Dante Publicado Março 16, 2006 Publicado Março 16, 2006 olá. preciso da vossa ajuda. tenho um aquario de 60 litros daqueles kits do jumbo, com algumas plantas e os seguintes peixes: 5 neons (2 cm cada) 1 synodontis (12 cm) 1 pleco (15 cm que já tentei trocar mas o interessado deixou de dar noticias... vou fazer a seguir um novo post para tentar trocar rápidamente) 4 guppys ( + 2 alvins 1 platty (3 cm) 2 corydoras (4 cm) caracois pequenos (menos de .5cm cada) de rio (tinha bastantes mas estou a tentar livrar-me deles e agora só devo ter 5 ou 6). o que me acontece é que tenho o areao sempre sujo, os meus peixes nao se reproduzem (ou quando se reproduzem é com 2 ou 3 alvins), alguns ficam "corcundas", etc... acho que é um problema de bactérias, mas nao sei como me livrar disto pois já tentei limpar com bastante cuidado o areao váriaz vezes, TPAs maiores, etc. e nada parece funcionar. isto já re arrasta à algum tempo... as TPas são semanais de 10 litros a 15 litros cada, com agua da torneira e um produto qq para tratar a água. o ph anda entre os 7.0 e os 6.7 antes das mudas de água (mais ou menos) o problema é que o areao está relamente e constantemente sujo, embora eu aspire todas as semanas! e o filtro (interno) tb já acumula muita porcaria nas esponjas ao fim de apenas 1 semana. os peixes agora não estão doentes mas não se reproduzem e tenho 1 guppy corcunda... e sei que se menter lá mais peixes vou continuar com os mesmos problemas pois isto já aconteceu antes (e eu pensava que seriam os peixes doentes) preciso da vossa ajuda - o que devo fazer? estou a pensar no seguinte: 1 - "livrar-me" do pleco que está grade de mais... o gajo suja muito e está a ficar atrofiado no aqua 2 - estou tb a pensar em "livrar-me" do synodontis, mas a prioridade é o pleco. 3 - "livrar-me tb dos caracois.. sujam muito. 4 - passar os peixes por 1 ou 2 horas para outro recipiente (sem luz) e fazer uma limpeza profunda ao aquário. tipo: remover o areao e lavar o aquario (estou desesperado!). este ponto ainda está a ser analizado Claro que guardaria quase toda a água. 5 - trocar o areao por areia fina.. parece-me que o areao acumula mais porcaria que a areia (ou é ideia minha??). estava a pensar na tal areia fina de filtros de piscina no AKI. 6 - voltar a por os peixes no aqua e esperar pelo melhor. O que vos parece? Obrigado! Citar
Nassis Publicado: Março 16, 2006 Publicado: Março 16, 2006 Agua mole em pedra dura...tanto bate ate que fura..como quem diz...com tanto peixe...que querias xD Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
João Paulo Viegas Publicado: Março 17, 2006 Publicado: Março 17, 2006 Olá Pois... não admira que tenhas o aqua muito sujo: tens um excesso de população, além de teres um peixe enorme – Pleco. Tenta vendê-lo ou dá-lo a alguém que queira, pois o animal não devia de estar nesse aqua. Retirares os peixes e limpares todo o aqua não resulta, pois além de stressares os animais, o teu problema irá continuar, pois terás sempre excesso de peixes no aqua. O facto de teres areão fininho a sujidade vai continuar, pode disfarçar durante mais um tempo, mas garanto-te que não resolve. O caracóis podem ser uma mais valia em eliminar detritos, mas fica á consideração de cada um o aspecto visual que provoca. Não caias no erro de comprar peixes “limpadores” – não existem – não existem peixes que comem a porcaria que os outros fazem. Como compras-te um aqua em kit, considera a hipótese de melhorares a tua filtragem com a aquisição de um filtro melhor. Atenção: não digo que o que tens não é bom. Mas se calhar a resolução parcial do teu problema é comprares um filtro melhor. Lembra-te no entanto, que muitos peixes sujam muito e irás constantemente a efectuar TPA’s. Tem atenção não compres mais peixes ( resiste à tentação ) e não te desgastes em limpezas frequentes enquanto não resolves o problema maior: excesso de população. Podes sempre considerar a compra de um outro aqua. Não conheces ninguém que te possa ficar com os peixes ? Fica bem e boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
