Recommended Posts

Publicado

Olá.

Os meus peixes estão com íctio, que se alastrou a todos os peixes e não consigo combater. Vários peixes já morreram e se não fizer mais nada, vão morrer todos...

Vou explicar o que aconteceu e o tratamento que estou a fazer.

Espero SUGESTÕES para melhorar o tratamento!

Foram introduzidos 10 cardinais que no 1º dia apareceram com pintas brancas.

Dia 1)

- Iniciei tratamento com JBL Punktol (numa dose inferioir à recomendada, porque acabou o frasco).

Dia 3)

Todos os novos cardinais morreram.

As pintas apareceram nos outros cardinais.

Perda de apetite generalizada.

Os peixes fazem movimentos bruscos e roçam-se nos vidros, pedras, etc.

(Um neon negro apareceu sem metade da cauda???)

- Mudei cerca de 40% da água.

- Repeti o tratamento, agora com Sera Costapur, na dose recomendada.

- Aumentei a temperatura de 26 para 29º.

- Passei a deixar a tampa aberta para oxigenar melhor.

- Baixei ligeiramente o nível da água, de forma a que a água projectada pela bomba de água do filtro caia na água do aquário de uma altura superior, fazendo mais bolhas de ar.

- A luz do aquário passou a estar quase sempre desligada e a sala sem luz.

Dia 4)

As pintas alastraram a (quase) todos os peixes.

Os peixes não comem.

- Mudei cerca de 40% da água.

- Repeti o tratamento, novamente com JBL Punktol, na dose recomendada (6 tampas interiores e 1 exterior, para 6x30+1x15=195 litros de água).

Dia 5)

Morreram 2 cardinais.

Não há melhoras (pelo contrário).

Desci a temperatura de 29 para 28º.

Alguns dados sobre o setup:

- 180 litros;

- 40 peixes;

- Espécies: pleco, coridoras, cardinais, neons negros, tetra pristella, barbos tigre albinos, barbos cereja, arlequins, gouramis.

Por favor digam-me o que devo fazer mais...

Obrigado

Vítor Sampaio

Publicado:

Eu também já tive Ictio no meu aquário e tratei com TETRA GoldOomed durante 5 dias nas doses recomendadas e subindo a temp para 29º.

Resta dizer que este medicamento é para água fria e o meu aqua é de água quente, mas resultou bem, pois passados 2 ou 3 dias já se via melhoras.

Depois disse já tive outra vez e voltei a usar o mesmo produto e voltou a resultar.

Existe um produto da TETRA que salvo erro é o Contratck que ´´e para agua quente.

NMM

Publicado:

boas

esse tratamento que tens feito deveria mostrar resultados, pelo que percebi mantens o filtro ligado por acaso não tens carvão activado no filtro, é que o carvão neutraliza a acção dos medicamentos.

Publicado:

Boas

Victor

A meu ver deves por uma colher de soupa de sal por 10 l de agua.

Desligar o filtro.

Aumentar a temperatura 1º por dia até atingires os 30º. ( e quando baixares a temperatura faz da mesma maneira.)

Aumentar a oxigenação.

Eu costumo utilizar azul metileno, mas se tens produtos proprios para o Ictio, melhor.

Se não notares melhoras verefica bem as manchas que te apareçeram nos peixes porque pode ser outra doença pareçida.

Se isto n resultar faz tratamento intensivo (que deve vir indicado na embalagem), que geralmente è por uma dosegem mais forte de medicamento em contacto com o peixe durante 20 minutos, num recepiente à parte.

Cumps.

Jose Antonio

Publicado:

Olá a todos e obrigado.

Umas respostas:

O filtro continua ligado.

O filtro não tem carvão - é interno, com três zonas: termómetro; materiais filtrantes (lã de vidro e Sera Biopur); e bomba de água.

Esta bomba de água puxa a água para o filtro e garante também a oxigenação, já que, depois de passar pelo filtro, a água é projectada do topo e na horizontal, caindo na água do aquário e produzindo assim bolhas de ar. Por isso não o posso desligar.

Essa coisa do SAL... já tenho lido isso... mas devo mesmo fazer??? Nessa dose (uma colher de sopa de sal por 10 L de água??? Tem efeitos secundários???...

Hoje (dia 6) apareceram mortos 1 cardinal e 1 barbo cereja. Todos os cardinais, barbos cereja e neons negros estão muito mal

MAS

os restantes peixes parecem ter uma melhoria muito ligeira: menos pintas, um pouquiiiiinho de apetite e talvez menos comichão.

Planos para amanhã, dia 7:

- Mudar 25% da água;

- Repetir o JBL Punktol.

jose antonio: já aumentei a temperatura para 29º (mas foi à bruta...); o panfleto do JBL Punktol não refere nenhum tratamento intensivo, além disso ia ser difícil fazê-lo à parte, pois tenho muitas plantas e apanhar os peixes ia ser bonito...

Mais uma vez obrigado e continuo a precisar das vossas ajudas.

Vítor Sampaio

Publicado:

Boas

A unica vez que tive um ataque de Iktio a minhas baixas foram de +25%.

Mas n usei remedios, pois evito usa-los, prefiro dar tempo a natureza para fazer o seu trabalho.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

Sal é o melhor remédio! Coloca para cada 50 litros 1 colher de sopa. Acho que 1 colher de sopa para cada 10 litros vai matar os Cardinais.

