Recommended Posts

Publicado

oi!

Comecei à alguns meses a investigar sobre cmo montar um aquario de agua salgada!

Tenho estado a adquirir o material, no entanto nao sei que iluminação usar: o aquario está afastado da parede, portanto nao posso colocar os projectores HQI na parede. Também já vi alguns presos no tecto (mas acho que isso é demais para a minha carteira).

Que opções tenho para além das HQI??? Não percebo muito bem a diferença entre as T5 e T8.

O meu aquario tem 240L com sump de 80L.

Obrigado desde já!

João

João

Publicado:

Penso que não haja grande diferença de preço entre HQI penduradas no tecto e as presas na parede. Aconselha-te nas lojas da especialidade.

As HQI são, na minha opinião, melhor escolha que as fluorescentes.

A diferença entre T5 e T8, além do tamanho, reside no facto de as T5 serem mais eficientes e mais "potentes" em termos de fluxo luminoso do que as T8.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Podes também fazer tu o teu próprioprojector suspenso. Eu tenho um com:

1 x HQI 150W

2 x T5 29W

Embora possa parecer estranho, o mais caro em tudo foi as T5 (o sistema, nem tanto as lampadas em si). podes optar por T8, em vez das T5 e poupas um euros valentes, mas nunca deixes de parte as HQI.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

oi! obrigado pelas respostas!

Eu entretanto tive a ver uns sites acerca de iluminação e eles colocam como melhores opções as HQI (com a desvantagem do preço) e as PC (power compact... eu acho)!

No entanto eles aconselham essas PC... qual a diferença destas?

João

Publicado:

PC ou power compacts são fluorescentes compactas. Pelo que tenho ouvido dizer são menos eficientes que as T5.

Se não puderes montar HQI, as T5 são a melhor hipótese.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:
PC ou power compacts são fluorescentes compactas. Pelo que tenho ouvido dizer são menos eficientes que as T5.  

Caro Malkit,

Claro que respeito a sua opinião, contudo permita-me que discorde.

Vendo muitas PC (power compacts) o que me leva a ser suspeito nesta opinião, contudo seria otimo alguém mais imparcial também poder opinar.

Quanto às H.Q.I. posso dizer que já temos no nosso mercado calhas com preços bastante aliciantes, estão à venda em varias lojas.

Comprs

Luís

Publicado:

Boas ...

Eu tenho 1 HQI de 250 watts e 3 actinicas fluorescentes e neste momento se fosse a alterar o setup , ou acrescentava mais uma actinica fluorescente ou tirava as fluorescentes e punha 2 actinicas T5.

Fluorescentes a irradiar luz branca , não resulta lá muito bem digo-te por experiência própria , desde o pouco"desabrochar" dos corais até ao aspecto que as fluorescentes brancas criam no aqua.

HQI sem dúvida , actínicas , ou fluorescentes ou T5 ou compactas , a diferença está na quantidade de material e na coloração , não te metas nas MARINEGLOW ...

Cumprimentos...