José Lima Duque Publicado Janeiro 31, 2004 Publicado Janeiro 31, 2004 Olá Pessoal Parece que há duas teorias no que diz respeito à instalação de um filtro para um aquário plantado, e não sei qual a que devo eleger: - Segundo a Dennerle uma filtração de alto débito como a que é feita pela maioria dos filtros exteriores é prejudicial às plantas e favorece o crescimento das algas, sendo recomendável uma filtração suave, isto é, de apenas 75 a 100% da capacidade do aquário em cada hora, ou seja para um aquário de 200 litros um filtro de 150 a 200L/hora. - Segundo outros o ideal seria ter um filtro de 4x a capacidade do aquário ou mais, ou seja 800 a 1000L/hora. - Podem responder que depende de vários factores, quantidade e tipo de fauna a colocar, da quantidade de plantas, da quantidade de alimentos etc., todos nós sabemos isso, mas falo da montagem de um aquário fortemente plantado, e para início de conversa fico na dúvida, não sei qual a melhor opção, pois são muito contraditórias. Saudações aquariófilas Duque
Sérgio Leal Publicado: Janeiro 31, 2004 Publicado: Janeiro 31, 2004 Olá Na minha opiniao, num aquário densamente, apenas necessitas que a superficie tenha algum movimento uma vez que os peixes nao conseguem produzir materia organica suficiente para que seja necessário um filtro muito potente. Se for mesmo um densamente plantado em que nem se ve o areao, apenas queremos que a água nao estagne. Se tiveres um filtro muito potente até pode acontecer que as plantas nap conseguem crescer porque a velocidade da água é demasiado grande... Se formos a ver muitas das plantas que temos nos aquarios sao de estuarios de rios e de zonas alagadas, ou seja caracteristicamente as águas sao calmas e lentas. Exceptuando algumas espécies que habitam em águas rápidas. Mas nos aquarios densamente plantados usam-se mais as plantas de águas lentas. Resumindo um filtro muito potente pode destruir um aquário densamente plantado Esta é a minha opiniao. Vamos agora ouvir os outros Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
sergioveterano Publicado: Janeiro 31, 2004 Publicado: Janeiro 31, 2004 viva, eu considero importante ter uma grande capacidade de filtragem, mas com pouco caudal. Eu tenho cerca de 1300l/h (apenas em teoria) para um aquário de 200l, só que tenho os filtros com bastante matéria filtrante, praticamente cheios, para que a água demore algum tempo a ser filtrada, por forma a provocar o estrangulamento do caudal. Em resumo, o que eu acho mais importante é ter um filtro com uma capacidade elevada ao nível do copo/reservatório e ter um fluxo lento para obter uma filtragem mais eficiente.
Sérgio Leal Publicado: Janeiro 31, 2004 Publicado: Janeiro 31, 2004 Olá Svet nesse caso seria mais proveitoso ter um sump. Em que o caudal é lento (podes usar uma bomba com poucos l/h) e em que o espaco reservado para as matérias filtrantes é tao grande quanto queiras. Podes até usar um outro aquário de 200l concordas? Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
sergioveterano Publicado: Janeiro 31, 2004 Publicado: Janeiro 31, 2004 sim concordo, aliás estou a pensar na possibilidade de montar mais um aquário de 90x60x60 em que estou a ponderar a utilização de uma sump. A única questão é em termos de uma quebra de energia o que poderá acontecer.
Sérgio Leal Publicado: Janeiro 31, 2004 Publicado: Janeiro 31, 2004 Olá como já deves saber se puseres a sump ao lado do aquário em vez de a por por baixo e se a sump tiver a mesma altura do aquário, desde que o aquário nao transborde a sump também nao vai transbordar, eno caso de uma falha de energia, a bomba para de feuncionar mas o nivel na sump nao sobe a cima do do aquario. para alem disso, como também ja deves saber ( afinal nao sei porque tou a escrever isto ao menos serve para toda a gente que ainda nao sabe ) nao ha nada melhor que testar a sump antes de ter o aquario a funcionar, podes sempre simular o corte de energia Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
José Lima Duque Publicado: Fevereiro 1, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2004 Ei.. : - O que eu tenho lido é que uma sump num aquário plantado retira o CO2, não sendo aconselhável... Por outro lado não quero pensar no espaço para isso, pois nesse caso optaria por um aquáio de recife... Apenas pretendo ter muitas plantas e alguns peixes e, ao que parece necessito de um qualquer filtro, e é aí que reside a minha dúvida. Com as respostas estou a perceber que nãose deve ter um grnde débito, apenas um bom filtro.. Duque
Foca Publicado: Fevereiro 1, 2004 Publicado: Fevereiro 1, 2004 Oi No meu caso optei por filtro potente mais de 1000L hora para um AQ. de 200 L. O que acontece é que as plantas do lado do AQ. por onde sai a água crescem mal e normalmente tem tendência para criar algas. O que faço é fechar um pouco a válvula de saída do filtro para diminuir o fluxo e tornar as águas mais lentas e fazer o que o Sérgio diz uma filtragem lenta mas mais eficaz. Portanto na minha opinião o melhor é um filtro com um vaso de grande capacidade que por norma são os de grande caudal também, a solução é estrangular a saída e depois como com o tempo o filtro vai ficando mais tapado vai-se abrindo, para compensar. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar
Recommended Posts