Como temporizar a injecção de CO2


Pedro Borges

Recommended Posts

Povo, toda a minha vida de aquariófilo usei CO2 DIY e não conheço portanto nada sobre os sistemas hi-tech que se compram para aí por €€€€€ com manómetros e o diabo a sete.

No entanto noto que o povo que usa esses sistemas menciona muitas vezes que usa CO2 durante as horas de luz (como deve ser). A minha pergunta é: este povo além de rico é madrugador? ou será que no meio de todo aquele high tech há alguma válvulazinha temporizável ou coisa parecida?

O melhor que já consegui arranjar foi ligar o fermento e uma bomba de ar ao reactor estando a bomba temporizada ao contrário das luzes - Quando a noite cai... vruuummmmm ar com fartura para dentro do aqua para oxigenar bem e dissipar o CO2 com a turbulência, de manhã inverte-se o processo. Este aparato só tem um senão: preciso usar uma válvula de não retorno para GAS no tubo da bomba, senão o CO2 vai todo lá parar durante o dia :roll:

Comentários? Sugestões?

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O melhor que já consegui arranjar foi ligar o fermento e uma bomba de ar ao reactor estando a bomba temporizada ao contrário das luzes - Quando a noite cai... vruuummmmm ar com fartura para dentro do aqua para oxigenar bem e dissipar o CO2 com a turbulência"

 

faço isso mas não é por causa do co2...mas sim pelas quebras de O2 de noite (as plantas consomem e não produzem de noite O2)

Não se trata de bombas de ar mas sim uma powerhead...para agitação superficial sem barulhos....

 

No entanto agora que estamos no inverno, e se o aquário estiver num local frio podem fazer o seguinte:

 

colocar as garrafas de co2 num recipiente com água com termostato ligado ao temporizador das luzes...

 

colocar a água onde estão as garrafas de CO2 a 27ºc...é um produzir CO2 de "dia"... de noite por causa do frio e porque o aquecedor desliga-se a produção vai caindo...

 

Há ganhos a nivel da longevidade das garrafas...já que de noite não é preciso CO2 e a produção cai de noite com este método...logo o açucar dura mais tempo...

 

de verão com o calor já não dá para fazer isto

:roll:

gasta-se mais açucar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está uma ideia à minha medida, gostei. Não resolve o prob, mas melhora bastante. Quanto à cabeça motorizada, não é solução para mim dado que não quero meter mais nada no aqua que n é assim tão grande. O meu reactor funciona melhor na base do gasoso mesmo :oops:

Mas não sabes como faz o povo das botijas de CO2 e tudo o mais? não mete concerteza a Botija na panela de pressão ao lume não é? :roll:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem válvulas eléctronicas...

algumas regulam o pH a um nivel estável...

 

tipo...regulas aquilo para 7 de pH, existe um medidor de pH electrónico que irá enviar o resultado para um "cérebro" que irá dar os comandos para abrir ou reduzir a abertura das tais válvulas...

 

acho que aquilo reage como se fosse uma função sinusóidal (tipo seno), aquilo abre um pouco fecha um pouco...ciclicamente...

Os preços devem ser proibitivos...

 

A minha experiÊncia com estas coisas é nula...não sou rico.

 

acho que deve haver outras mais simples tipo abre fecha, estando a abertura regulada para um determinado nivel...

 

No entanto a maior parte do pessoal com CO2 de botija usa uma regulação e deixa lá estar...

 

O pH não oscila tanto como nos casos que se desliga a botija, até pode ser perigoso com subidas/descidas bruscas de CO2...

 

A cena do caseiro com o aquecedor funciona bem (oscilações de pH reduzidas) porque a água leva o seu tempo a aquecer e a arrefecer...

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois claro, a malta do Hi-Tech não se preocupa com ciclos de dia/noite, mete logo de vez o pH desejado e pimba é como a gelatina, basta juntar água.

Estou a gostar cada vez mais da ideia do aquecedor... parece que todos os factores interferem construtivamente. Vou tentar. :roll:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que controla a injeçcao de co2 é uma valvula solenoide, que nao passa de uma valvula electorica que quando ligada á corrente deixa passar o co2, qdo desligada o co2 nao passa. Basta ligar esta valvula ao temporizador das luzes e qdo as luzes de desligam o co2 e desligado tambem...

O controlador de ph o que faz é qdo o ph esta abaixo do ph desejado desliga a corrente da ficga que possui (ao qual esta ligada a valvula) e assim o co2 para de injectar o que vai fazer o ph subie um pouco.. qdo o ph esta acima do ph desejado o controlador fornece corrente á sua ficha ( ao qual esta ligada a valvula ;) ) e assim injecta mais co2 para baixar o ph.

