Recommended Posts

Publicado

Muito bom dia!!

Quero fazer um aquário novo com 1.15m de comprimento, 0.45m de profundidade e 0.75 de altura.

A minha duvida está na espessura do vidro... que espessura acham que deva ter?

Espero as vossas dicas!!

Obrigado...

Abraços

Ex rato

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Publicado:

O post anteriormente referido tá muito bonito e parece muito bem escrito mas a espessura por si só não diz nada....É necessario saber a resistência do vidro isso sim é o âmago da questão e para isso a espessura é SÓ mais um factor. Depende acima de tudo o tipo de vidro se é por exemplo vidro laminado e de que tipo, se é temperado (o que não aconselho mesmo nada) etc. Por exemplo tenho um aquario com 120cm x 40cm x 40cm com mais de 25 anos feito em vidro de 8mm e que está SEM TRASSAS de qualquer tipo há coisa de 15 anos e lá está, firme e sólido, e pela boca de muita gente já deveria ter "rebentado" há muito. Pra quém tiver dúvidas até posso enviar fotos dele.

Por tudo isto digo que a dita espessura depende muito do tipo e qualidade do vidro, do tipo de construção, das travessas que possa levar etc.

Em nota posso também fazer notar que por exemplo na Redfish eles fazem para venda aquarios de 200cm de comprimento em vidro de 8mm e até têm plo menos dois desse tamanho na loja a funcionar e resistem e já olhei e não mostram deformação (vulgo abaulamento para o exterior) claro que esses têm travessas.

Existem notórias vantagens em ter aquarios com menor espessura (compensando na qualidade do vidro claro e nos travessamentos) como por exemplo o menor peso; mas por exemplo um aquario mais espesso tem uma eficiência térmica isolante maior o que também pode ajudar a longo prazo na conta da EDP.

Pessoalmente o próximo que fizer irá provavelmente ser em vidro laminado mas ainda tenho que ver de que tipo e consequentemente de que espessura :P

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!