FILIPEALMEIDA Publicado Março 19, 2006 Publicado Março 19, 2006 Viva a todos, Tenho um aqúário de 60x30x30 plantado e há umas semanas que começaram a aparecer cianobactérias. Após muito lêr aqui no forum para concluir se eram ou não cianos e qual o tratamento, decidi seguir o tratamento aqui dos "experts" na matéria... Comprei um antibiótico ESE 1000 cujo principio activo é a Eritromicina.. Segundo li, o tratamento deveria ser ministrado durante 7 dias... utilizei uma dosgem de 2 mg/l (o meu aquário deve ter 36 lts, mais ou menos), diluí em água e aplicava diáriamente aprox. 70 mg... Ia seguindo com atenção o que se passava no aquário... até ao 4º dia de aplicação não tive problemas... os peixes pareciam tolerar bem o medicamento, não pareciam incomodados, comiam bem, apresentavam comportamentos normais, etc. Felizmente, as cianos estavam a desaparecer de dia para dia... ao 4ª dia já mal havia vestigios delas... O problema foi no 5º dia... fiz uma TPA de aprox. 40% e mudei a lã aos filtros, pois estava a ficar cheia de ciano's mortas... num espaço de 2 horas todos os meus 8 tetras cardinais morreram... ainda fiz uma TPA de emergência, mas já não consegui salvar nenhum... As restantes espécies não apresentaram quaisquer problemas... para além dos cardinais eu tenho 1 betta, 2 ottos, 1 flying fox e 1 cobra koolie... A única coisa que notei ao 5º dia foi que a água ficou esbranquiçada, mesmo depois das TPA's... até ao 4º dia apresentava-se cristalina como normalmente... O que pensam que possa ter acontecido ? acham que foi a morte em massa das cianobacterias que elevou os niveis de toxicidade no aquario e os cardinais revelaram-se mais sensíveis ? deveria ter feito TPA's durante os 4 primeiros dias ? Agradeço a vossa ajuda, Abraço, Filipe Almeida APC #484
Esgalha Publicado: Março 19, 2006 Publicado: Março 19, 2006 estranho... mas para levantar tanto os niveis de toxicidade, tambem tinha afectado os outros peixes. eu quando usei, foi durante 4 dias e com uma proporçao de 1mg por litro. depois da ultima aplicaçao a ciana desapareceu-me por completo num espaço de mais 3 ou 4 dias para ai. n tive qualquer problema com qualquer peixe ou planta.
FILIPEALMEIDA Publicado: Março 20, 2006 Autor Publicado: Março 20, 2006 Esgalha, obrigado pela tua resposta. O que estranhei foi, de facto, só ter afectado os cardinais... os outros peixes estavam e estão perfeitamente bem, e nunca apresentaram comportamentos estranhos... Em principio excluo a hipótese de terem aumentado os niveis de toxicidade... medi nitritos e estavam a zero... não medi amónia, pois não tenho o teste... terei exagerado na dose ? Quando começei o tratamento, estava disposto a utilizar 1 mg/l, mas disseram-me que a dosagem é fraca, que era melhor dobrar... o que é facto é que durante os primeiros 4 dias nenhum peixe pareceu sofrer qualquer tipo de efeitos... e ao 5º dia morrem-me os cardinais todos! Nada mais se passou no aquário, à excepção da minha TPA e da mudança da lã que tinha dentro do Fluval 104... Queria só tentar perceber o que se passou para não voltar a cometer o mesmo erro... Abraço, Filipe Almeida APC #484
Esgalha Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 mas lá está, é estranho so os cardinais terem morrido, e mais nenhum peixe se ter queixado. aquilo é basicamente um antibiotico contra streptococus ( n sei escrever correctamente ) pneu monia, sinosito e cenas afins. so se os cardinais têm alguma intolerancia a eritromicina. nao sei mesmo. eu tinha bastante ciano e com 1 mg resolvi o problema.
