nnuxx Publicado Março 17, 2006 Publicado Março 17, 2006 ora viva! sou um principiante nestas andanças, e gostava muito que o meu 1º post não fosse deste género, mas infelizmente o meu aqua, montado há cerca de 7 meses, de um momento para o outro, no espaço de uma semana entrou em estado crítico... Geralmente tenho sempre bastante cuidado com todos os valores a ter em conta e costumo passar algum tempo a 'hipnotizar' (quase) os meus bichitos, lol! Já tive alguns surtos de ictio mas sempre os consegui tratar a tempo com anti-fugos ou anti-ictio da Avipar seguindo as instruções do costume... de há algum tempo para cá comecei a ficar preocupado pq as minha plantas começaram a morrer inexplicavelmente começando por ficarem 'esbranquiçadas' quase transparente, enfraquecidas até se partirem e morrerem... como mostra o exemplo: utilizei algum PlantaMin e adicionei tmb bolas de adubo da JBL, mas ainda não obtive resultados aqua 'janeiro' (01-2006): e o aqua 'agora' (17-03-2006): na semana passada morreu-me um cardinal sem razão aparente (nem pontos brancos, nem nada que eu tivesse detectado... fui medir os valores do PH, NO2, NO3, KH e estava tudo normal... apesar de não detectar nada anormal, ainda assim, resolvi fazer um TPA de 25%, mudar as 'esponjas' do filtros, metade das 'cerâmicas', e o carvão em cada um dos filtros (também já era tmp, já não o fazia há cerca de 2 meses ) e fi-lo no fim-de-semana passado... para meu maior espanto ha cerca de 3 dias reparei que uma das guppys fêmeas (e logo a que já me tinha presenteado com mais guppyzitos -e estava grávida de novo ) começou a andar mais escondida na sombra das folhas maiores e sem apetite, até denotar uma 'infecção' que mais parecia uma feridita na parte traseira do 'lombo'... e morreu-me no dia seguinte... hoje para meu espanto... morreram-me mais 2 guppys fêmeas, e 2 machos, 1 deles ainda júnior... Setup do aqua: 80*40*30 tenho 2 filtros a funcionar (n sei se serão demais ou nao, mas tmb agradeço qql conselho que me possam dar... :S ) ambos sao da marca Hydor: filtro 1 (de fundo - vinha com o aquario): bomba Pico 300L/h filtro 2 : K20 DUO II 450L7h ambos com cerâmicas em forma de cilindros e carvão activo. a lâmpada é uma 'sylvania 18W 10000k' Fauna (actual... chuif...): -2 coridoras -2 Bótias palhaço -1 pleco albino (13-14cm) -1 pleco ancistrus (5cm) -2 Aplochilus Dourado -2 mollys -2 espadas vermelhos -1 Escalar júnior -2 Danios Zebras -4 neons tetra cardinais -5 neons rosa -13 guppys (5machos/8 fêmeas - todos júniores com a excepção de 2machos e 1fêmea) -1 peixe-vidro A população de guppys descontrolou-se há cerca de 3 meses para cá, pois como tinha muitas plantas (as cabombas eram rainhas no aqua) haviam muitos júniores q conseguiam sobreviver até terem tamanhos de 'gente' :D valores medidos 17/03/2006: PH: 6,5-7.0 KH: 5ºdKH NO2: 1,0 mg/L NO3: 80-120 mg/L PO4: 1,0 mg/L Fe: 0 mg/L à partida o NO2 e NO3 estão muito elevados... mas como sou principiante, no meu entender, não deveriam ser este dois valores inversamente proporcionais? como eke subiram os dois valores ao mesmo tempo??... Eu tmb julgo ter o aqua actualmente sobrelotado (já vi algures uma 'formula' para o calculo, mas ja n me lembro onde) agradeço todo e quaislquer conselhos que me possam dar, antes que eu tenha de ver mais dos meus miguitos morrerem... desculpem lá o testamento... tenho de tentar postar mais vezes para nao ter de dizer tudo de uma vez, lol! Obrigado.