nfdc Publicado: Março 17, 2006 Publicado: Março 17, 2006 Realmente tens excesso de peixes. Já agora, a água que colocas no aqua é da companhia ou é de algum poço? Citar Nuno Costa
Dante Publicado: Março 17, 2006 Autor Publicado: Março 17, 2006 Boas. têm toda a razao em dizer que tenho excesso de população mas deixem-me dizer algo em minha defesa! os guppys só apareceram no aqua porque tentei trocar o meu pleco e o synodontis por outros peixes e por questões logisticas fiquei eu primeiro com os guppys e o objectivo era dar de volta os outros 2. no entanto e a´pos várias tentativas não consegui completar a troca (com o Bruno de Gaia - Alguem o conhece? a troca foi combinada aqui no forum) e até há algum pouco tempo tentei ligar-lhe para o telemovel mas ele deixou de me anteder... Só por isso é que ainda tenho o pleco e o syniodontis e também os guppys. Agradeço a vossa atenção e continuem a mandar mais opiniões! PS tinha-me esquecido: o filtro foi comprado à posteriori no jumbo (fui burro, eu sei) e acho que é da teratec (nao tenho a certeza) mas é daqueles de interior para aquarios pequenos. o que vinha de origem dava para uzar carbono activado e este não... se calhar volto ao anterior só por isso! Citar
ART ART Publicado: Março 17, 2006 Publicado: Março 17, 2006 poe os dois filtros, assim limpas melhor e mais agua. Citar
danielludgero Publicado: Março 17, 2006 Publicado: Março 17, 2006 malta tudo se trata de ter o aquario em equilibrio!!! quando falam é mta populaçao, epa entao tenhu medo de dizer quantos peixes tenho no meu 60cm, pk é assim talvez seja mta mal pro aquario mas akilo ta em perfeitas condicoes... por isso axo q se trata de filtragem e de equilibrio do aquario!!! mete um filtro de cacasta, eu tenhu um Eheim liberty 100 chega o suficiente!!! e o aquario ta em escelentes condicoes de limpeza!!! abraço e boa sorte com o aquario Citar :::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::
danielludgero Publicado: Março 17, 2006 Publicado: Março 17, 2006 haá outra coisa, n estarás a dar comida demais??? Citar :::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::
João Paulo Viegas Publicado: Março 21, 2006 Publicado: Março 21, 2006 Olá a todos. Quer se queira ou não, existe um limite de população para um aquário. É uma questão de como queremos que os nossos peixes vivam. Simples. Também existem pessoas que mantém animais de grande porte em casa e os mesmos vivem, não morrem mas em que condições estão? Serão realmente felizes? Diariamente presos ou confinados a uma determinada área de uma casa? O equilíbrio de um aquário também não se consegue apenas com o respeitar do limite de população a colocar no aquário, pois existem imensos factores, por exemplo: o cuidado com a alimentação, o cuidado com a manutenção ( importantíssimo ) o que irá ligar-se á existência de um bom sistema de filtragem. Dever-se-á sempre equacionar o tipo de peixe que colocamos dentro do aqua, conhecer os seus hábitos e compatibilidade. Se repararem o Dante tem Guppies e Neons: São incompatíveis, mas estão a “viver” em conjunto. Existe equilíbrio ? Se calhar existe um equilíbrio que pelo menos umas das espécies aparenta saúde mas será que está bem? O que o aconteceu com o Dante, pelos visto foi alguém que ficou de lhe ficar com o peixes e tal não aconteceu, paciência. Terá de procurar um novo dono para ele. Parece-me que deverás equacionar dar alguns peixes, se calhar o Pleco, pois irá concerteza ser o animal que mais irá sofrer a longo prazo ou então equacionar a compra de um aqua maior. É apenas uma opinião. Fiquem bem. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts