cm... não será antes de 30 W (90 cm)?? Quanto às actinicas, tens as Osram Tens as Osram L 18W/67 FLH1. Procura no catálogo da Osram ou vê aqui: http://aquario-online.com/oscommerce/produ...roducts_id=7735 No entanto, e como tens plantas verdadeiras, acho que devias aproveitar os 18W para colocar outra Daylight Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
proxo Publicado: Março 22, 2006 Autor Publicado: Março 22, 2006 É isso ... 30 W 90 cm . Resumindo : retiro a luz negra que não faz bem nem faz mal , não realça nem retira realçe , portanto não faz nada , e se não faz nada ... sai ! Aplico 2x30W daylight , e fico com o aqua +/- bem iluminado certo ? Muito obrigado Citar
Oinq Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 1 metro = 100 litros??? mete ai as medidas todas do aqua, tas enganado em alguma coisa de certeza... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
paulo duarte Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Com 2 X 30 W já ficas com uma iluminação razoável. Com 3 X 30W já te podias aventurar em plantas mais exigentes... Se vais acrescentar lâmpadas, podes optar pelas T5 Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
proxo Publicado: Março 23, 2006 Autor Publicado: Março 23, 2006 As medidas exactas não sei tenho que medir mas é mais ou menos 100x40x27 se não estou em erro ... é um kit da aquapor daqueles que se vende nos hiper ... Citar
Oinq Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 27??? xiii coitados dos peixes... não tarda ainda fazem aquas em que os peixes têm de nadar para trás ... bem... o que tens de ver primeiro é que plantas queres e depois vês a respectiva exigencia delas para poderes fazer a iluminação correspondente... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 Olá. As medidas exactas não sei tenho que medir mas é mais ou menos 100x40x27 se não estou em erro ... é um kit da aquapor daqueles que se vende nos hiper ... Hum... 27 cm de altura? Isso não será uma tartarugueira? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 altura? eu percebi largura... se for altura menos mal... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
proxo Publicado: Março 27, 2006 Autor Publicado: Março 27, 2006 Tamanho : 100 Comprimento 40 Altura 27 Largura : Em relação ao tamanho não me parece que esteja mal de todo ... tendo em conta que o aquário está embutido na parede entre o hall de entrada e a sala não podia ser mt largo... Quanto à iluminação penso que já seja suficiente : apliquei 2 lâmpadas 30W novas cor aquastar sylvania com balastro eléctrónico Vossloh Schwabe Ruído =0 Calor = 0 Fantástico ! Agradeço a todos as vossas sugestões . Citar
Recommended Posts