Marco P Fonseca Publicado: Março 18, 2006 Publicado: Março 18, 2006 Olá! Também eu me posso considerar um novato por cá, mas desejo-te desde já as boas vindas ao fórum e espero poder ajudar-te a dissipar as tuas dúvidas. de há algum tempo para cá comecei a ficar preocupado porque (palavra corrigida) as minha plantas começaram a morrer inexplicavelmente começando por ficarem 'esbranquiçadas' quase transparente, enfraquecidas até se partirem e morrerem... Reparei pelas fotografias que as plantas que mais sofreram foram as Cabombas, mas tem a sua lógica pois são plantas que exigem condições de manutenção mais exigentes como a adição continua de dióxido de carbono, uma boa e correcta adubação, iluminação ideal e parâmetros de água correctos. Se assim não for acabam lentamente por enfraquecer e desaparecer como esta a acontecer com as tuas. apesar de não detectar nada anormal, ainda assim, resolvi fazer um TPA de 25%, mudar as 'esponjas' do filtros, metade das 'cerâmicas', e o carvão em cada um dos filtros Na minha opinião não deverias mudar as “esponjas” nem as “cerâmicas “ do filtro pois é lá que se alojam a maioria das bactérias benéficas que ajudam a manter o equilíbrio do áquario, deveras sim é retirar o carvão activo pois ele absorve a maioria dos inorgânicos inclusive o ferro, o magnésio e o fósforo que se encontram nos adubos que adicionas e que tanta falta fazem as plantas para o seu bom desenvolvimento. tenho 2 filtros a funcionar (n sei se serão demais ou não (palavra corrigida), mas tmb agradeço qql conselho que me possam dar... :S ) ambos sao da marca Hydor:filtro 1 (de fundo - vinha com o aquario): bomba Pico 300L/h filtro 2 : K20 DUO II 450L7h Aconselho-te a retirares o filtro de fundo porque não permite um bom enraizamento das plantas, para além de acumular quantidades astronómicas de detritos orgânicos se só conseguiras limpar se desmontares praticamente todo o áquario. Se utilizares apenas os dois k 20 creio que serão suficientes para o volume de água que possuis. à partida o NO2 e NO3 estão muito elevados... mas como sou principiante, no meu entender, não deveriam ser este dois valores inversamente proporcionais? como eke subiram os dois valores ao mesmo tempo No ciclo do Azoto a matéria orgânica é transformada em amónia e posteriomente em nitritos por bactérias chamadas Nitrosomonas e posteriomente em nitratos pelas Nitrobacter. Elas existem nos nossos aquários alojadas principalmente em matérias porosas como as “esponjas” e as “cerâmicas” dos filtros e se as mudarmos frequentemente estaremos a eliminar essas mesmas bactérias fazendo com que as que existam não tenham capacidade de processar e decompor todo o NH3, NO2 e NO3 subindo assim todos os valores ao mesmo tempo. Eu tmb julgo ter o aqua actualmente sobrelotado (já vi algures uma 'formula' para o calculo, mas ja n me lembro onde) 1 cm de peixe (adulto) por 1 lt de água Espero poder ter ajudado. Boa aquariofilia.
Marco P Fonseca Publicado: Março 18, 2006 Publicado: Março 18, 2006 Ops!!! Só agora reparei pela fotografia o que chamas de “filtro de fundo”, fiz confusão com os vulgares filtros de placa que se colocam por baixo do areão, peço desculpa. Geralmente esse tipo de filtros não são maus pois sustentam uma carga biológica considerável e inclusive em alguns da para esconder neles o termóstato tendo só o inconveniente de ocuparem uma área que poderia ser utilizada para a colocação de mais algumas plantas, para não falar no efeito estético (negativo), derivado ao seu tamanho. Mas isto é só a minha opinião.
Recommended Posts