Eu tratei sempre os meus peixes com Sal e nunca tive morte, mas também ataquei o ictio assim que apareceu!

Publicado:

Boas

O sal e fundamental para todos os seres vivos.

1 colher de sal para 50l como medida preventiva até que n axo mal, eu meto mais.

Mas sei que até os discos aguentam por periodos curtos altas dosegens de sal andam de lado mas aguentam.

Neste momento tenho 1 colher por 20l, porque tenho disco a 6 meses e tenho medo que eles estranhassem.

Tem se dito que as corys não se dão bem com o sal, mas eu sempre utilizei sal e tenho corys (que são os meus peixes que duram mais tempo). 1 colher de sal por 10 l, podem não gostar mto não noto diferenças de comportamento e mas não morrem, nem as corys nem peixe nenhum, outra especie que n gosta mto de sal são os caracois e estes tb não morrem.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

Atenção que não é uma colher de sopa de sal, mas sim de chá por 10 lts...

Já tive algumas experiencias com ictio, o sal foi sempre um bom amigo. Nunca tive mortes. Deve atacar-se logo quando detectamos que estamos na presença de ictio e nunca devemos esperar pelo aparecimento de mais pontos brancos pois estes só vão contribuir para a doença se desenvolver.

Claro que não se deve estar sempre a colocar sal no aqua... mas se fizeres TPA´s semanais ao fim de 2 meses (se tiveres algum problema que se possa resolver com sal) é só colocar lá para dentro. Convem diluir o sal previamente na agua que retiras do aqua, depois é só repor.

Também deves apagar as luzes durante dois ou tres dias para que o ictio não o se reproduza.

Vamos ver... mas só com paciência!

Publicado:

Boas

Esqueci-me de dizer que os unicos peixes que não consigo manter por mais de 6 meses são os Otos e os LDA 25.

E agora estava a pensar que pode ser por causa do sal.

Mas de resto outros limpa vidro e limpa fundos estão sem problemas.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

Boas

Axo que 1 colher de sal por 50l de agua é uma boa opção para peixes que nunca tiveram contacto com o sal( apesar do ictio estar instalado à muito tempo).

Agora se a colher for de cha? não sei não!

As medidas que eu dei foram comprovadas durante anos e são as que eu uso.

E os peixes que não consigo manter são os Otos e os LDA 25.

Os cardinais não morrem tenho 5 que quando comprei tinham 1,5 cm e agora estão com 4 cm.

Mas a aquarofilia é isto mesmo a semsibilidade de cada um e a paixão pelos peixes.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

e essas tpa's que tens feito, a que temperatura está a água? é que se está fria estás a matar os peixes...

não dês comida também, se eles não a comem só os estás a castigar com amónia e nitritos.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:

Bom dia e obrigados.

Ontem (6º dia) à noite apareceu morto mais um cardinal, para além do outro cardinal e do barbo cereja que já tinha referido.

À noite tirei uma chávena de água do aquário e adicionei-lhe 4 colheres de sopa de SAL de cozinha (grosso) - equivalente a 1 colher de sopa por cada 50 litros de água. Despejei lentamente no aquário até metade da chávena.

Parei porque me pareceu que os 3 guramis (trico leeri) não gostaram: pode ter sido impressão minha, mas parece que entraram em pânico, por vezes ficando completamente estáticos, e a nadar ligeiramente de lado. Mas pode ter sido impressão...

Assim, acabei por adicionar apenas o equivalente a 1 colher de sopa por cada 100 litros.

Acham que devo adicionar o restante (o resto da chávena)?

Para hoje tenho prevista uma tpa de 25% e outra dose de JBL Punktol.

silver_fox: faço as tpa's tentando manter a temperatura (água a cerca de 29º).

Obrigado a todos!

Vítor Sampaio

Publicado:

Boas

Axo que deves colocar o resto do sal no aquario.

Porque a meu ver 1 colher por 50 l de agua é fraquita.

A meu ver é um erro diluir o sal antes de colocar no aquario.

Eu ponho o sal directamente no aquario e o sal vai se dissolvendo aos poucos, e o impacto n é tão grande.

Mas cada um é que sabe.

Pelo que me apercebi estas a fazer TPA 2 em 2 dias, passa para 3 em 3 dias ou reduz para 10% de agua nas TPA.

Quanto menos mexeres no aquario melhor.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

Queria apenas dar uma sugestão que de certeza não irá fazer mal e que quando no inverno passado tive uma surto de ictio foi fundamental para inveter e debelar a situação e salvar quase todos os peixes.

Verifica se no local onde se encontra o aqua ocorrem correntes de ar (janelas abertas, portas abertas etc). Se ocorrem correntes de ar ocorrem também variações de temperatura fortes no interior do aqua e os medicamentos não fazem efeito com deviam.

A solução que encontrei (quer ocorram ou não correntes de ar) foi acompanhar todo o tratamento, cobrindo o aqua com o cobertor, nomeadamente nos periodos em que a temperatura em casa mais baixa, ou seja durante a noite (atenção manter as bombas de ar a funcionar no máximo), se não fizer bem, mal também não faz e cheguei a outra brilhante conclusão (isto por causa do ictio) com o cobertorzito o termostato do aquecedor liga-se muito menos vezes, logo gasta-se menos energia :lol: .

Naturalmente que tem um contra, não vais ficar ai com o cobertor indefinidamente fica inestético. Depois de resolvida a situação tiras.

boa sorte