André Silvestre Publicado Março 14, 2006 Publicado Março 14, 2006 Olá. Este tópico foi criado para se discutir quaisquer dúvidas que os membros tenham em relação ao artigo "Podar as plantas – Quando, como e porquê?". Podem colocar dúvidas sobre o tema, fazer correcções ao artigo que depois de analisadas poderão servir ou não para uma alteração deste, ideias sobre o tema, casos sobre o tema, etc. Fica ao vosso critério colocar aqui tudo o que diga respeito sobre o tema do artigo escrito, desde que seja oportuno e que tenham ao menos lido o conteúdo até ao fim. Optámos por criar um tópico aparte para evitar conversas que se desviem do tema, posts desnecessários e outras situações que iriam " atrapalhar" a consulta do artigo. Assim, o tópico do artigo fica limpo e a discussão do tema pode ser feita aqui. Cumps André
Miguel Claro Publicado: Março 28, 2006 Publicado: Março 28, 2006 Boas Pedro O tópico está excelente, objectivo, claro e conciso. Compilaste bastante informação o que o torna extremamente didáctico e muito útil, especialmente porque versa, com uma linguagem muito acessível, um tema em temos sempre dúvidas, quando nos estamos a iniciar na aventura dos plantados. A única sugestão que me apraz fazer é que, fazendo uso da tuas excelentes capacidades de fotografo, acrescentes imagens (fotos), beneficiava e muito, o tópico. Se precisares de ajuda para as fotos ou de modelo, eu e o meu áqua estamos disponíveis. Um abraço Miguel Ps.: quando tiveres disponibilidade vem cá fazer uma visita, para constatares in-loco a evolução das plantas com a nova fertilização, made by Just_me.
IsaGanhão Publicado: Junho 5, 2006 Publicado: Junho 5, 2006 Olá André Percebi perfeitamente a tua explicação no que toca à poda das plantas, é mais ou menos o que faço. No entanto uma duvida me surge, quanto à lilaeopsis brasiliensis, acho que é esta que tenho pois a sfolhas são fortes e larguinhas e lisas. Ela cresce, eu podo, e ela volta a crescer?????Suponho que sim.... Mas o que corto posso plantar noutro lugar????Será que cria raiz???? Agradeço o esclarecimento. Obrigada Isa
André Silvestre Publicado: Junho 5, 2006 Autor Publicado: Junho 5, 2006 Olá Isa. O tópico não é da minha autoria mas sim do Just_me ( Pedro Alves). Quanto à tua dúvida, a poda nessa planta deve ser feita ao nível dos runners e, se assim o fizeres, podes arrancar os runners com os nódulos intactos e voltar a plantar sem problemas. Também podes cortar ao nível das folhas mas o que sobrar do corte não pode ser replantado, além de que as folhas cortadas acabam por morrer. Se cortares entre os runners a planta vai-se espalhar com mais força ficando mais densa tal como o Just_me já tinha referido no artigo. No teu lugar dava um talho nos runners e não arrancava nada, esperando que isso formasse um "tapete" bem denso.
IsaGanhão Publicado: Junho 6, 2006 Publicado: Junho 6, 2006 Oi André Obrigada pelo esclarecimento, de facto tava lá tudo. Desculpa o engano, mas como fos-te tu que inicias-te o tópico..... Fica Bem Isa
Caipiro Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 Queria saber como se poda as cabombas. Já as tenho a chegar à superfície do aquário e queria podar. Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
IsaGanhão Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 OI Eu as cabombas corto-as ao meio, com uma tesourinha e volto a enterrá-las no areão. As vezes tiro-as todas para ver se estão ratadas no meio (tenho muitas mollys) e depois conservo o que se aproveita e corto e volto a colocar no areão. Elas voltam a ganhar raizes e a agarrar-se ao areão e a crescer e eu volto a fazer o mesmo. Fica Bem Isa
FBIpt Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 Ja agora aproveito o topico para obter uma resposta: Como podar a Hygrophila polysperma? Obrigado Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
IsaGanhão Publicado: Outubro 19, 2006 Publicado: Outubro 19, 2006 Oi eu à higrophyla retiro-a, e ela tem sempre vários tronquinhos, vai dai eu separo os tronquinhos e ela fica mais pequenina e volto a metê-la no areão e também aos novos pezinhos. Deve ser suficiente, senão cortas as partes de cima, mas eu acho que se separares os tronquinhos já é suficiente. Isa
FBIpt Publicado: Outubro 19, 2006 Publicado: Outubro 19, 2006 Pois neste aqua onde está é relativamente facil agora quando fizer o plantado estar de 2/2 semanas a tirar e a plantar novamente não irá ser muito bom se a cortar em cima o q acontece sabes? Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
nfdc Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 Irão surgir sideshoots, que é como quem diz, irão crescer novos ramos no topo ou perto. Nuno Costa
ruymar Publicado: Novembro 25, 2006 Publicado: Novembro 25, 2006 Fiquei sem palavras, está simplesmente perfeito. Para além de teres muito jeito para escrever também tens muito conhecimento e ainda por cima partilhas. Parabém. a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
Recommended Posts