provavelmente veludo, primeira doença passados 2 anos e meio


wonderman

Recommended Posts

Boas malta,

 

o meu synodontis está desde ontem com algo estranho... pelo que pesquisei, ou é ictio ou é veludo, mas parece-me ser a ultima, pois são dispersos os pequenos pontinhos e quase como se fosse "sujudade" agarrada a ele, tipo flocos microscópicos de algodão... anta muito calmo para o que costumava ser, não tem ocupado o seu espaço normal (por baixo do tronco, e às vezes invertido - sim é um synodontis invertido) e apresenta alguns ESPASMOS numa das barbatanans, ou nas 2, já não sei bem.

 

este peixe é dos meus primeiros do aquário, está aqui quase desde a montagem do aquário, ou seja, 2 anos e meio... já é grande e NUNCA teve nenhum problema, e já sofreu "na pele" um ou outro desiquilíbrio no ecossistema (manutenções que não foram feitas atempadamente...)

 

eis o que aconteceu no meu aquário:

 

aquário de 60x40x35 - 75 litros reais

temperatura: 28ºC

 

 

à 1 semana e meia, limpei o filtro, tava IMUNDO, não filtrava bem já (é um fluval 2plus, interior, 400L/hora)... tirei as 2 esponjas, espremi-as na própria àgua de troca, e troquei 20 litros e repuz 25 litros... até aí tudo bem... fiz de novo o CO2 (já não funcionava à mt tempo)... poda das plantas, enfim, fiz o que devia ter feito atempadamente, e felizmente NENHUM peixe sofreu com isso (na altura tinha 1 synodontis, 1 pleco pequeno (7cm no máximo), 2 escalares, 2 ramirezis, e 2 danios e 1 rasbora), e então os ramirezi´s, super sensiveis, não sofreram com o eventual choque de ph, de mudanças, etc etc...

 

sabado, dei os 2 danios e o rasbora, porque domingo de manha fui buscar 2 kribensis e 2 ancistrus, todos eles pequenos...

 

entretanto este domingo à tarde reparei que o filtro começou a filtrar mal outra vez, limpei-o domingo à noite (estava sujo, consideravelmente para um filtro limpo à 1 semana, mas também com toda a sujidade que a mudança levantou, acho que foi normal), e voltei a tirar 9 litros e repor 10 litros.

 

não sei se de tanta mudança no espaço de 1 semana, o synodontis ontem apareceu assim, mas toods os outros peixes (inclusivé os krib´s e os ancistrus - os tais novos) estão super saudáveis, com optimo aspecto, enfim sem sintomas absolutamente nenhuns de NADA...

 

as plantas, apesar de algo sujas (da tal sujidade que entretanto agarraram no espaço desta semana) crescem bem, tenho valisnérias e "Ceratophyllum demersum", e estas ultimas têm crescido bastante, já cortei e replantei várias vezes....

 

uma coisa que reparei foi à superfície, tenho uma camada de gordura que já em tempos a tive, mas nada de alarmar, e pelo que li por aqui, pode ser normal, mas é aqui que entram os testes a confirmar... NADA:

 

TESTES:

ONTEM:

 

PH - 7 (talvez a fugir para os 6.8)

KH - 75 mg/ L (ppm), ou 4,2 dhº

GH - 180 mg/ L (ppm), ou 10,08 dhº

Nitratos - mais ou menos 2 mg/ L (entre 0 e 5)

Amónia - 0??? ou 0,2 ??? (entre 0 e 0,6, mas apontava mais para 0)

 

CO2 (calculando o PH e o KH para valor de CO2) - entre 12 e 15 mg/ L

 

por causa dos valores da amónia, e por ter andado a mexer muito no filtro (se bem que a colónia de bactérias deve andar em maior escala por todo o areão, tronco, pedras, etc...) coloquei um pouco de bactérias em produto líquido...

 

 

HOJE:

só testei a amónia, e constatei o mesmo valor...

 

os espasmos hoje já ñ são tão aparentes (ou se calhar já nem faz, eu é que já não sei por o ver assim... :()...

 

AH só um reparo, o pleco (mas já há 2 ou 3 semanas) tem um bocadito de nada de ictio, creio eu, junto ao rabo, mas é uma coisa pouca, e às vezes quase nem se percebe... se calhar é raspado ou qq coisa...

 

depois deste TESTAMENTO :oops: ups desculpem... :oops: gostava de saber se devo colocar, neste aquário, com os outros peixes, algum tratamento na água, sem fazer mal a peixes ou bactérias ou outra coisa... só tenho esta solução, pois ñ tenho 2º aquário, nem termostatos ou filtros a mais ou outra coisa qualquer... tenho de o tratar IN LOCO...