 

Espero ter esclarecido.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe alguma razao para fazerem os sistemas de Co2 caseiros sempre em garrafas de água, sumos, etc... de plastico, em vez de tentarem utilizar outros materiais.

 

É que estou a pensar que talvez poupasse co2 se o sistema fosse resistente o suficiente para se lhe colocar uma valvula para ser fechada durante a noite, sem haver explosão.

 

Esta ideia surgiu-me, mas a nivel de resistência que suporte isso com toda a certeza, so me estou a lembrar de uma panela de pressão, pois o vidro se a presão for muita pode estourar (não sei qual seria a pressão exercida).

 

Acham que é uma ideia que talvez de certo ou é melhor nem pensar nisso.

 

A valvula solenoide custa € 48,58 na aquaristic.net

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia pode ser boa...

o problema é que são seres vivos que estão dentro da garrafa aumentos de pressão pode ser prejudicial...

 

tinhas de ter garrafas tão resistentes como das botijas...

de vidro por exemplo podiam rebentar e matar alguém...

trata-se de uma bomba em potencial...muito cuidado...

 

em relação ás válvulas, sim eu falo nessas que só abrem e fecham, tipo interruptor...mas pensava que havia mais sofisticadas... (ignorância da minha parte)

 

talvez seja por isso que o pH flutua como uma sinusoidal...se pudesse controlar a abertura da válvula (20%,30%,etc...) talvez a coisa se transformasse numa recta...

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Eraser, Guerla e António. Parece-me que as vossas últimas respostas arrumaram com o assunto. Pelo menos com o meu assunto, agora estou curioso em saber quais as possibilidades de ter fermentação dentro de uma botija de ar comprimido "estilo guelra" :roll:

Alguém tem feedback desse tipo de aventura?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia pode ser boa...

 

em relação ás válvulas, sim eu falo nessas que só abrem e fecham, tipo interruptor...mas pensava que havia mais sofisticadas... (ignorância da minha parte)

 

talvez seja por isso que o pH flutua como uma sinusoidal...se pudesse controlar a abertura da válvula (20%,30%,etc...) talvez a coisa se transformasse numa recta...

:lol:

 

Existem valvulas comtemporizador que podem ser usadas com redutores de pressão, agora não sei se será possivel transmitir ao redutor qual a quantidade desejada de forma automática.

 

Vou ter que medir a pressão criada pelo gerador caseiro de co2, para tentar perceber qual o tipo de garrafa que precisamos para esta experiência. E sabermos se as bactérias aguentam a pressão ou morrem.

 

Se alguem já souber algo acerca disto, fvr informar pois se não der certo escuso de perder tempo ( pois eu nem me vou arriscar a por co2 no meu aqua que é pequenito).

 

abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora deixaram-me preocupado :lol: eu utilizo o co2 caseiro neste momento o nivel de co2 é d 4.7 ou seja ta por defeito sera q durante a noite ele fica com os niveis certos ou fica por excesso, acham q posso matar os peixes todos durante a noite................

durante a noite eu posso fechar a valvola da mangueira q vem do aqua e desencaixar a mangueira do garrafao, deixando-o a libertar o co2 para o ar, e de manha volltar a encaixar a mangueira do garrafao e abrir a valvola, o q acham

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4.7 ppm de CO2 é deficiência de CO2, o ideal é 10-20, para além disso tu não queres ter mais ppm de CO2 de dia que de noite, o que te vai acontecer é que de noite vais ter sempre mais - se medes 4.7ppm de dia degvias APROVEITAR QUE ES UM GRANDA MALUCO QUE NÃO DORME e medí-lo a meio da noite :lol:

Quanto ao truque da válvula, se estás disposto a fazer isso todos os dias, é mais fácil arranjar uma torneirinha que abres durante a noite e liberta o CO2 para a atmosfera.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não são bactérias Guelra.

são fungos...

Abraços!

 

Grato pelo info António, apesar de já a ter. Os meus neuronios deve ter fiado baralhados pela info de que tb se produz alcool.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos aproveitando este topico tento tirar algumas duvidas.

Se eu arranjar um " T " numa ponta ligar a mangueira de co2 que vai para o akua e na outra nao ligar nada ficar para atmosfera e kuando se apaga a luz fechar uma e abrir a outra resulta ?

co2 na atmosfera da minha sala qual a consequencia :lol:

nao tenho plantas na sala a nao ser no aquario

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó uma questão...

Se fizermos o q o guelra sugerio não iamos ter problemas na abertura da valvula?

