wonderman Publicado Março 18, 2006 Publicado Março 18, 2006 Boas, sempre tive um filtro interior de 400l/h (fluval 2 plus), agora vou ter + 1, tipo canister, o eheim 2211. este último, faz 300 l/h, mas no meu caso, com um aquário de 75l reais, deve chegar APENAS o eheim, apesar do interior ser mais "potente"... agora como se faz a transição entre os 2 filtros? fico com o interior a trabalhar durante algum tempo, em conjunto com o exterior, até retirar definitivamente o interior? ah, e o que devo colocar para fazer uma boa filtragem mecânica, biológica, e eventualmente física no canister? (nunca tive destes filtros, daí as duvidas) Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 18, 2006 Publicado: Março 18, 2006 Olá. Depende do que queiras colocar no aquário. Mas sim, em princípio, para peixes não muito exigentes, podes colocar apenas o EHEIM 2211. Quanto à transição, vais ter de ter cerca de 1 mês, mais coisa menos coisa, os dois filtros a funcionar ao mesmo tempo, para que no EHEIM se crie a colónia de bactérias nitrificantes. Se o teu aquário já estiver maturado, e com poucos peixes, até podes desligar logo o Fluval 2 Plus e colocar o EHEIM 2211, pois as bactérias existentes no areão e decoração do aquário devem ser suficientes para aguentar com a amónia e os nitritos. Quanto a matérias filtrantes, podes procurar isso aqui no Fórum. Já foi debatido imensas vezes. Mas só para dar uma achega: Primeiramente deves ter a filtragem mecânica: Cerâmicas não porosas, e esponjas de grande porosidade, de modo a reterem os dejectos e bocados de folha que sejam sugados pelo filtro. Depois deves ter a filtragem química, se ela existir: carvão activado, turfa, resinas, etc... Por fim, deves ter a filtração biológica: esponjas finas, cerâmicas porosas, qualquer material que tenha uma relação área/volume muito grande. Para teres uma ideia, eu tenho a seguinte ordem de matérias num EHEIM 2213: Cerâmica não porosa -> Esponja grossa da EHEIM (azul) -> turfa granulada dentro de uma meia de senhora -> finalmente lã filtrante. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
wonderman Publicado: Março 18, 2006 Autor Publicado: Março 18, 2006 obrigado ivanpantz quanto à maturação, isso estou à vontade, 2 anos e meio, mas seja como for ando a tentar curar uma doença agora, ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40134 ) e não quero arriscar, o melhor é mesmo ligar o filtro exterior sem mexer no interno para já... Citar
wonderman Publicado: Março 29, 2006 Autor Publicado: Março 29, 2006 o filtro exterior encontra-se em funcionamento desde domingo à noite, gastei UMA PIPA DE MASSA em matérias filtrantes... mas vale a pena!!! ora então aqui vai o que puz no filtro: EHEIM 2211: (de baixo para cima): > massa cerâmica EHFI MECH (1 bocadinho, faz o volume de +- 4 cm); > - divisão de plástico - > esponja grossa azul; > 1 saco de EHEIM SUBTRACT PRO (como é saco não preenche o "círculo" do copo do filtro, mas tem +- 3cm de altura); > - divisão de plástico - > 1 saco de carvão activado EHEIM AKTIV (2cm de altura, foi quase a embalagem toda de 250 ml, deve ter +- 150, 200 ml); > esponja fina branca ivanpantz, seguindo a tua dica, se calhar posso JÁ tirar o filtro fluval2plus certo? para já está com o caudal muito reduzido (precisava de ser limpo outra vez - este filtro agora é de 2 em 2 semanas e fica assim...) e depois, desde domingo à noite, vai fazer 3 dias que a água circula no EHEIM, o substract pro já deve ter uma bela ninhada de bactérias não??? por último, o carvão, depois de usado, é LIXO??? devo tirá-lo após o quê? 1 semana? era para limpar um medicamento que fiz, e para além do mais tenho plantas, o que não é lá muito bom certo? obrigado! Citar
nfdc Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 Não te precipites. Faz uma limpeza ao filtro interno e deixa-o a trabalhar durante mais 2 a 3 semanas. Acredita que vale a pena. Citar Nuno Costa
wonderman Publicado: Março 29, 2006 Autor Publicado: Março 29, 2006 ok esperarei então! e quanto a isto? por último, o carvão, depois de usado, é LIXO??? devo tirá-lo após o quê? 1 semana? era para limpar um medicamento que fiz, e para além do mais tenho plantas, o que não é lá muito bom certo? Citar
wonderman Publicado: Abril 15, 2006 Autor Publicado: Abril 15, 2006 malta, após as minhas mais recentes aventuras de: 1º alterar o areão para turfa+akadama (com umas bolas JBL esmagadas entre a turfa e a akadama) 2º alterar a iluminação para 72watt (aquário tem mais ou menos 75 litros reais) vi que este areão, PRINCIPALMENTE devido ao synodontis, faz alguma poeira quando existe BRUTALIDADES a acontecerem no fundo do aqua (lol o synodontis e a sua maneira VIVA de se mostrar!). estou a pensar seriamente se devo ou não tirar o fluval 2 plus e manter só o eheim 2211. o problema é que se o tirar, vou ficar sem "aquela" filtragem, mas se calhar é de não estar habituado e o eheim 2211 dá conta do recado. o que fariam vcs? mantinham ou tiravam o interno? é que mesmo em caso de falha de 1 dos filtros (mta sujidade) o outro ajuda a manter... Citar
João Magalhães Publicado: Abril 15, 2006 Publicado: Abril 15, 2006 A melhor filtragem para qualquer aqúário é ter as duas (interna + externa), os filtros externos para fazerem a filtragem mecânica são bastante fracos, acrescentado o facto desse filtro que compraste ser curto para esse aquário. Mantém os dois a funcionar e só ganharás com isso. abraço Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
wonderman Publicado: Abril 15, 2006 Autor Publicado: Abril 15, 2006 pois, também acho mas ñ percebi uma coisa: curto? o que queres dizer com isso? Citar
João Magalhães Publicado: Abril 15, 2006 Publicado: Abril 15, 2006 curto = fraco = pequeno = pouco caudal Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts