kobrakai777 Publicado Março 9, 2006 Publicado Março 9, 2006 Boas!bem,como principiante nisto da aquariofilia,tenho algumas duvidas... devo dizer k antes d komprar akuário li dezenas d artigos sobre aquários e peixes,mas komo é obvio n sei tudo,e o saber é de experiência feito... tenho 1 aquário de 38 litros há 3 meses,fiz tudo certinho, durante 1 mês só tive 3 danios zebra lá dentro,e até á data está tudo bem,parecem-me todos d saude...tenho neste momento: 3 danios, 2 platys, 1 molly preta,1 tetra serpae,1 betta combatente e...2 peixes k eu n faço ideia do k sejam! são do tamanho dos zebras, são kuase transparentes ,e tem 1 koloração laranja peto das guelras e no rabo....alguém sabe o k são? 2ª questão: tenho lido muitas cenas aqui no fórum e prendo-me com 1 questão...parece k todos aki tem plantas naturais no akuário...pois bem,eu n tenho,é tudo artificial,e n tenho grande vontade d pôr nenhuma natural...é imprescendível ter plantas naturais num akuário? outra duvida...é exagerado eu pôr no akuário mais 2 limpa-vidros e 1 serpae?tenho 1 bom filtro interno,kapaz d 100l/h,bomba de ar á parte, axo k aguenta kom a bixarada toda...que dizem? desde já,obrigado.=) Citar
Nuno Antunes Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Boas, bem vindo ao forum. Antes de mais pedia-te algum cuidado na forma como escreves e que tentes evitar linguagem SMS e abreviada... a base de dados do forum agradece Respondendo às tuas dúvidas: As plantas naturais não são absolutamente imprescindíveis mas dão algum jeito pois ajudam em tarefas como limpar nitratos e na manutenção de alguma qualidade na água, para além de a oxigenarem. Além disso para os peixes são preferiveis pois não têm pontas que os possam ferir. Em relação a mais peixes eu não colocaria mais nenhum. Já tens uma boa série deles e o teu aquário não é assim tão grande que possa comportar 3 peixes extra. Desengana-te em relação ao filtro... mais potencia não significa melhor limpeza... corrente demais não deixa que as bactérias se estabeleçam devidamente para auxiliarem na filtragem. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
kobrakai777 Publicado: Março 9, 2006 Autor Publicado: Março 9, 2006 ...bem,contra as tuas recomendações já tenho 2 limpa vidros... é que gostei deles, e achei uma mais valia para o aquário...em relação aos peixes que não sei o que são...alguém sabe? Citar
João Paulo Viegas Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Olá bem vindo ao fórum Na minha modesta opinião deves ter muita atenção à população que compras para o teu aqua, penso que o mesmo já estará muito cheio. Tem atenção à periodicidade de TPA’s que lhe fazes. Quanto aos peixes que falas, parece-me que tens aí peixes coloridos artificialmente ( transparentes com as guelras e cauda laranjas ? ). Espera que algum utilizador mais experiente te identifique os animais, mas tem atenção aos peixes que adquires nas lojas, pois os peixes coloridos artificialmente sofrem muito para ficarem assim. Podes tirar fotografia dos mesmos e colocar aqui no fórum? Faz isso e poderemos ajudar-te um pouco mais com a identificação dos mesmos. Fica bem e boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Nuno Antunes Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 ...bem,contra as tuas recomendações já tenho 2 limpa vidros... é que gostei deles, e achei uma mais valia para o aquário...em relação aos peixes que não sei o que são...alguém sabe? Bom, tu é que sabes... eu não arriscava porque acho que já antes estavas com o aquário sobrelotado mas se achas que te vais dar bem... boa sorte. Já agora... sabes por acaso que tipo de limpa vidros compraste? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
aquaben Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Boas Em relação às plantas artificiais, acho que fazes bem, pois pores plantas num aqua desse tamanho pode ser mais projudicial que benefico, tendo enconta que ainda tens poca experiencia e se pões plantas não apropriadas elas morrem e estragam a agua, artificial está bom visto que gostas. Em relação aos peixes tens 2 opções 1ª deixas estar como está, mas não metas mais nada ou podes fazer um aqua mais equelibrado e vias ter que tirar uns quantos e arranjar. O meu conselho para os peixes é o seguinte: Danios 5(menos de 5 é mau); Platys 1 macho 2 femeas; 1 Betta; mete tambem 2 corydoras(limpa fundos).Estes peixes chegam para esse aqua sem teres muitos problemas. Quanto aos outros: 1 serpae sozinho muito mau não são peixes de cardume; os 2 peixes que não sabes o nome deve ser uma especie de "tetra" muito mau pelo motivo anterior, 2 limpa vidros péssimo, tendo em conta que ha especíes que ficam maiores que o comprimento do teu aqua..., a unica espécie suficientemente pequena para esse aqua seriam uns otocinculos, mas depois irias ter problemas com eles visto serem senciveis aos nitratos/nitritos. O filtro que usas não é o mais indicado, mas podes superar isso com mudanças parciais semanais(+-10lt) e por lavagens do filtro regulares, pelo menos 1 vez por semana. Agora a decisão é tua... Um abraço e boa sorte Citar José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