Isto é: arranjando uma botija q aguente a pressao e mm fachando a valvula a reação continua a dar-se não é? Entao e qd abrirmos a valvula não vai sair uma gde dose de CO2? Não vai baixar o ph mto rapidamente?

 

Qt a ideia do antonio palma, não me parece má. Acho q teres CO2 a sair pa sala não é gde problema...desde q não seja mto!

 

Há uns tempos ouvi falar em 2 aquas ligados um ao outro (com a agua a passar de um para o outro) e c os cliclos dia/noite alternado. Qd um tinha as luzes ligadas o outro tava apagado...acho q ele consegui manter o ph constante... :lol:

No entanto eu (e penso q a maioria do pessoal) não tenho gde hipotese de ter assim dois aquas iguais pa fazer isto... :lol:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos aproveitando este topico tento tirar algumas duvidas.

Se eu arranjar um " T " numa ponta ligar a mangueira de co2 que vai para o akua e na outra nao ligar nada ficar para atmosfera e kuando se apaga a luz fechar uma e abrir a outra resulta ?

co2 na atmosfera da minha sala qual a consequencia  :D  

nao tenho plantas na sala a nao ser no aquario

obg

 

resulta...mas cuidado para não fechares as duas...nunca...

 

No entanto acho desnecessário estar a fazer isso, não estarás a prolongar o tempo do fermento, e repara outros seres vivos também conseguem decompôr o açucar desde que em ambientes aeróbicos (com oxigénio), que será o que aconteceria se abrisses a valvula para a "rua" de noite, ou seja, o fermento teria de competir com bactérias aeróbicas...

e perdias açucar no processo...

 

Na minha opinião, com os reactores que a malta tem acho dificil intoxicar aquários com CO2...mesmo de noite, mais natural é estes de noite ficarem esgotados de O2.Por isso tenho uma powerhead de noite a funcionar...(que também me desce o nivel de CO2)

 

níveis até 40 ppm qualquer peixe aguenta perfeitamente...qualquer espécie... e muitas até aguentam bem mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Quanto ao facto de se fechar a saida do CO2 ou reduzir a saida de bolhas nos sistemas caseiros pode tornar as coisas perigosas.

 

Embora a produção de CO2 nunca parar acho que com o aumento da pressão ela diminui, quer dizer que quando se fecha a saída a pressão aumenta e a produção diminui.

 

Eu uso o sistema caseiro e á noite costuma estrangular a saída da garrafa, já testei o sistema com ar comprimido e no meu caso parei aos 10 Kg/cm2 portanto não sei se aguenta mais.

 

Contudo também não sei se esta pressão será ultrapassada se fechar a saída da garrafa por uma noite completa.

 

Se alguem já exprimentou que diga porque eu não me atrevo.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

 

Povo, toda a minha vida de aquariófilo usei CO2 DIY e não conheço portanto nada sobre os sistemas hi-tech que se compram para aí por €€€€€ com manómetros e o diabo a sete.

No entanto noto que o povo que usa esses sistemas menciona muitas vezes que usa CO2 durante as horas de luz (como deve ser). A minha pergunta é: este povo além de rico é madrugador? ou será que no meio de todo aquele high tech há alguma válvulazinha temporizável ou coisa parecida?

 

Se reparares, e eu já fiz as contas, acabas por gastar mais €s nos sistema caseiro e são muito mais perigosos que os sistemas hi-tech. Bom.. se usares os os açucares comprados nas farmácias, acredito que poupes uns cobres, mas até que ponto? A saída de CO2 para o aqua não é controlado, poderão haver alterações bruscas do Ph, além de toda a parfenália que tens de ter montado.

Concordo que os sistemas de CO2 sejam caros, mas não são assim TÃO caros a ponto de ser só ao alcançe dos "ricos". Não sou nenhum rico!!! :):)

Quanto a controlar a entrada de CO2 durante a noite..já foi respondido aqui no tópico mas, receando repetir, é simples.. basta ligar o sistema de CO2 ao temporizador das luzes ou a um temporizador separado, embora o ideal seja mantê-lo ligado 24h. Na natureza ninguem vai lá desligar o sumo, não é? :( Claro que gasta-se mais depressa, mas seria o ideal, caso a bolsa possa suportar.

 

Já o sistema electrónico ("cerebro") da coisa.. não é mais do que um computador que regula os níveis de entrada de CO2, ph e horas de funcionamento. Este sim.. é um balúrdio.. coisa para custar € 500 ou mais..

 

Boa Sorte!

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não creio que o sistema de CO2 caseiro seja assim tão caro....

gasto 1kg de açucar por mês, e é a única coisa que gasto uso os resto do fermento agarrados à garrafa ...

 

No bicaborbonato de sódio o custo é desprezável...

 

em relação á irregularidade, é tudo uma questão de reactores...

no meu caso fica uma bolha no tal reactor, se aumentar a produção todo o sistema fica sobre pressão, não sei se será por isso mas a bolha anda sempre pelo mesmo tamanho...sempre...

 

podem ver aqui o meu reactor:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=reactor+de+co2

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este tópico está bastante interessante. É um assunto com que eu também tenho andado às voltas.

Quanto ao perigo de explosão quando se introduzem sistemas de contenção de saída nas garrafas de refrigerante para produção caseira de CO2, o Guelra comparou-o com as panelas de pressão. Pois é, mas estas têm uma válvula de segurança. Já alguém exprimentou adaptar uma destas valvulas, na tampa de rosca ao lado do tubo de saída para o conta bolhas? Eu tenho uma instalada no meu sistema DIY e funciona.

Tal como o Foca, fiz alguns ensaios prévios, injectando ar comprimido para a garrafa de refrigerante e a válvula abriu muito antes da garrafa apresentar indícios de querer inchar ou rasgar. Para além disso tenho os tubos que ligam na válvula anti-retorno sem cola. De qualquer das formas NUNCA usaria recipientes de vidro. E parece-me aconselhável de tempos a tempos trocar de garrafa para prevenir eventuais fadigas do plástico, para além de verificar em cada nova garrafada, se não existem acumulações de impurezas na válvula de segurança.

 

Também estou a ver se consigo um pouco de tempo para tentar aproveitar uma garrafa VAZIA de oxigénio, não recarregável, que fazia parte de um kit de soldadura e adaptar um tê com um manómetro e uma torneira. Desta forma poderei colocar a habitual mistura da garrafada, fechar a saída e ver qual a pressão que esta consegue atingir e durante quanto tempo a mesma irá subir. Resta dizer que esta garrafa tem um litro de capacidade e traz a indicação de suportar 110 bar de pressão. Por aqui não me parece que surjam problemas quanto ao fecho nocturno da saída se lhe acoplasse uma válvula comandada pelo sistema de iluminação do aquário. Resta saber se os fungos aguentam ou se a produção termina prematuramente. Existe ainda a hipótese, com esta garrafa mais resistente, de experimentar outro método de produção de CO2 através da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio de acordo com a descrição feita em:

http://www.aquatic-plants.org/co2/diyco2/diyco2_2.html

 

Ainda a respeito da posssibilidade de usar outro tipo de garrafas deixo aqui uma dúvida. Vi neste site brasileiro este debate http://www.aquahobby.net/phpBB2/viewtopic.php?t=10297

que me despertou a curiosidade em saber se por cá já alguém fez a adaptação a partir de extintores de CO2 (aqui seriam usadas outras pressões, já não estou a pensar em termos da receita caseira), se é comp€nsador em comparação com os kit de CO2 que são comercializados para aquariofilia, se seria fácil conseguir carregar estas garrafas visto não terem certificados de estanquidade ou resistência mecânica, compatibilidade de medidas de roscas para adaptar as torneiras e manómetros, etc, etc.

Sei que se trata de outro país, noutro continente, com outras leis e normas de funcionamento e não sei se por cá este tipo de adaptações são viáveis.

 

Termino por aqui, pois o post já vai longo.

 

Cumps

 

Carlos

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Longo e... interessante. Não dou o assunto por terminado nem de perto. Para já vou investigar os custos do equip que gere a pressão via temporizador. Isso está claro depois de comprar umas anilhas no aki para isolar devidamente a ligação da garrafa e colocar em prática a excelente ideia do controlo térmico.

CS, vai dando notícias, mas toma cuidado com essa fórmula de geração de CO2 do vinagre, isso gera CO2 por reacção química directa, é muito mais curto e intenso que o método de fermentação. Para esse creio que já tens mesmo que estar no nível da botija de 100bar.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Já andei a pensar usar uma garrafa de co2 de extintor, a minha dúvida é se depois consigo arranjar adaptações para as roscas do cilindro, porque todos os componentes dos kits da jbl por exemplo podem também ser adquiridos em lojas de materiais para hidráulica e frio.

 

Existem redutores, valvulas de corte elécticas (vulgarmente chamadas de valvulas celunóide) e tubos tudo como as dos kits de AQ. só que as compatibilidades a nivel de roscas e os preços preços ainda tenho de investigar.

 

Tudo isto tem de ser bem pensado visto a pressão de carregamento das garrafas ir de 220 Bar a 310 Bar, em contrapartida o CO2 daria para aí para um ano ou mais e as cargas não são caras.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais