Recommended Posts

Publicado

Boas,

sempre tive um filtro interior de 400l/h (fluval 2 plus), agora vou ter + 1, tipo canister, o eheim 2211. este último, faz 300 l/h, mas no meu caso, com um aquário de 75l reais, deve chegar APENAS o eheim, apesar do interior ser mais "potente"...

agora como se faz a transição entre os 2 filtros? fico com o interior a trabalhar durante algum tempo, em conjunto com o exterior, até retirar definitivamente o interior?

ah, e o que devo colocar para fazer uma boa filtragem mecânica, biológica, e eventualmente física no canister? (nunca tive destes filtros, daí as duvidas)

Publicado:

Olá.

Depende do que queiras colocar no aquário. Mas sim, em princípio, para peixes não muito exigentes, podes colocar apenas o EHEIM 2211.

Quanto à transição, vais ter de ter cerca de 1 mês, mais coisa menos coisa, os dois filtros a funcionar ao mesmo tempo, para que no EHEIM se crie a colónia de bactérias nitrificantes.

Se o teu aquário já estiver maturado, e com poucos peixes, até podes desligar logo o Fluval 2 Plus e colocar o EHEIM 2211, pois as bactérias existentes no areão e decoração do aquário devem ser suficientes para aguentar com a amónia e os nitritos.

Quanto a matérias filtrantes, podes procurar isso aqui no Fórum. Já foi debatido imensas vezes. Mas só para dar uma achega:

:lol: Primeiramente deves ter a filtragem mecânica: Cerâmicas não porosas, e esponjas de grande porosidade, de modo a reterem os dejectos e bocados de folha que sejam sugados pelo filtro.

;) Depois deves ter a filtragem química, se ela existir: carvão activado, turfa, resinas, etc...

:arrow: Por fim, deves ter a filtração biológica: esponjas finas, cerâmicas porosas, qualquer material que tenha uma relação área/volume muito grande.

Para teres uma ideia, eu tenho a seguinte ordem de matérias num EHEIM 2213: Cerâmica não porosa -> Esponja grossa da EHEIM (azul) -> turfa granulada dentro de uma meia de senhora -> finalmente lã filtrante.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

obrigado ivanpantz :lol:

quanto à maturação, isso estou à vontade, 2 anos e meio, mas seja como for ando a tentar curar uma doença agora, ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40134 ) e não quero arriscar, o melhor é mesmo ligar o filtro exterior sem mexer no interno para já...

• 2 semanas depois...
Publicado:

o filtro exterior encontra-se em funcionamento desde domingo à noite, gastei UMA PIPA DE MASSA em matérias filtrantes... cabecadura mas vale a pena!!!

ora então aqui vai o que puz no filtro:

EHEIM 2211:

(de baixo para cima):

> massa cerâmica EHFI MECH (1 bocadinho, faz o volume de +- 4 cm);

> - divisão de plástico -

> esponja grossa azul;

> 1 saco de EHEIM SUBTRACT PRO (como é saco não preenche o "círculo" do copo do filtro, mas tem +- 3cm de altura);

> - divisão de plástico -

> 1 saco de carvão activado EHEIM AKTIV (2cm de altura, foi quase a embalagem toda de 250 ml, deve ter +- 150, 200 ml);

> esponja fina branca

ivanpantz,

seguindo a tua dica, se calhar posso JÁ tirar o filtro fluval2plus certo? para já está com o caudal muito reduzido (precisava de ser limpo outra vez - este filtro agora é de 2 em 2 semanas e fica assim...) e depois, desde domingo à noite, vai fazer 3 dias que a água circula no EHEIM, o substract pro já deve ter uma bela ninhada de bactérias não???

por último, o carvão, depois de usado, é LIXO??? devo tirá-lo após o quê? 1 semana? era para limpar um medicamento que fiz, e para além do mais tenho plantas, o que não é lá muito bom certo?

obrigado!

Publicado:

Não te precipites.

Faz uma limpeza ao filtro interno e deixa-o a trabalhar durante mais 2 a 3 semanas.

Acredita que vale a pena.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

ok esperarei então!

e quanto a isto?

por último, o carvão, depois de usado, é LIXO??? devo tirá-lo após o quê? 1 semana? era para limpar um medicamento que fiz, e para além do mais tenho plantas, o que não é lá muito bom certo?

• 3 semanas depois...
Publicado:

malta, após as minhas mais recentes aventuras de:

1º alterar o areão para turfa+akadama (com umas bolas JBL esmagadas entre a turfa e a akadama)

2º alterar a iluminação para 72watt

(aquário tem mais ou menos 75 litros reais)

vi que este areão, PRINCIPALMENTE devido ao synodontis, faz alguma poeira quando existe BRUTALIDADES a acontecerem no fundo do aqua (lol o synodontis e a sua maneira VIVA de se mostrar!).

estou a pensar seriamente se devo ou não tirar o fluval 2 plus e manter só o eheim 2211. o problema é que se o tirar, vou ficar sem "aquela" filtragem, mas se calhar é de não estar habituado e o eheim 2211 dá conta do recado.

o que fariam vcs? mantinham ou tiravam o interno? é que mesmo em caso de falha de 1 dos filtros (mta sujidade) o outro ajuda a manter...

Publicado:

A melhor filtragem para qualquer aqúário é ter as duas (interna + externa), os filtros externos para fazerem a filtragem mecânica são bastante fracos, acrescentado o facto desse filtro que compraste ser curto para esse aquário.

Mantém os dois a funcionar e só ganharás com isso.

abraço

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!