kobrakai777 Publicado: Março 10, 2006 Autor Publicado: Março 10, 2006 pois é...já percebi uma série de coisas,obrigado pessoal.Ajudava,e muito, se o pessoal das lojas explicasse e informasse antes de meter os peixitos no saco, ao calha...bem,os limpa vidros saõ Otocinclus affinis, pena é eu ter peixe a mais, se bem que hoje fui dar com 1 dos "incognitos", que afinal é uma variedade de dânio,segundo o senhor que me vendeu os limpa vidros, morto...menos 1,e tenho noção que vou ter de enterrar mais alguns com o passar destes primeiros meses, até a coisa estabilizar...o meu betta está com má cara, muito parado, sempre por baixo da sombra do tronco,tenho 1 mau pressentimento...de resto tudo corre bem. Para já não vou comprar outro aquário, mas quem sabe daqui a uns 6 meses compre 1 de cento e tal litros...n sei,logo se vê. Acho estranho o filtro não ser apropriado, porque recomendaram-me este, que afinal é de 200Lt/h,vi hoje...em relação ás plantas, tá fora de questão naturais,plástico é bonito! Ah, tenho 1 amigo que tem 1 aquário também,e em principio devo dar alguns para ele lá meter...tou a pensar no seguinte: dar os 4 danios e o serpae, e ficar com os 2 platys, 1 molly, 2 limpa-vidros, 1 betta,e pela troca,porque esse meu amigo tem montes deles,2 guppies...tá melhor? bem,se não conseguir entregar estes peixes,algém aceita ficar com eles? Citar
Nuno Antunes Publicado: Março 11, 2006 Publicado: Março 11, 2006 se bem que hoje fui dar com 1 dos "incognitos", que afinal é uma variedade de dânio,segundo o senhor que me vendeu os limpa vidros, morto...menos 1,e tenho noção que vou ter de enterrar mais alguns com o passar destes primeiros meses, até a coisa estabilizar...o meu betta está com má cara, muito parado, sempre por baixo da sombra do tronco,tenho 1 mau pressentimento... Detesto ter razão nestes casos... :D Acho estranho o filtro não ser apropriado, porque recomendaram-me este, que afinal é de 200Lt/h,vi hoje... Quem? A mesma loja que te vendeu os peixes sem te explicar as coisas? Tal como te disse a potencia do filtro não é tudo, tem mais que ver com o tipo de filtro. No teu caso, dadas as dimensões do aquário um filtro diferente quase que não se justifica, só mesmo quando fores para um aquário maior... (ah... e 6 meses? Esquece... todos dizemos isso... e 1 mês depois já temos um aquário maior :D ) quando se diz que o filtro não é apropriado é mais porque esse filtro interno faz quase exclusivamente filtragem mecânica e o aquário precisa de filtragem biológica também. Podes ver mais pormenores no manual de inicio que está aqui no forum. Ah, tenho 1 amigo que tem 1 aquário também,e em principio devo dar alguns para ele lá meter...tou a pensar no seguinte: dar os 4 danios e o serpae, e ficar com os 2 platys, 1 molly, 2 limpa-vidros, 1 betta,e pela troca,porque esse meu amigo tem montes deles,2 guppies...tá melhor? bem,se não conseguir entregar estes peixes,algém aceita ficar com eles? Devias seguir o conselho do aquaben... é preferivel teres pouca variedade mas 0 mortes que muita variedade e andares a pescar peixe morto todos os dias. Boa sorte com essas alterações. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Oinq Publicado: Março 11, 2006 Publicado: Março 11, 2006 2 guppies...tá melhor? meteres um guppy femea e um macho pode dar molho... eles reproduzem-se tão facilmente :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
kobrakai777 Publicado: Março 11, 2006 Autor Publicado: Março 11, 2006 Boas!Bem,quem me recomendou este filtro sabe do que fala,é um amigo meu que tem aquários há muitos anos,e foi ele que me vendeu tudo o que tenho,só não vende peixe ornamental,mas já vendeu...grande erro o meu não lhe ter perguntado sobre que peixes devia comprar...o filtro faz filtragem mecanica e biologica, e dá para controlar o fluxo da água filtrada,o que me parece bom...tem um 1 saco de carbono activo entre as esponjas, que vou ter de mudar pela 2 vez, creio que na próxima semana.Em termos de mortes até agora foi só 1...não é grave,acho que a minha grande falha foi uma ligeira sobrepopulação no aquário,mas a verdade é que eu creio mesmo que neste inicio de "carreira", vou ter algumas baixas,e duma forma quase "natural",vou reestabelecer a tranquilidade no meu aqua... Citar
Recommended Posts