FILIPEALMEIDA Publicado: Março 23, 2006 Autor Publicado: Março 23, 2006 sim, o medicamento é mesmo bom, pois eu também tinha bastantes e em 5 dias pura e simplesmente desapareceram... Li relatos aqui no forum sobre os perigos da morte em massa das cianos, pois circulam na coluna de água e aumentam os níveis de toxicidade no aquário. Foi por isso que segui os conselhos dos entendidos e fiz ao 5º dia a TPA acompanhada de mudança da lã do filtro, que saiu de lá "Verde"... De facto o que me intriga foi a morte só dos cardinais, uma vez que, como referi, nenhum outro peixe sequer se mostrou "incomodado"... Tenho esperança que alguem entendido me ajude a perceber o problema... Abraço, Filipe Almeida APC #484
João Alves Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 olha que a tpa de 40% é fatal para os cardinais por causa do cloro da água da torneira. os cardinais são extrememente sensíveis ao cloro , como eu próprio tive a infelicidade de comprovar com uma tpa de 50%. morreram todos so cardinais e os outros peixes não se ressentiram. sinais: desequilibrio na natação , encostavam-se ao fundo de lado. nunca fazer tp'as de + de 20 % sem um acondicionador . foi o teu caso , não foi ?
FILIPEALMEIDA Publicado: Março 29, 2006 Autor Publicado: Março 29, 2006 Viva, João. Antes de mais, obrigado pela tua resposta. Tenho estado aqui a tentar lembrar-me se usei acondicionador ou não na TPA de 40%. Normalmente uso sempre... sei que após os ter visto com aqueles sintomas e, pensando que existia algo tóxico na água, fiz uma TPA de emergência e essa tenho a certeza qe foi "directo" da torneira... a de 40% conjuntamente com a mudança das lãs do filtro não me lembro... mas pode bem ter sido disso... Pelo menos a tua explicação é plausível face ao que aconteceu... o que é facto é que os outros peixes toleraram bem fosse o que fosse que se passou... Eu já tinha os cardinais à imenso tempo mas sempre acrescentei acondicionador nas TPA's, para além de que raramente fazia TPA's de tanta quantidade(geralmente faço uma TPA de 10 a 15% semanalmente)... Abraço, Filipe Almeida APC #484
Tiago do Vale Publicado: Abril 24, 2006 Publicado: Abril 24, 2006 E o facto de a água ter ficado turva depois, parece indicar que o ciclo nitrificante foi ao ar... Eu sei que já foi à muito tempo, mas... A eritromicina não te matou a colónia de bactérias nitrificantes?
Frederico Publicado: Julho 4, 2006 Publicado: Julho 4, 2006 ola a todos so vi este topico agora quando andava a pesquisar porque infelizmente apareceu-me cianobacterias no aquario e ja tou desesperado...gostaria de saber onde comprar eritromicina e ja agora o seu preço. Muito obrigado e respondam o mais rapido que consigam por favor abraços Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 4, 2006 Publicado: Julho 4, 2006 ... Comprei um antibiótico ESE 1000 cujo principio activo é a Eritromicina... Farmácia Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Just_me Publicado: Julho 5, 2006 Publicado: Julho 5, 2006 Receita médica Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
joao costa Publicado: Julho 5, 2006 Publicado: Julho 5, 2006 CLORO..... é o mais provável são peixinhos muito lindos mas tb sensiveis é pena....... Obrigado Joao Costa
Frederico Publicado: Julho 5, 2006 Publicado: Julho 5, 2006 obrigado pela ajuda Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
Frederico Publicado: Julho 6, 2006 Publicado: Julho 6, 2006 ola a todos... depois de me terem dito que a Eritromicina eu encontrava na farmacia lá fui eu todo contente na esperança que ele me pudesse vender aquilo sem receita médica visto ser para o aquario...mas tive azar que não me vendeu e isso eu já temia...agora peço ajuda aqui no forum para ver se alguem me pode ajudar na questão da Eritromicina...se alguem tiver este farmaco e que me possa dispensar ou ate vender uma porção do mesmo eu agradecia visto ter o aqua infelizmente com cianobacterias... Agradecia a vossa ajuda Obrigado a todos Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
João Alves Publicado: Julho 6, 2006 Publicado: Julho 6, 2006 eu não percebo porque é que a malta continua a insistir em medicamentos de farmácia quando marcas como a seachem vendem medicamentos especificos com os mesmos princípios activos ou melhores, com a vantagem de maior pureza e sem o problema dos excipientes.
FILIPEALMEIDA Publicado: Julho 8, 2006 Autor Publicado: Julho 8, 2006 João, Por acaso podes colocar o nome do tal produto da Seachem equivalente ao ESE 1000 ? Eu usei o ESE 1000 na altura pois foi o que li aqui no forum e muita gente já havia utilizado aquilo com sucesso... A morte dos cardinais, de facto, atribuo ao cloro da água! na realidade nunca concluí grande coisa... mas é a explicação mais plausível. Quanto às cianobactérias.... já lá vão uns meses desde que fiz o tratamento e uma coisa vos posso dizer.... NUNCA MAIS APARECERAM! bendito ESE 1000! foi pena foi os cardinais Frederico, tens de arranjar uma receita médica! eu pedi ao meu dentista! LOL! tive de lhe dar um curso de aquáriofilia, para espanto dele, mas lá passou o remédio! ehehhe! por acaso já não tenho mais, dei a uns amigos para tratarem o aquário deles! se tivesse dava-te um pouco... Abraço, Filipe Almeida APC #484
Frederico Publicado: Julho 8, 2006 Publicado: Julho 8, 2006 obrigado filipealmeida pela tua disponibilidade...realmente ando um bocado desesperado tenho d arranjar uma receita para isto...se não lá se vai as minhas plantinhas todas... Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
João Alves Publicado: Julho 8, 2006 Publicado: Julho 8, 2006 boas filipe aquilo foi um exemplo, eu não conheço a fundo os catálogos das marcas, sei que a seachem tem um notável com muita variedade. por ex , o pessoal compra flagyl nas farmacias para tratar a doênça do buraco nos discos, mas a seachem já vende o principio activo Metronidazol em estado puro , sem excipientes.logo penso que é mais vantajoso. para as cianobactérias alguma destas marcas deve ter algo de certeza especifico. investiga os catálogos nos sites das marcas , eu proprio também vou dar uma olhada e depois apito.
joao costa Publicado: Julho 9, 2006 Publicado: Julho 9, 2006 Os medicamentos da Marca Sera são altamente de confiança têm dado resultados comigo já tive peixes a morrer e safaram se tb é preciso saber diagonosticar as doenças...... OPTA Pelos da Sera Obrigado Joao Costa
Pedro Nunes Publicado: Julho 29, 2006 Publicado: Julho 29, 2006 João Alves disse: aquilo foi um exemplo, eu não conheço a fundo os catálogos das marcas, sei que a seachem tem um notável com muita variedade. Deves ter paitrocínio... :D joão costa disse: Os medicamentos da Marca Sera são altamente de confiança têm dado resultados comigo já tive peixes a morrer e safaram se também (palavra corrigida) é preciso saber diagonosticar as doenças...... Mais um....
Frederico Publicado: Julho 30, 2006 Publicado: Julho 30, 2006 Venho aqui informar que fiz o tratamento com o ESE 1000 comprado na farmácia...com receita medica...e posso dizer que foi um sucesso...não tive qualquer baixa no aquario e ao final de 3 dias já não tinha cianobacterias no aquario... A quem me aconselhou este medicamento o meu muito obrigado abraços Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
joao costa Publicado: Julho 31, 2006 Publicado: Julho 31, 2006 Ó pedro nunes se temos ou não patrocinio não é da tua conta, mas o que é certo é que não temos peixes mortos devido a doenças que podem facilmente ser tratadas , se o problema é desembolsar uns euros para o bem dos teus peixes, enttão não os devias ter...... faz te á vida ..... Obrigado Joao Costa
Pedro Nunes Publicado: Julho 31, 2006 Publicado: Julho 31, 2006 João Costa disse: se o problema é desembolsar uns euros para o bem dos teus peixes, enttão não os devias ter...... faz te á vida ..... ninguém falou que eu não gastava dinheiro. Apenas acho que existem outras soluções (igualmente boas, ou talvez até melhores),não sendo obrigatoriamente da marca X ou Y...
Regal Publicado: Agosto 1, 2006 Publicado: Agosto 1, 2006 Os produtos da Seachem e da Sera não são mais do que compostos que já se vendem na farmácia, ou não seriam eles compostos de farmacos. Quanto custa o Flagyl e quanto custa o mesmo da Seachem! Abram os olhos, o Sera Bactopur Direct custa € 7,00. Sabem quanto custa um litrinho de Formol??? € 5,00! Sabem para quanto tempo dá o Formol? Nem têm tempo de acabar com ele dentro do seu prazo de validade. Além disso, os resultados são bem mais satisfatórios! Mas se quiserem continuar a comprar Sera e Seachem? Força, desde que não metam a mão na minha carteira, tá-se bem!
joao costa Publicado: Agosto 1, 2006 Publicado: Agosto 1, 2006 Tá descansadao que a ti não pedi nem vou pedir nada..... se queres ir á farmácia vai mas não te enganes , vê lá se em vez de formol compras amoniaco.......... e já agora ninguem te perguntou chavo tá....... se gasto dinheiro ou não não tens nada com isso...... deves ter um livro de receitas não!!!!!! Obrigado Joao Costa
Recommended Posts