ruy36 Publicado Março 15, 2006 Publicado Março 15, 2006 boas tenho um minireef com 100 cm. adquiri uma calha com uma lampada de 150 w, 12000 k gostaria de saber a que altura da agua devo colocar a calha. já a tive a 25 cm, dava uma tonalidade fantastica, mas penso que será luz a mais.agora coloquei-a a 42 cm. estará bem? obrigado RUI36
marcos santos Publicado: Março 15, 2006 Publicado: Março 15, 2006 Boas Podes colar 15 a 20 cm sem probelmas. abraços
Celso Suguimoto Publicado: Março 18, 2006 Publicado: Março 18, 2006 Qto mais alto colocar maior o disperdicio de luz.... Em um aquário com 100 centimetros o ideal seriam duas HQIs de 150W e não apenas uma Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
Nuno Prazeres Publicado: Março 20, 2006 Publicado: Março 20, 2006 Quanto mais próxima da superfície: maior a "quantidade" de luz que chega ao fundo; (BOM) maior o efeito negativo na temperatura; (MAU) maior a frequência com que tens de limpar o vidro da calha; (MAU) mais concentrado fica o foco o que num aquário baixo pode significar muitas zonas mal iluminadas (MAU). Penso que o equilíbrio destes factores, dependendo dos corais que vais ter no aquário, estará entre os 10 e os 20 cms mais coisa menos coisa. Um aspecto é importante: quando procurares o ponto óptimo começa da maior para a menor distância e faz isso gradualmente (1cm/dia). De outro modo podes provocar um stress muito elevado nos corais que não têm tempo para se adaptar ao aumento da "quantidade" de luz. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
ruy36 Publicado: Março 20, 2006 Autor Publicado: Março 20, 2006 ola Tenho lido varios artigos de fabricantes(no meu caso aquamedic) que recomendam 40 cm, por ex aqua com 50 altura e 150 w de hqi??????????? sendo assim como posso por a 15, 20? no entanto está colocada a 20 cm, pois 40 é muito. existe algum site onde eu possa verificar o cone da luz, isto é neste caso a minha lampada tem 15 cm +/-,supondo a lampada 1 ponto, gostaria de saber qual o tamanho da base do triangulo, em que a luz é eficiente, e assim det a altura cientificamente e não a olho. espero me ter feito entender cumprimentos RUI36
Bruno Barreiros Publicado: Março 20, 2006 Publicado: Março 20, 2006 A minha está no máximo a uns 10cm do topo da água e consigo manter uma temperatura de 26. Tenho 60cm de altura. Quando o tempo aquecer terei de a subir com toda a certeza mas até lá... Abraço, Bruno Barreiros Abraço, Bruno Barreiros
Recommended Posts