Recommended Posts

Publicado

Boas.

Venho pedir ajuda a todos vós que possuem sump´s de preferência ,mas não só, aos que possuem aquários de "grande porte".

Veio "parar" às minha mãos um aquário+móvel+iluminação.

o aquário leva 720 lts....e possui coluna seca...como vou mostrar nas fotos....

O sr. que me vendeu o aquário deu-me uma peça que serve para ligar o furo da coluna seca a uma sump que fica debaixo do aquário....

Mas a minha grande questão é....:?

Sim,tenho o aquário com coluna seca,o móvel e vou arranjar um aquário para sump...tenho também a tal peça que não sei o nome....mas.....e depois?O que será que é suposto fazer com isto para que o aquário fique a trabalhar e com uma sump?

Nunca tive nem colunas secas ,nem sump´s....

Alguém pode ajudar?

O projecto é de Tanganikas(Frontosas,Altolamprologus) com uma possível colónia de Tropheus moorii "Tanzanian red rainbow".Aqui vão as fotos do aqua em questão...A 3ª porta do lado direito tem ligação por baixo(onde vai ficar a sump) ao aquário.

Pic_2389_9.jpg

A coluna seca....

Pic_2389_18.jpg

Pic_2389_19.jpg

Já agora, o local da suposta sump não é muito grande....que tamanho e material/estrutura aconselham(da sump claro)??A ideia era só para esconder alguma parte do material....

Se nós pomos as arcas frigorícas num sotão ou numa arrecadação põrque não há espaço nas nossas casas,acho que não vou pôr esse embargo nos peixes.... :P:P

Publicado:

Se eu tivesse no teu lugar, faria a sump mesmo mesmo por debaixo da saída da coluna seca e depois instalaria uma simples bomba de retorno (para essa litragem e altura em água doce, algo com 3000 l/h chega e sobra). A saída da bomba de retorno tem de ficar muito próxima da superfície do aquário para não haver retorno em caso de corte de electricidade.

Propunha-te também uma solução directamente do mundo da tecnologia salgada e que eu usei com muitíssimo sucesso em água doce:

:twisted: coloca uma calha a iluminar a sump (quanto mais próxima da água dentro de limites de segurança, melhor) e mete plantas flutuantes que aguentem o pH do Tanganika (Slavinia, Lemna minnor, talvez (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]).

Depois ligas a calha em contraciclo com o aquário.

O efeito biológico é excelente porque ficas com uma "esponja de amónia" permanentemente coisa que num Tanganika me parece muitíssimo útil. Por outro lado, o CO2 produzido em cima é consumido em baixo e vice versa devido ao contraciclo e o pH fica mais estável.

Fica a ideia.

Publicado:

Muito obrigado Nuno pela tua opinião...mas creio que isso já é muito à frente para mim....(alguém que agora está a iniciar sump´s).

Embora a tua ajuda tenha parecido bastante "culta" para mim seria melhor fazer desenhos....:lol:

Tenho que ganhar experiência.....

Publicado:

o dificil e só fazer a sump...

depois de feita, num dos compartimentos mete plantas que aguentem PH alcalinos. da-lhes luz ( ha umas fluorescente compactas de 15w e de 6400k que são ideais para isso ) e pronto. as plantas ajudam a consumir materia organica em suspensao na agua e assim ficas com o cilco do azzoto completo. evitas ter de fazer mudas de agua ( se bem que num aqua desse tamanho mudas de agua n sejam muito frequentes :lol: )

smflogo.gif
Publicado:
A saída da bomba de retorno tem de ficar muito próxima da superfície do aquário para não haver retorno em caso de corte de electricidade.???

:D coloca uma calha a iluminar a sump (quanto mais próxima da água dentro de limites de segurança, melhor) e mete plantas flutuantes que aguentem o pH do Tanganika (Slavinia, Lemna minnor, talvez (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]).

Depois ligas a calha em contraciclo com o aquário.???

Por outro lado, o CO2 produzido em cima é consumido em baixo e vice versa devido ao contraciclo e o pH fica mais estável.????

Não percebi bem este 3 temas nuno....se tiveres a delicadeza de explicar ficaria muito agradecido....

Cumps,Paulo Miranda

Publicado:

E como meço os 6400k de uma lâmpada que vá comprar?

Vi uns HQI´s no AKI pareciam servir, mas a caixa não falava em intensidades luminosas nem temperaturas de côr...dizia os volts....creio eu...

Publicado:

HQI no AKI de certeza??? o sistema HQI n é igual ao tipo de projectores que se custumam encontrar no aki ( que sao e halogenio acho eu )

vai a uma loja de iluminaçao e pede lampadas compactas com caasquilho de rosca ( agora n me lembro da referencia do casquilho )

na lampada ens la smepre escrito os K... podem ser 4200k 5200k 6400k 10.000k etc etc...

e par ameteres numa sump, é muito preferivel as fluorescentes compactas, porque gastam menos energia, ocupam menos espaço, e sao muito mais baratas.

smflogo.gif
Publicado:

Sim,tenho o aquário com coluna seca,o móvel e vou arranjar um aquário para sump...tenho também a tal peça que não sei o nome....mas.....e depois?O que será que é suposto fazer com isto para que o aquário fique a trabalhar e com uma sump?

Nunca tive nem colunas secas ,nem sump´s....

Alguém pode ajudar?

A sump não é mais que um filtro de grandes dimensões.

A ideia é muito simples... a água vinda do aquário principal terá de passar por um conjunto de matérias filtrantes, de preferencia seguindo um percurso em zig-zag e no fim desse percurso existe uma bomba de retorno que devolve a água ao aquário.

Na sump que tenho no aquário dos mbunas fiz assim:

3 compartimentos...

compartimento 1 -> cerâmicas, bio bola e esponjas (por esta ordem)

compartimento 2 -> zona para alevins

compartimento 3 -> esponjas, bomba de retorno.

A água segue em zig-zag.

Vou tentar fazer-te um boneco:

água aquário

|

v

|----------------------------| retorno

||-------|---------|

|+++++ |-------|---------|

|******|-------| bomba|

|___________|______|

-- -> água :)

-> cerâmicas

++-> bio bolas

** -> esponjas

O projecto é de Tanganikas(Frontosas,Altolamprologus) com uma possível colónia de Tropheus moorii "Tanzanian red rainbow".

Não podes misturar frontosas com tropheus... as alimentações são incompativeis e os frontosas iam dar cabo dos tropheus... e sinceramente a 50€ o exemplar de Tanzanian Red rainbow não me parece que fosse boa ideia...

Já agora, o local da suposta sump não é muito grande....que tamanho e material/estrutura aconselham(da sump claro)??A ideia era só para esconder alguma parte do material....

Vidro! :twisted:

Se não couber um aquário compras umas peças de vidro e montas tu um à medida para aí.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!