 

desde já obrigado, e por favor comentem tudo, tanto a nível de valores de água, como tudo o que possam achar importante no TESTAMENTO que poderão ter coragem ou não para ler... :twisted: obrigado! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal ele continua com espasmos, quando anda a tentar nadar, e como se desiquilibra, ambas as barbatanas da frente como as 2 de baixo, fazem o já referido, e ele faz aquele movimento quase como... um touro num rodeo... (eh pá desculpem a comparação ehehe) :twisted::oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta, digam me só se posso colocar medicamentos no aqua comunitário... o pleco tem andado com a boca no synodontis, e o próprio pleco parece me um pouco pior em relação às suas "manchinhas"... ajudem pf... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Parabens!...aqua sem doenças em 2,5 anos é obra!

Ictio:

- Aumenta a temperatura, coloca um med. anti ictio (por expl. Protozin da Waterlife) - segue as instruções, desliga a luz e durante 1 semana tapa o aquario com jornais (os protozoarios necessitam de luz para reprodução).

 

Cumprimentos e boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Parabens!...aqua sem doenças em 2,5 anos é obra!

 

alguns peixes tiveram mortes inexplicaveis, por falta de conhecimento/ experiência, ou características da água pouco propícias à espécie, mas doença é de facto a primeira vez... mas está me a causar muita impressão, um peixe que ultrapassou SEMPRE tudo, super saudável, sem nunca ter tido uma pinta que fosse de qq espécie de ictio ou assim... e agora está assim :P

 

mas por favor comentem em relação aos valores de água, ao sucedido na última semana, como escrevi (mudas de água, etc etc), para eu perceber o porquê disto ter acontecido...

 

para além dos comentários, esses produtos podem ser postos nos comunitários?

 

gracias :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

!!!!!! do tal "veludo" ou "algodão" ou seja lá o que for, passei a ter os PONTOS BRANCOS... ok, é oficial, isto só pode ser ictio...

 

tenho não só o syno assim (está com melhor aspecto, seja como for...), mas os ramirezi´s (mais a fêmea), o pleco (pouquinho), os escalares APENAS nas barbatanas frontais, de resto os krib´s e os ancistrus (as tais 2 espécies novas) estão impecáveis...

 

vou ter de usar medicamentos mesmo... :lol::cry: isto é dramático chegar a estes pontos, quando tudo corre tão bem... :D :oops::evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como faço? pego numa colher, e misturo, por exemplo, num copo, e meto dentro do aquário a água do copo, "salgada"? e depois? com o tempo a salinidade desaparece?

 

de notar que as espécies são:

1 synodontis

2 ramirezis

2 ancistrus sp

2 kribensis

1 plecostumus

2 escalares

 

brigado! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como faço? pego numa colher, e misturo, por exemplo, num copo, e meto dentro do aquário a água do copo, "salgada"? e depois? com o tempo a salinidade desaparece?

 

de notar que as espécies são:

1 synodontis

2 ramirezis

2 ancistrus sp

2 kribensis

1 plecostumus

2 escalares  

 

brigado!  :)

 

Exactamente! Sim, com as TPAs que se faz regularmente, a salinidade desaparece!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi malta,

 

obrigado a todos pelas respostas,

já tenho à dois dias agua a 31 graus, os peixes não me parece estarem-se a ressentir;

já coloquei 1 copo de água com 1 colher e meia de sal grosso;

as luzes do aqua estão desligadas permanentemente (as plantas é que ñ sei... 31 graus, sem luz...);

todos os peixes, uns mais, outros menos, apresentam sinais de doença. o synodontis parece ser o mais doente, mas já não está tão mal... embora continue a tentar coçar-se (com a brutalidade que um peixe FORTE desta espécie tem...) e tem um arranhão pequeno de lado... vamos ver o desfecho disto.

 

amanha vou ter um filtro novo, eheim 2211 (o actual é o interno fluval 2plus) e se calhar aproveito e vou entrar pelos medicamentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei a primeira dose de protozin da waterlife (passo a publicidade!), espero não ser tarde demais, mas de qualquer maneira o syno está muito melhor, o sal e a temperatura devem ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

passou 1 semana, o último tratamento foi ontem.

 

queria só deixar aqui o testemunho de 0 baixas, todos os peixes (excepto a fêmea ramirezi) recuperaram lindamente, mesmo o synodontis que parecia já "condenado"... a única é mesmo a fêmea ramirezi, que ainda tem umas manchas, mas já só no final das barbatanas.

 

E agora? é colocar um filtro com carvão activado? por quanto tempo? isso não faz mal às plantas?

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais